Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6198
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLEMOS, Letícia França-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9454515684114870por
dc.contributor.advisor1ARAÚJO JÚNIOR, João da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2130388359786108por
dc.contributor.referee1ARAÚJO JÚNIOR, João da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2130388359786108por
dc.contributor.referee2SILVA, Maria Francisca da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2447883269260450por
dc.contributor.referee3SANTOS, Naiara Sales Araújo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6546941294458117por
dc.contributor.referee4SILVA, Ana Lúcia Rocha-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3800306677912442por
dc.date.accessioned2025-05-30T11:57:27Z-
dc.date.issued2025-03-31-
dc.identifier.citationLEMOS, Letícia França. A gamificação na aprendizagem da pronúncia da língua espanhola: Um estudo à luz da Teoria da Complexidade. 2025. 119 f. Dissertação(Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6198-
dc.description.resumoEsta pesquisa parte dos seguintes problemas: como a gamificação na aprendizagem da pronúncia da língua espanhola pode contribuir para a mobilização de Estratégias de Aprendizagem (Oxford, 1990)? Como as Estratégias de Aprendizagem (Oxford, 1990) são mobilizadas no processo de aprendizagem da pronúncia da língua espanhola mediado pelo uso de plataformas de gamificação? Como se dá a emergência das estratégias cognitivas e metacognitivas (Oxford, 1990) no processo de aprendizagem da pronúncia da língua espanhola mediado pelo uso de plataformas de gamificação? Por esta razão, nosso estudo tem como objetivo geral analisar a mobilização de Estratégias de Aprendizagem da pronúncia da língua espanhola no âmbito da gamificação. Pretendemos, ainda, descrever a mobilização de Estratégias de Aprendizagem (Oxford, 1990) no âmbito do processo de aprendizagem da pronúncia da língua espanhola mediado pelo uso de plataformas de gamificação, assim como investigar a emergência das estratégias cognitivas e metacognitivas (Oxford, 1990) no âmbito do processo de aprendizagem da pronúncia da língua espanhola mediado pelo uso de plataformas de gamificação. Esta pesquisa se fundamenta nos pressupostos teóricos da Complexidade (Morin, 2015), assim, nos filiamos à concepção de língua como um Sistema Adaptativo Complexo (SAC), considerando os estudos de Larsen-Freeman (1997) e Paiva (2014). Além disso, utilizamos o inventário de estratégias desenvolvido por Oxford (1990), para quem as estratégias de aprendizagem são definidas como ações conscientes empregadas pelos aprendizes, e os estudos de Busarello (2016), que conceitua gamificação como o uso de mecanismos e sistemáticas dos jogos em contextos em que sua utilização não é habitual. Para viabilizarmos os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa qualitativa, descritiva e etnográfica por meio da descrição das plataformas de gamificação Genially e Flippity, e da criação e aplicação de atividades de gamificação envolvendo essas duas plataformas. Realizamos a observação do desenvolvimento da pronúncia da língua espanhola por aprendizes participantes dos jogos, ou seja, por alguns discentes da Universidade Federal do Maranhão, do curso de Letras/Espanhol, que durante a realização da pesquisa cursavam a disciplina Língua Espanhola: fonética e fonologia, e aplicamos um questionário elaborado com base no inventário de estratégias de Oxford (1990). Os resultados obtidos indicam que os jogos digitais voltados para a aprendizagem, em ambas as plataformas de gamificação mencionadas, podem contribuir com o desenvolvimento da pronúncia do aprendiz de espanhol como língua adicional e que os aprendizes mobilizam Estratégias de Aprendizagem que envolvem a repetição e a prática formal de sons e sistemas ortográficos por meio da recombinação, da prática espontânea e da compreensão da ideia principal, relacionando os jogos com os conteúdos já conhecidos, identificando o propósito das atividades e estabelecendo o momento propício para a prática da pronúncia da língua.por
dc.description.abstractThis research is based on the following issues: how can gamification in learning Spanish pronunciation contribute to the mobilization of Learning Strategies (Oxford, 1990)? How are Learning Strategies (Oxford, 1990) mobilized in the process of learning Spanish pronunciation using gamification platforms? How do cognitive and metacognitive strategies (Oxford, 1990) emerge in the process of learning Spanish pronunciation using gamification platforms? Thus, our study aims to analyze the mobilization of Learning Strategies of Spanish language pronunciation in the ambit of gamification. In addition, it intends to describe the mobilization of Learning Strategies (Oxford, 1990) in the learning process of pronunciation of Spanish Language using gamification platforms, as well as to investigate the emergence of cognitive and metacognitive strategies (Oxford, 1990) in the same ambit. This work is theoretically based on the studies of Complexity (Morin, 2015). Thus, it adheres to the conception of language as a Complex Adaptive System (CAS), considering the studies of Larsen-Freeman (1997) and Paiva (2014). Furthermore, the inventory of strategies developed by Oxford (1990), for whom learning strategies are defined as conscious actions applied by learners, and the studies by Busarello (2016), who conceptualizes gamification as the use of game mechanisms and systems in contexts where their use is not habitual, was used. Then, a qualitative, descriptive and ethnographic study was conducted through the description, creation and application of gamification activities involving the platforms of gamification Genially and Flippity. It was observed the development of Spanish pronunciation by learners participating in the games, that is, by some students from the Federal University of Maranhão, from the Spanish Language course, while they were taking the subject Spanish Language: Phonetics and Phonology. Also, a questionnaire developed based on the inventory of strategies by Oxford (1990) was applied. The results obtained indicate that digital games aimed at learning, on both gamification platforms mentioned, may contribute to the development of pronunciation in Spanish learners as an additional language. Besides, it was observed that learners mobilize Learning Strategies involve repetition and formal practice of sounds and orthographic systems through recombination, spontaneous practice and understanding of the main idea, relating the games to content already known, identifying the purpose of the activities and establishing the appropriate moment for practicing pronunciation of the language.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-05-30T11:57:27Z No. of bitstreams: 1 LETÍCIA FRANÇA LEMOS.pdf: 2095572 bytes, checksum: ccc5328921a2ccbe1b5c7833e1d12751 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-30T11:57:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LETÍCIA FRANÇA LEMOS.pdf: 2095572 bytes, checksum: ccc5328921a2ccbe1b5c7833e1d12751 (MD5) Previous issue date: 2025-03-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacangapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua Espanhola;por
dc.subjectPronúncia;por
dc.subjectEstratégias de aprendizagem;por
dc.subjectGamificação;por
dc.subjectComplexidadepor
dc.subjectSpanish Language;eng
dc.subjectPronunciation;eng
dc.subjectLearning Strategies;eng
dc.subjectGamification;eng
dc.subjectComplexityeng
dc.subject.cnpqLingüística Aplicadapor
dc.titleA GAMIFICAÇÃO NA APRENDIZAGEM DA PRONÚNCIA DA LÍNGUA ESPANHOLA: Um estudo à luz da Teoria da Complexidadepor
dc.title.alternativeGAMIFICATION IN LEARNING SPANISH LANGUAGE PRONUNCIATION: A study in light of Complexity Theoryeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETÍCIA FRANÇA LEMOS.pdfDissertação de Mestrado2,05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.