Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6175
Tipo do documento: Dissertação
Título: ESCOLA MUNICIPAL DE MÚSICA DE ALTO ALEGRE DO MARANHÃO: HISTÓRICO E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
Título(s) alternativo(s): MUNICIPAL SCHOOL OF MUSIC OF ALTO ALEGRE DO MARANHÃO: HISTORY AND PEDAGOGICAL CONCEPTS
Autor: BARROS, Franklin Bruno da Silva 
Primeiro orientador: DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa
Primeiro membro da banca: DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa
Segundo membro da banca: TRINDADE, Brasilena Gottschall Pinto
Terceiro membro da banca: KONOPLEVA, Ekaterina
Resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta uma análise sobre o processo histórico, as concepções e as práticas docentes do ensino de música na Escola Municipal de Música de Alto Alegre do Maranhão. Assim sendo, o trabalho traça um panorama histórico da criação e desenvolvimento da Escola Municipal de Música de Alto Alegre do Maranhão; investiga as concepções pedagógicas que embasam o ensino de música na instituição; visa contribuir com a construção teórica de atividades pedagógicas a partir da experiência pedagógica vivida e analisa as contribuições da Escola Municipal de Música de Alto Alegre do Maranhão para a comunidade local. Busca-se responder ao problema cientifico de como se deu o processo histórico do ensino de música e quais as concepções pedagógicas adotam os professores que atuam na Escola Municipal de Música de Alto Alegre do Maranhão. Considera como principal justificativa do trabalho a compreensão e até mesmo de sistematização do ensino de Música como elemento do currículo da Educação Básica, assim como a possiblidade de fornecer um aporte documental ao município de Alto Alegre do Maranhão. Como aporte metodológico, utiliza-se a abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica quanto ao seu procedimento, bem como o método da pesquisa participativa, a utilização de fontes primárias e secundárias, entrevistas semiestruturadas e a aplicação de questionários. Fundamenta-se em documentos educacionais e em autores que abordam a história da educação musical, o ensino de música na educação básica, as práticas docentes e as pedagogias musicais vigentes. Durante o processo, recomenda-se a construção do PPP da escola como um primeiro passo na busca pelo fortalecimento da relação da escola com a família e a comunidade. Destaca-se ainda que essa interação promoverá um ensino que perpassa a mera transmissão de conteúdos e práticas, e que fortalecerá a formação integral dos alunos.
Abstract: This master's dissertation presents an analysis of the historical process, conceptions, and teaching practices of music education at the Municipal School of Music of Alto Alegre do Maranhão. Thus, this work outlines a historical overview of the creation and development of the Municipal School of Music of Alto Alegre do Maranhão; investigates the pedagogical conceptions that underpin music education in the institution; aims to contribute to the theoretical construction of pedagogical activities based on lived pedagogical experiences; and analyzes the contributions of the Municipal School of Music of Alto Alegre do Maranhão to the local community. It seeks to address the scientific problem of how the historical process of music education took place and what pedagogical conceptions are adopted by the teachers who work at the Municipal School of Music of Alto Alegre do Maranhão. The main justification for this research lies in the understanding and even the systematization of music education as an element of the Basic Education curriculum, as well as the possibility of providing documentary support to the municipality of Alto Alegre do Maranhão. As a methodological framework, a qualitative approach is used, along with bibliographical research as a procedure, as well as the participatory research method, the use of primary and secondary sources, semi-structured interviews, and questionnaires. The work is grounded in educational documents and authors who address the history of music education, music teaching in basic education, teaching practices, and current music pedagogies. Throughout the process, it is recommended that the construction of the school's PPP (Political-Pedagogical Project) be considered as a first step in strengthening the relationship between the school, families, and the community. It is also emphasized that this interaction will promote an education that goes beyond the mere transmission of content and practices, contributing to the comprehensive formation of students.
Palavras-chave: Escola de Música;
Alto Alegre do Maranhão;
História;
Concepções Pedagógicas
Music School;
Alto Alegre do Maranhão;
History;
Pedagogical Conceptions
Área(s) do CNPq: Música
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE MÚSICA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: BARROS, Franklin Bruno da Silva. Escola municipal de música de Alto Alegre do Maranhão: Histórico e concepções pedagógicas.2025. 121 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6175
Data de defesa: 25-Fev-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANKLIN BRUNO DA SILVA BARROS.pdfDissertação de Mestrado3,28 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.