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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6191
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Histórias e Culturas Indígenas na Educação Infantil: Os saberes e fazeres de professoras nas redes municipais de educação de Barão de Grajaú/MA e Floriano/PI |
Título(s) alternativo(s): | Indigenous Histories and Cultures in Early Childhood Education: The knowledge and practices of teachers in the municipal education networks of Barão de Grajaú/MA and Floriano/PI |
Autor: | NUNES, Jurema de Aquino ![]() |
Primeiro orientador: | CANAVIEIRA, Fabiana Oliveira |
Primeiro membro da banca: | CANAVIEIRA, Fabiana Oliveira |
Segundo membro da banca: | VIANA, Raimundo Nonato Assunção |
Terceiro membro da banca: | SILVA, Vanderlete Pereira da |
Quarto membro da banca: | MELO, José Carlos de |
Quinto membro da banca: | SILLER, Rosaly Rauta |
Resumo: | Esta pesquisa Histórias e Culturas Indígenas na Educação Infantil: Os saberes e fazeres de professoras nas redes municipais de educação de Barão de Grajaú/MA e Floriano/PI, é uma pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado profissional PPGEEB/UFMA, que tem por objetivo compreender como professoras(es) da Educação Infantil pensam, entendem e desenvolvem o trabalho com a história e a cultura dos povos indígenas, buscando fazer uma contextualização desta realidade nos estados do Piauí e Maranhão. Para alcançarmos o que nos propomos, elegemos a Bricolagem Metodológica (Canavieira, 2019) como metodologia que proporciona uma análise multireferêncial e multimetodológica sobre a temática que busca fugir ao enquadramento acadêmico convencional, com o intuito de ampliar o alcance compreensivo sobre o tema. Para tanto, interagi com as professoras de turmas de Educação Infantil (pré-I e pré-II) do turno matutino, coordenação pedagógica e gestão da Escola Municipal Gentil Resende de Barão em Grajaú -MA e da Escola Municipal Câmara Junior em Floriano -PI, de janeiro e abril/2024; optamos pela produção de dados a partir: de observações, fotografias e entrevistas (conversas). Para as entrevistas utilizamos o método de Kaufmann (2018) das Entrevista Compreensiva, direcionadas a docentes e equipe gestora das instituições. Na fundamentação da pesquisa, dialoguei com as seguintes referenciais: Krenak (2020, 2018, 2017), Munduruku (2000, 2019, 2017, 2012 ), Kopenawa (2015), Kambeba (2020, 2023), Zabala (1998), Tardif (2014), Imbernón (2009, 2011), Candau (2011), Canavieira (2020, 2019, 2017), Freire (1991, 1996, 1997, 2016), Walsh (2013, 2017), Quijano (2005, 2014), Barbosa e Gobbato (2022), dentre outras, além de dissertações e teses. Esta dissertação é composta por seis seções, logo na introdução é apresentado a descoberta de um sentimento ancestral, em seguida é feito um diálogo a partir das concepções de criança e infância ao longo da história, desenvolvido na Europa, não se detendo nos moldes tradicionais, mas defendendo a necessidade da exploração de outras formas de infância historicamente invisibilizada, a das crianças indígenas. Além de debater uma proposta de educação de crianças pequenas, a partir da visão de “Futuro Ancestral” de Ailton Krenak. Na terceira seção trazemos caminhos para a descolonização das práticas educativas. Na quarta seção é apresentado a análise da pesquisa, que chamamos de catando sementes. Logo em seguida é dado a descrição do produto educacional que é resultado desta pesquisa e as considerações finais que concluem pela defesa da inserção dos temas e das práticas das culturas indígenas desde a Educação Infantil, haja vista que a pesquisa aponta a ausência do tema de forma a considerar a cosmovisão dos povos indígenas brasileiros contemporâneos. Para finalizar a pesquisa, damos materialidade ao caderno de apoio pedagógico intitulado “Portador de “Palavras dadas” em “Peles de imagens” - Sugestões para aprofundamento docente na temática Indígena - Descolonizando saberes e práticas educativas”, e assim, deixar nossas digitais na história da educação dos municípios de Barão de Grajaú/MA e Floriano/PI. |
Abstract: | This research Indigenous Histories and Cultures in Early Childhood Education: The knowledge and practices of teachers in the municipal education networks of Barão de Grajaú/MA and Floriano/PI, is a research developed within the scope of the professional master's degree PPGEEB/UFMA, which aims to understand how Early Childhood Education teachers think, understand and develop work with the history and culture of indigenous peoples, seeking to contextualize this reality in the states of Piauí and Maranhão. To achieve our proposal, we chose Methodological Bricolage (Canavieira, 2019) as a methodology that provides a multi-referential and multi- methodological analysis on the theme that seeks to escape the conventional academic framework, with the aim of expanding the comprehensive scope on the theme. To this end, I interacted with teachers of Early Childhood Education classes (pre-I and pre-II) in the morning shift, pedagogical coordination and management of the Gentil Resende de Barão Municipal School in Grajaú -MA and the Câmara Junior Municipal School in Floriano -PI, from January to April/2024; we chose to produce data from: observations, photographs and interviews (conversations). For the interviews, we used Kaufmann's (2018) method of Comprehensive Interviews, aimed at teachers and management teams of the institutions. In the foundation of the research, I dialogued with the following references: Krenak (2020, 2018, 2017), Munduruku (2000, 2019, 2017, 2012), Kopenawa (2015), Kambeba (2020, 2023), Zabala (1998), Tardif (2014), Imbernón (2009, 2011), Candau (2011), Canavieira (2020, 2019, 2017), Freire (1991, 1996, 1997, 2016), Walsh (2013, 2017), Quijano (2005, 2014), Barbosa and Gobbato (2022), among others, in addition to dissertations and theses. This dissertation is composed of six sections. The introduction presents the discovery of an ancestral feeling. It then discusses the concepts of children and childhood throughout history, developed in Europe. It does not limit itself to traditional models, but defends the need to explore other forms of childhood that have been historically invisible, such as that of indigenous children. It also discusses a proposal for the education of young children, based on the vision of Ailton Krenak “Ancestral Future”. The third section presents paths for the decolonization of educational practices. The fourth section presents the analysis of the research, which we call “picking seeds”. The educational product resulting from this research is then described, followed by the final considerations that conclude by defending the inclusion of themes and practices of indigenous cultures in Early Childhood Education, given that the research points to the absence of the theme in a way that considers the worldview of contemporary Brazilian indigenous peoples. To conclude the research, we gave materiality to the pedagogical support notebook entitled “Bearer of “Words given” in “Image Skins” - Suggestions for in-depth teaching on the Indigenous theme - Decolonizing knowledge and educational practices”, and thus, leave our fingerprints on the history of education in the municipalities of Barão de Grajaú/MA and Floriano/PI. |
Palavras-chave: | Educação Infantil; formação docente; lei 11.645/08; literatura infantil indígena; educação decolonial. Early Childhood Education; teacher training; law 11.645/08; indigenous children's literature; Decolonial Education. |
Área(s) do CNPq: | História Métodos e Técnicas de Ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Citação: | NUNES, Jurema de Aquino. Histórias e Culturas Indígenas na Educação Infantil: Os saberes e fazeres de professoras nas redes municipais de educação de Barão de Grajaú/MA e Floriano/PI. 2024. 174 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6191 |
Data de defesa: | 19-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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JUREMANUNES.pdf | Dissertação de Mestrado | 16,09 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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