Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6171
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Experiências significativas de aprendizagem em artes visuais: Abordagem da fotografia surrealista de Man Ray na U.I Padre Newton Pereira em São Luís-MA |
Título(s) alternativo(s): | Meaningful Learning Experiences in Visual Arts: Approaching Photography surrealist by Man Ray at the U.I Padre Newton Pereira in São Luís-MA |
Autor: | RIBEIRO, Elén Cristina Costa ![]() |
Primeiro orientador: | SERVIO, Pablo Petit Passos |
Primeiro membro da banca: | SÉRVIO, Pablo Petit Passos |
Segundo membro da banca: | SILVA, Mariana Estellita Lins |
Terceiro membro da banca: | FARIAS, Monica Rodrigues de |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo promover experiências significativas de aprendizagem em artes visuais por meio da linguagem fotográfica, especificamente na obra do surrealista Man Ray, com estudantes da Unidade Integrada Padre Newton Pereira, em São Luís/MA. A pesquisa foi justificada pelo interesse dos estudantes pela fotografia, uma linguagem presente em seu cotidiano, especialmente devido ao uso de smartphones e redes sociais. O objetivo geral foi desenvolver apropriações pedagógicas da fotografia de Man Ray para provocar experiências significativas de aprendizagem em artes visuais. Quanto à metodologia, o estudo foi de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivos exploratórios. Os procedimentos técnicos adotados incluíram pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. O universo da pesquisa foi composto por 14 estudantes do 9º ano do ensino fundamental da escola municipal Unidade Integrada Padre Newton Pereira. A coleta de dados foi realizada por meio do registro das aulas, textos escritos pelos participantes, além de observações e anotações do pesquisador. O referencial teórico da pesquisa foi fundamentado em autores como Ana Mae Tavares Barbosa, Imanol Aguirre e John Dewey e Jorge Larrosa Bondía. Os principais resultados foram destacados na análise e interpretação da prática pedagógica desenvolvida, evidenciando as experiências e aprendizados dos estudantes ao longo da oficina de fotografia surrealista, permitindo-lhes expressar emoções e sonhos por meio da fotografia digital. O estudo contribuiu para integrar tecnologias digitais ao ensino de artes, ampliando as possibilidades de aprendizagem dos estudantes. |
Abstract: | The aim of this study was to promote meaningful learning experiences in the visual arts through the language of photography, specifically the work of the surrealist Man Ray, with students from the Padre Newton Pereira Integrated Unit in São Luís/MA. The research was justified by the students' interest in photography, a language present in their daily lives, especially due to the use of smartphones and social networks. The overall aim was to develop pedagogical appropriations of Man Ray's photography to provoke meaningful learning experiences in the visual arts. In terms of methodology, the study was of an applied nature, with a qualitative approach and exploratory objectives. The technical procedures adopted included bibliographical research and action research. The universe of the research was made up of 14 students from the 9th year of elementary school at the municipal school Unidade Integrada Padre Newton Pereira. Data was collected through class records, texts written by the participants, as well as the researcher's observations and notes. The theoretical framework of the research was based on authors such as Ana Mae Tavares Barbosa, Imanol Aguirre and John Dewey and Jorge Larrosa Bondía. The main results were highlighted in the analysis and interpretation of the pedagogical practice developed, highlighting the students' experiences and learning throughout the surrealist photography workshop, allowing them to express emotions and dreams through surrealist photography, allowing them to express emotions and dreams through digital photography. The study contributed to integrating digital technologies into art teaching, broadening the possibilities for student learning. |
Palavras-chave: | Experiência significativa; Fotografia; Surrealismo; Artes visuais Meaningful experiences; Photography; Surrealism; Visual arts |
Área(s) do CNPq: | Fotografia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH |
Citação: | RIBEIRO, Elén Cristina Costa. Experiências significativas de aprendizagem em artes visuais: Abordagem da fotografia surrealista de Man Ray na U.I Padre Newton Pereira em São Luís-MA. 2025. 137 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6171 |
Data de defesa: | 27-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELÉN CRISTINA COSTA RIBEIRO.pdf | Dissertação de Mestrado | 50,83 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.