Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6203
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: práticas de leitura e escrita a partir do uso dos gêneros textuais/discursivos no 6º ano do Ensino Fundamental |
Título(s) alternativo(s): | MULTI-LITERACIES AND TEACHING PORTUGUESE LANGUAGE: Reading and writing practices based on the use of textual/discursive genres in the 6th year of Elementary School MULTIALFABETIZA Y ENSEÑANZA DE LA LENGUA PORTUGUESA: Prácticas de lectura y escritura basadas en el uso de géneros textuales/discursivos en el 6º año de Educación Primaria |
Autor: | SOUSA, Maria Kelcilene da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | SERRA, Luís Henrique |
Primeiro membro da banca: | SERRA, Luís Henrique |
Segundo membro da banca: | OLIVEIRA, Kelly Almeida de |
Terceiro membro da banca: | LIMA, Paulo da Silva |
Resumo: | Nos últimos anos, tem-se observado um crescimento significativo do interesse pela abordagem dos multiletramentos na área da Linguística Aplicada, especialmente nas discussões sobre o ensino da língua materna no nível fundamental. Centrando-se nessas discussões, esta investigação propõe analisar a presença da abordagem dos multiletramentos no livro didático, com foco específico no uso dos gêneros textuais/discursivos. O trabalho fundamenta-se na Linguística Aplicada, nos Gêneros Discursivos e na Teoria dos Multiletramentos. Recorreremos aos estudos e reflexões de Bakhtin (2003), Geraldi (1993), Soares (2003, 2004), Rojo (20092012), Pinheiro (2013), Ribeiro (2012), Serra (2016, 2017), entre outros. Este estudo foi realizado a partir de uma abordagem qualitativa, com a técnica de bibliográfica e documental. O foco está na análise qualitativa do livro didático Jornadas: Novos Caminhos do 6º Ano. A pesquisa examina como os conceitos de letramentos e multiletramentos estão inseridos nas propostas de produção de textos do livro didático de LP a partir de suas explicações e atividades. O cerne desta pesquisa reside na importância de compreender como a integração dos multiletramentos pode promover uma educação mais alinhada às práticas sociais contemporâneas, habilitando os estudantes a atender às demandas sociais e comunicativas que circulam na sociedade atual. Nesse viés, a análise do livro demonstra que o material didático oferece uma abordagem eficaz para o desenvolvimento de um letramento crítico e inclusivo, considerando a diversidade de linguagens e contextos comunicativos contemporâneos. Além disso, propõe aos alunos o contato com diferentes gêneros textuais e promove a reflexão sobre seus contextos de produção e implicações sociais, o livro contribui para a formação de um pensamento analítico e consciente, alinhado aos princípios de letramento crítico. A inclusão de gêneros como notícias, crônicas, memes e podcasts prepara os estudantes para a participação ativa na sociedade, enquanto a organização do conteúdo segue a teoria dos multiletramentos, que valoriza as múltiplas formas de linguagem e as variações culturais, tecnológicas e sociais nas práticas discursivas atuais. Na análise do livro, observamos que, embora as autoras apresentem atividades e temas envolvendo diferentes gêneros textuais, como poemas e notícias, o tratamento das múltiplas semioses nos materiais ainda se limita, sem um aprofundamento na proposta central dos multiletramentos. Essa proposta, no entanto, vai além de um simples uso de diferentes gêneros, buscando ampliar o repertório discursivo dos alunos por meio de diversas formas de linguagem, como textos multimodais, mídias digitais, produções audiovisuais e manifestações orais, alinhadas à sua cultura e visão de mundo. A valorização das linguagens regionais e das narrativas locais permite que os estudantes reconheçam suas experiências como legítimas, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, práticas pedagógicas que incentivam a ressignificação da história e da cultura de grupos marginalizados desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de uma consciência crítica, essencial para formar cidadãos engajados e socialmente responsáveis. |
Abstract: | En los últimos años, se ha observado un crecimiento significativo del interés por el enfoque de los
multiletramientos en el área de la lingüística aplicada, especialmente en las discusiones sobre el contexto
de la enseñanza de la lengua materna en el nivel fundamental. Centrándose en estas discusiones, esta
investigación propone analizar la presencia del enfoque de los multiletramientos en el libro de texto
Jornadas: Nuevos Caminos de Lengua Portuguesa del 6º grado, con un enfoque específico en el uso de
los géneros textuales/discursivos. En este sentido, la presente investigación ofrece una reflexión sobre
la inserción de los multiletramientos en las propuestas presentadas en el libro de texto de lengua
portuguesa, influyendo en la metodología empleada en la enseñanza de lenguas. El trabajo se
fundamenta en la Lingüística Aplicada, los Géneros Discursivos y la Teoría de los Multiletramientos.
