Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Antonia Gleiciane Peres da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4860932699905996por
dc.contributor.advisor1MOTA, Antônia da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3919574214701935por
dc.contributor.referee1MOTA, Antônia da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3919574214701935por
dc.contributor.referee2CAMÊLO, Júlia Constança Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8274892391684117por
dc.contributor.referee3RIBEIRO, Jakson dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3062810657432335por
dc.date.accessioned2025-05-22T18:41:02Z-
dc.date.issued2025-04-09-
dc.identifier.citationSILVA, Antonia Gleiciane Peres da. História local e patrimônio cultural: caminhos para a construção de sentido e pertencimento no ensino de história em Presidente Médici (MA). 2025. 145 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6176-
dc.description.resumoEste estudo investiga a construÁ„o de sentido do ensino de HistÛria no cotidiano escolar de Presidente MÈdici (MA), analisando o uso da histÛria local e do patrimÙnio cultural como instrumentos de identidade e pertencimento. Diante da identificaÁ„o da ausÍncia desses elementos nos currÌculos locais e do distanciamento dos alunos da disciplina, problematizam- se os silenciamentos presentes nas pr·ticas pedagÛgicas. O objetivo central consistiu em desenvolver metodologias ativas capazes de revitalizar o ensino por meio da integraÁ„o entre pesquisa e educaÁ„o patrimonial. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliogr·fica associada ‡ histÛria oral e ‡ aplicaÁ„o de atividades pr·ticas com estudantes do 3o ano do ensino mÈdio, envolvendo a investigaÁ„o ativa de sua memÛria coletiva. Como resultado, elaborou-se um guia did·tico direcionado a docentes, contendo orientaÁıes para a utilizaÁ„o de lugares de memÛria no processo educativo. A experiÍncia evidenciou maior engajamento discente, fortalecimento da consciÍncia histÛrica e reforÁo da identidade local, demonstrando a efic·cia da abordagem na aproximaÁ„o entre teoria e pr·tica pedagÛgica. Conclui-se que a incorporaÁ„o crÌtica do patrimÙnio cultural aos currÌculos escolares configura-se como estratÈgia promissora para a ressignificaÁ„o do ensino de HistÛria na regi„o.por
dc.description.abstractThis study investigates the construction of meaning in the teaching of History in the daily school life of Presidente MÈdici (MA), analyzing the use of local history and cultural heritage as instruments of identity and belonging. In view of the identification of the absence of these elements in the local curricula and the distance of students from the subject, the silencing present in pedagogical practices is problematized. The main objective was to develop active methodologies capable of revitalizing teaching through the integration of research and heritage education. To this end, a bibliographical research associated with oral history and the application of practical activities with students in the 3rd year of high school was carried out, involving the active investigation of their collective memory. As a result, a teaching guide was developed for teachers, containing guidelines for the use of places of memory in the educational process. The experience showed greater student engagement, strengthening of historical awareness and reinforcement of local identity, demonstrating the effectiveness of the approach in bringing theory and pedagogical practice closer together. It is concluded that the critical incorporation of cultural heritage into school curricula is a promising strategy for redefining the teaching of History in the region.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-05-22T18:41:02Z No. of bitstreams: 1 ANTONIAGLEICIANEPERESDASILVA.pdf: 8133659 bytes, checksum: 6a77ac80f165da1d26a861307ac7a51a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-22T18:41:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANTONIAGLEICIANEPERESDASILVA.pdf: 8133659 bytes, checksum: 6a77ac80f165da1d26a861307ac7a51a (MD5) Previous issue date: 2025-04-09eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecthistória local;por
dc.subjectmemória;por
dc.subjecteducação;por
dc.subjectpatrimonial;por
dc.subjectensino de história;por
dc.subjectPresidente Médici.por
dc.subjectlocal history;eng
dc.subjectmemory;eng
dc.subjectheritage education;eng
dc.subjectteaching of history;eng
dc.subjectPresidente MÈdici.eng
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.titleHistória local e patrimônio cultural: caminhos para a construção de sentido e pertencimento no ensino de história em Presidente Médici (MA)por
dc.title.alternativeLocal history and cultural heritage: paths to constructing meaning and belonging in history teaching in Presidente Médici (MA)eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIAGLEICIANEPERESDASILVA.pdfDissertação de Mestrado7,94 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.