Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6194
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVILA NOVA, Maikon Geovane Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5821897687869118por
dc.contributor.advisor1JULIO, Kelly Lislie-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0498013615092538por
dc.contributor.referee1JULIO, Kelly Lislie-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0498013615092538por
dc.contributor.referee2BARROSO, Betania Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2424166976246375por
dc.contributor.referee3MONTEIRO, Murilson Baia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0765383767941541por
dc.date.accessioned2025-05-29T12:55:55Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.citationVILA NOVA, Maikon Geovane Oliveira. O Jornal Maranhense “o Archivo” (1846): fonte para o ensino de história. 2023. 50 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6194-
dc.description.resumoEste texto tem como objetivo apresentar as etapas e resultados alcançados com a oficina “O jornal maranhense ‘O Archivo’ (1846) como fonte para o ensino de História”. Foi eleita a escola particular “Espaço da Sabedoria”, em João Lisboa – Maranhão e a oficina foi realizada com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, período vespertino. Buscamos por meio da análise do jornal “O Archivo”, de 1846, trabalhar com os alunos alguns aspectos da história da impressa, especialmente a maranhense, sobre alguns eventos noticiados no referido jornal que revelam elementos do contexto histórico, político ou socioeconômico vivenciado nesse período da década de 1850 e, ainda, a discussão do jornal enquanto fonte. Para tanto, inicialmente, realizamos leituras de autores que abordam a imprensa durante o século XIX e o jornal enquanto fonte para o ensino de História para termos a criação de uma base teórica. A partir desse estudo, realizamos uma oficina sobre o referido jornal destacando-o como fonte para o ensino de História no Ensino Fundamental. Na oficina, ao abordarmos o papel da mulher nesse contexto e período por meio do jornal, os discentes puderam compreender o processo de construção do conhecimento histórico de forma teórico-prática e, acima de tudo, didática e prazerosa.por
dc.description.abstractThis text aims to present the stages and results achieved with the workshop “The Maranhão newspaper ‘O Archivo’ (1846) as a source for teaching History”. The private school “Espaço da Sabedoria” in João Lisboa – Maranhão was chosen and the workshop was carried out with students of the 5th year of Elementary School, in the afternoon. We sought, through the analysis of the newspaper “O Archivo”, from 1846, to work with students on some aspects of the history of the press, especially the one from Maranhão, on some events reported in that newspaper that reveal elements of the historical, political or socioeconomic context experienced in that period. of the 1850s and, still, the discussion of the newspaper as a source. To do so, initially, we carried out readings of authors who approach the press during the 19th century and the newspaper as a source for teaching History in order to have the creation of a theoretical basis. Based on this study, we held a workshop on the aforementioned newspaper, highlighting it as a source for teaching History in Elementary School. In the workshop, by addressing the role of women in this context and period through the newspaper, the students were able to understand the process of construction of historical knowledge in a theoretical- practical and, above all, didactic and pleasurable way.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-05-29T12:55:55Z No. of bitstreams: 1 MAIKONNOVA.pdf: 689194 bytes, checksum: b96e246d947ebb304d05b30b58e2f7df (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-29T12:55:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAIKONNOVA.pdf: 689194 bytes, checksum: b96e246d947ebb304d05b30b58e2f7df (MD5) Previous issue date: 2023-12-20eng
dc.description.sponsorshipUFMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPREDpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdiálogo;por
dc.subjecthistóriapor
dc.subjectimprensa;por
dc.subjectmulher;por
dc.subjectconhecimento histórico.por
dc.subjectdialogue;eng
dc.subjecthistory;eng
dc.subjectwoman;eng
dc.subjectpress;eng
dc.subjecthistorical knowledge.eng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleO Jornal Maranhense “o Archivo” (1846): fonte para o ensino de históriapor
dc.title.alternativeThe Maranhense newspaper “o Archivo” (1846): a source for teaching historyeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAIKONNOVA.pdfDissertação de Mestrado673,04 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.