Recurriremos a los estudios y reflexiones de Bakhtin (2003), Geraldi (1993), Soares (2003; 2004), Rojo
(2009; 2012), Pinheiro (2013), Ribeiro (2012), Serra (2016, 2017), entre otros. Este estudio fue realizado
a partir de un enfoque bibliográfico y documental. El foco está en el análisis cualitativo del libro de
texto Jornadas: Nuevos Caminos del 6º grado. La investigación examina cómo los conceptos de
letramiento y multiletramientos están integrados en las propuestas de producción de textos del libro de
texto de Lengua Portuguesa a partir de sus explicaciones y actividades. El núcleo de esta investigación
reside en la importancia de comprender cómo la integración de los multiletramientos puede promover
una educación más alineada con las prácticas lingüísticas contemporáneas, habilitando a los estudiantes
para atender las demandas sociales y comunicativas que circulan en la sociedad actual. En este sentido,
el análisis del libro muestra que el material didáctico ofrece un enfoque eficaz para el desarrollo de un
letramiento crítico e inclusivo, considerando la diversidad de lenguajes y contextos comunicativos
contemporáneos. Al proponer a los estudiantes el contacto con diferentes géneros textuales y fomentar
la reflexión sobre sus contextos de producción e implicaciones sociales, el libro contribuye a la
formación de un pensamiento analítico y consciente, alineado con los principios del letramiento crítico.
La inclusión de géneros como noticias, crónicas, memes y podcasts prepara a los estudiantes para la
participación activa en la sociedad, mientras que la organización del contenido sigue la teoría de los
multiletramientos, que valora las múltiples formas de lenguaje y las variaciones culturales, tecnológicas
y sociales en las prácticas discursivas actuales. En el análisis del libro, observamos que, aunque las
autoras presentan actividades y temas que involucran diferentes géneros textuales, como poemas y
noticias, el tratamiento de las múltiples semiosis en los materiales aún se limita al profundizamiento de
la propuesta central de los multiletramientos. Este enfoque, sin embargo, va más allá del simple uso de
diferentes géneros, buscando ampliar el repertorio discursivo de los estudiantes a través de diversas
formas de lenguaje, como textos multimodales, medios digitales, producciones audiovisuales y
manifestaciones orales, alineadas con su cultura y visión del mundo. La valorización de los lenguajes
regionales y de las narrativas locales permite que los estudiantes reconozcan sus experiencias como
legítimas, enriqueciendo el proceso de enseñanza-aprendizaje. Además, las prácticas pedagógicas que
fomentan la resignificación de la historia y la cultura de los grupos marginados juegan un papel
fundamental en el desarrollo de una conciencia crítica, esencial para formar ciudadanos comprometidos
y socialmente responsables. In recent years, there has been a significant increase in interest in the multiliteracies approach in the field of Applied Linguistics, especially in discussions on teaching the mother tongue at the elementary level. Focusing on these discussions, this research proposes to analyze the presence of the multiliteracies approach in textbooks, with a specific focus on the use of textual/discursive genres. The work is based on Applied Linguistics, Discursive Genres and the Theory of Multiliteracies. We will draw on the studies and reflections of Bakhtin (2003), Geraldi (1993), Soares (2003, 2004), Rojo (2009-2012), Pinheiro (2013), Ribeiro (2012), Serra (2016, 2017), among others. This study was carried out using a qualitative approach, using bibliographic and documentary techniques. The focus is on the qualitative analysis of the textbook Jornadas: Novos Caminhos do 6º Ano [Journeys: New Paths for 6th Grade]. The research examines how the concepts of literacy and multiliteracies are inserted in the text production proposals of the LP textbook based on its explanations and activities. The core of this research lies in the importance of understanding how the integration of multiliteracies can promote an education that is more aligned with contemporary social practices, enabling students to meet the social and communicative demands that circulate in today's society. In this regard, the analysis of the book demonstrates that the teaching material offers an effective approach to the development of critical and inclusive literacy, considering the diversity of contemporary languages and communicative contexts. In addition, it proposes contact with different textual genres to students and promotes reflection on their production contexts and social implications; the book contributes to the formation of analytical and conscious thinking, aligned with the principles of critical literacy. The inclusion of genres such as news, chronicles, memes and podcasts prepares students for active participation in society, while the organization of the content follows the theory of multiliteracies, which values the multiple forms of language and the cultural, technological and social variations in current discursive practices. In the analysis of the book, we observed that, although the authors present activities and themes involving different textual genres, such as poems and news, the treatment of multiple semioses in the materials is still limited, without a deeper understanding of the central proposal of multiliteracies. This proposal, however, goes beyond a simple use of different genres, seeking to expand the discursive repertoire of students through different forms of language, such as multimodal texts, digital media, audiovisual productions and oral manifestations, aligned with their culture and worldview. The appreciation of regional languages and local narratives allows students to recognize their experiences as legitimate, enriching the teaching-learning process. Furthermore, pedagogical practices that encourage the redefinition of the history and culture of marginalized groups play a fundamental role in the development of critical awareness, which is essential for forming engaged and socially responsible citizens. |
Palavras-chave: | Multiletramentos; Gêneros Textuais e Discursivos; Livro Didático; Ensino de Língua Materna Multiletramientos; Géneros Textuales y Discursivos; Libro de Texto; Enseñanza de la Lengua Materna Multiliteracies; Textual and Discursive Genres; Textbook; Teaching Mother Tongue |
Área(s) do CNPq: | Métodos e Técnicas de Ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabal |
Citação: | SOUSA, Maria Kelcilene da Silva.Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa: Práticas de leitura e escrita a partir do uso dos gêneros textuais/discursivos no 6º ano do Ensino Fundamental. 2025. 111 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6203 |
Data de defesa: | 28-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA KELCILENE DA SILVA SOUSA.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,26 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.