Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6174
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMOURA, Érica Cristina Frazão de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4503783941244046por
dc.contributor.advisor1FRANÇA, Katia Cilene Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0151400085193018por
dc.contributor.referee1FRANÇA, Kátia Cilene Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0151400085193018por
dc.contributor.referee2MORAIS, Rachel Tavares de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0989936490323139por
dc.contributor.referee3BRUSSIO, Josenildo Campos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9072225990725799por
dc.date.accessioned2025-05-22T13:15:10Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.citationMOURA, Érica Cristina Frazão de. Livro didático e discurso pedagógico: O que dizem os livros de língua portuguesa sobre essa relação em diferentes tempos. 2025. 106 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras- Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6174-
dc.description.resumoO presente estudo é uma investigação sobre a relação entre discursos pedagógicos e materiais didáticos para o ensino de Língua Portuguesa, voltados para crianças nos anos iniciais, em diferentes períodos históricos. Partimos do entendimento de que o Livro Didático (LD) transcende sua função como suporte educacional, constituindo-se como uma materialidade discursiva, um enunciado responsivo e situado em um contexto específico. A investigação busca responder a seguinte indagação: Como o discurso pedagógico se estabelece na escola a partir dos livros didáticos de Língua Portuguesa em diferentes tempos históricos? O objetivo geral consiste em: analisar os discursos pedagógicos que orientam a elaboração e circulação de cartilhas e livros didáticos de Língua Portuguesa, voltados para crianças nos anos iniciais, em diferentes períodos históricos, especificamente, 1967 e 2021. Os objetivos específicos consistem em: traçar uma linha do tempo sobre o livro didático no Brasil; explorar os sentidos de discurso pedagógico no ensino de língua em diferentes tempos; discutir sobre as concepções de linguagem, leitura e escrita que orientam os materiais didáticos para alfabetização. Como objeto de análise, foram delimitados dois livros: a “Cartilha Caminho Suave”, de 1967, amplamente adotada nas turmas de Alfabetização, que dialoga com as políticas educacionais e o discurso da ditadura militar, e o livro de Língua Portuguesa “A Conquista”, para turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, produzido em 2021, largamente adotado nas escolas públicas brasileiras, e que dialoga com as políticas educacionais e o discurso democrático dos tempos atuais. Metodologicamente, apoiamo-nos na perspectiva de uma pesquisa exploratória e documental, fundamentada em estudos enunciativos do Círculo Bakhtiniano e em teorias da aprendizagem, de Paulo Freire. Com relação ao aporte teórico, mobilizaram-se os trabalhos de Bittencourt (2004) sobre a linha do tempo do livro didático no Brasil; de Volóchinov (2017) a despeito dos enunciados responsivos e sociohistoricamente situados; de Bakhtin (2016) no que tange à linguagem como atividade dialógica; de Freire (2004) sobre discurso pedagógico e pedagogia da autonomia; de Geraldi (2005) sobre as concepções de ensino de língua. Os resultados mostram que materiais didáticos são alheios a qualquer ideia de neutralidade, pois respondem aos períodos históricos e às políticas educacionais. De cartilha a livros didáticos, há mudanças não apenas na denominação, mas nos discursos sobre o que ensinar, como ensinar e para quem ensinar, há mudanças na concepção de língua e na formação de leitores. As mudanças refletem as políticas, mas também refratam sentidos.por
dc.description.abstractEl presente estudio es una investigación sobre la relación entre discursos pedagógicos y materiales didácticos para la enseñanza del portugués, dirigidos a niños de los primeros años, en diferentes períodos históricos. Partimos de la comprensión de que el Libro de Texto (LD) trasciende su función como soporte educativo, constituyéndose como una materialidad discursiva, un enunciado responsivo y ubicado en un contexto específico. La investigación busca responder a la siguiente pregunta: ¿Cómo se establece el discurso pedagógico en la escuela a partir de libros de texto en lengua portuguesa en diferentes momentos históricos? El objetivo general consiste en: analizar los discursos pedagógicos que orientan la elaboración y circulación de cartillas y libros de texto de lengua portuguesa, dirigidos a niños de los primeros años, en diferentes períodos históricos, específicamente, 1967 y 2021. Los objetivos específicos consisten en: trazar una línea de tiempo sobre el libro de texto en Brasil; explorar los significados del discurso pedagógico en la enseñanza de lenguas en diferentes momentos; discutir los conceptos de lengua, lectura y escritura que guían los materiales didácticos para la alfabetización. Como objeto de análisis, se delimitaron dos libros: la “Cartilha Camino Suave”, de 1967, ampliamente adoptada en las clases de Alfabetización, que dialoga con las políticas educativas y el discurso de la dictadura militar, y el libro en lengua portuguesa "A Conquista, para el 1º año de la escuela primaria, producido en 2021, ampliamente adoptado en las escuelas públicas brasileñas, y que dialoga con las políticas educativas y el discurso democrático de los tiempos actuales. Metodológicamente, nos apoyamos en la perspectiva de la investigación exploratoria y documental, basada en los estudios enunciativos el Círculo Bajtiniano y las teorías del aprendizaje, de Paulo Freire. En cuanto al aporte teórico, destacamos el trabajo de Bittencourt (2004) sobre la cronología de los libros de texto en Brasil; por Volóshinov(2017) a pesar de los planteamientos responsivos y sociohistóricamente situados; por Bakhtin (2016) respecto al lenguaje como actividad dialógica; por Freire (2004) sobre discurso pedagógico y pedagogía de la autonomía; de Geraldi (2005) sobre los conceptos de enseñanza de lenguas. Los resultados muestran que los materiales didácticos no guardan relación con ninguna idea de neutralidad, pues responden a periodos históricos y políticas educativas. De las cartillas a los libros de texto, hay cambios no sólo en la denominación, sino en los discursos sobre qué enseñar, cómo enseñar y a quién enseñar, hay cambios en la concepción del lenguaje y en la formación de los lectores. Los cambios reflejan políticas, pero también refractan significados.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-05-22T13:15:10Z No. of bitstreams: 1 ÉRICA CRISTINA FRAZÃO DE MOURA.pdf: 1903269 bytes, checksum: ccf1c1c9b9916ee0378567fc19000a17 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-22T13:15:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ÉRICA CRISTINA FRAZÃO DE MOURA.pdf: 1903269 bytes, checksum: ccf1c1c9b9916ee0378567fc19000a17 (MD5) Previous issue date: 2025-02-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiscurso Pedagógico;por
dc.subjectLivro didático;por
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectDiscurso Pedagógico;spa
dc.subjectLibro de texto;spa
dc.subjectEducación elementalspa
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopor
dc.titleLIVRO DIDÁTICO E DISCURSO PEDAGÓGICO: O que dizem os livros de língua portuguesa sobre essa relação em diferentes tempospor
dc.title.alternativeLIBROS DE TEXTO Y DISCURSO PEDAGÓGICO: Lo que dicen los libros en lengua portuguesa sobre esta relación en diferentes momentosspa
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÉRICA CRISTINA FRAZÃO DE MOURA.pdfDissertação de Mestrado1,86 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.