Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6176
Tipo do documento: Dissertação
Título: História local e patrimônio cultural: caminhos para a construção de sentido e pertencimento no ensino de história em Presidente Médici (MA)
Título(s) alternativo(s): Local history and cultural heritage: paths to constructing meaning and belonging in history teaching in Presidente Médici (MA)
Autor: SILVA, Antonia Gleiciane Peres da 
Primeiro orientador: MOTA, Antônia da Silva
Primeiro membro da banca: MOTA, Antônia da Silva
Segundo membro da banca: CAMÊLO, Júlia Constança Pereira
Terceiro membro da banca: RIBEIRO, Jakson dos Santos
Resumo: Este estudo investiga a construÁ„o de sentido do ensino de HistÛria no cotidiano escolar de Presidente MÈdici (MA), analisando o uso da histÛria local e do patrimÙnio cultural como instrumentos de identidade e pertencimento. Diante da identificaÁ„o da ausÍncia desses elementos nos currÌculos locais e do distanciamento dos alunos da disciplina, problematizam- se os silenciamentos presentes nas pr·ticas pedagÛgicas. O objetivo central consistiu em desenvolver metodologias ativas capazes de revitalizar o ensino por meio da integraÁ„o entre pesquisa e educaÁ„o patrimonial. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliogr·fica associada ‡ histÛria oral e ‡ aplicaÁ„o de atividades pr·ticas com estudantes do 3o ano do ensino mÈdio, envolvendo a investigaÁ„o ativa de sua memÛria coletiva. Como resultado, elaborou-se um guia did·tico direcionado a docentes, contendo orientaÁıes para a utilizaÁ„o de lugares de memÛria no processo educativo. A experiÍncia evidenciou maior engajamento discente, fortalecimento da consciÍncia histÛrica e reforÁo da identidade local, demonstrando a efic·cia da abordagem na aproximaÁ„o entre teoria e pr·tica pedagÛgica. Conclui-se que a incorporaÁ„o crÌtica do patrimÙnio cultural aos currÌculos escolares configura-se como estratÈgia promissora para a ressignificaÁ„o do ensino de HistÛria na regi„o.
Abstract: This study investigates the construction of meaning in the teaching of History in the daily school life of Presidente MÈdici (MA), analyzing the use of local history and cultural heritage as instruments of identity and belonging. In view of the identification of the absence of these elements in the local curricula and the distance of students from the subject, the silencing present in pedagogical practices is problematized. The main objective was to develop active methodologies capable of revitalizing teaching through the integration of research and heritage education. To this end, a bibliographical research associated with oral history and the application of practical activities with students in the 3rd year of high school was carried out, involving the active investigation of their collective memory. As a result, a teaching guide was developed for teachers, containing guidelines for the use of places of memory in the educational process. The experience showed greater student engagement, strengthening of historical awareness and reinforcement of local identity, demonstrating the effectiveness of the approach in bringing theory and pedagogical practice closer together. It is concluded that the critical incorporation of cultural heritage into school curricula is a promising strategy for redefining the teaching of History in the region.
Palavras-chave: história local;
memória;
educação;
patrimonial;
ensino de história;
Presidente Médici.
local history;
memory;
heritage education;
teaching of history;
Presidente MÈdici.
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA
Citação: SILVA, Antonia Gleiciane Peres da. História local e patrimônio cultural: caminhos para a construção de sentido e pertencimento no ensino de história em Presidente Médici (MA). 2025. 145 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6176
Data de defesa: 9-Abr-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIAGLEICIANEPERESDASILVA.pdfDissertação de Mestrado7,94 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.