Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6176
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | História local e patrimônio cultural: caminhos para a construção de sentido e pertencimento no ensino de história em Presidente Médici (MA) |
Título(s) alternativo(s): | Local history and cultural heritage: paths to constructing meaning and belonging in history teaching in Presidente Médici (MA) |
Autor: | SILVA, Antonia Gleiciane Peres da ![]() |
Primeiro orientador: | MOTA, Antônia da Silva |
Primeiro membro da banca: | MOTA, Antônia da Silva |
Segundo membro da banca: | CAMÊLO, Júlia Constança Pereira |
Terceiro membro da banca: | RIBEIRO, Jakson dos Santos |
Resumo: | Este estudo investiga a construÁ„o de sentido do ensino de HistÛria no cotidiano escolar de Presidente MÈdici (MA), analisando o uso da histÛria local e do patrimÙnio cultural como instrumentos de identidade e pertencimento. Diante da identificaÁ„o da ausÍncia desses elementos nos currÌculos locais e do distanciamento dos alunos da disciplina, problematizam- se os silenciamentos presentes nas pr·ticas pedagÛgicas. O objetivo central consistiu em desenvolver metodologias ativas capazes de revitalizar o ensino por meio da integraÁ„o entre pesquisa e educaÁ„o patrimonial. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliogr·fica associada ‡ histÛria oral e ‡ aplicaÁ„o de atividades pr·ticas com estudantes do 3o ano do ensino mÈdio, envolvendo a investigaÁ„o ativa de sua memÛria coletiva. Como resultado, elaborou-se um guia did·tico direcionado a docentes, contendo orientaÁıes para a utilizaÁ„o de lugares de memÛria no processo educativo. A experiÍncia evidenciou maior engajamento discente, fortalecimento da consciÍncia histÛrica e reforÁo da identidade local, demonstrando a efic·cia da abordagem na aproximaÁ„o entre teoria e pr·tica pedagÛgica. Conclui-se que a incorporaÁ„o crÌtica do patrimÙnio cultural aos currÌculos escolares configura-se como estratÈgia promissora para a ressignificaÁ„o do ensino de HistÛria na regi„o. |
Abstract: | This study investigates the construction of meaning in the teaching of History in the daily school life of Presidente MÈdici (MA), analyzing the use of local history and cultural heritage as instruments of identity and belonging. In view of the identification of the absence of these elements in the local curricula and the distance of students from the subject, the silencing present in pedagogical practices is problematized. The main objective was to develop active methodologies capable of revitalizing teaching through the integration of research and heritage education. To this end, a bibliographical research associated with oral history and the application of practical activities with students in the 3rd year of high school was carried out, involving the active investigation of their collective memory. As a result, a teaching guide was developed for teachers, containing guidelines for the use of places of memory in the educational process. The experience showed greater student engagement, strengthening of historical awareness and reinforcement of local identity, demonstrating the effectiveness of the approach in bringing theory and pedagogical practice closer together. It is concluded that the critical incorporation of cultural heritage into school curricula is a promising strategy for redefining the teaching of History in the region. |
Palavras-chave: | história local; memória; educação; patrimonial; ensino de história; Presidente Médici. local history; memory; heritage education; teaching of history; Presidente MÈdici. |
Área(s) do CNPq: | História |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA |
Citação: | SILVA, Antonia Gleiciane Peres da. História local e patrimônio cultural: caminhos para a construção de sentido e pertencimento no ensino de história em Presidente Médici (MA). 2025. 145 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6176 |
Data de defesa: | 9-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANTONIAGLEICIANEPERESDASILVA.pdf | Dissertação de Mestrado | 7,94 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.