Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6167
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVELOSO, Francisco Wesley Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9191872837742040por
dc.contributor.advisor1SÉRVIO, Pablo Petit Passos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1358162078604076por
dc.contributor.referee1SÉRVIO, Pablo Petit Passos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1358162078604076por
dc.contributor.referee2BRASIL, Marcus Ramusyo De Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6772709289246483por
dc.contributor.referee3SILVA, Mariana Estellita Lins-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7810056251617885por
dc.date.accessioned2025-05-21T12:44:00Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.citationVELOSO, Francisco Wesley Rodrigues. Educação estética por meio do ensino de processos fotográficos alternativos no CE Dr. Paulo Ramos em Turiaçu- MA: Uma proposta de arte educação baseada na comunidade. 2025. 145 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6167-
dc.description.resumoEsta pesquisa ação propõe e analisa uma introdução de processos fotográficos alternativos no Centro de Ensino Dr. Paulo Ramos, em Turiaçu, Maranhão. Tem como principal fundamentação teórica uma abordagem lúdica para o ensino de artes visuais, inspirada na teoria estética de Friedrich Schiller. Assim, parte-se do princípio de que a integração desses processos fotográficos alternativos no currículo escolar, no caso a Cianotipia, não apenas proporciona conhecimento prático em fotografia, mas também estimula a criatividade e a expressão individual dos estudantes. Também se inspira na perspectiva democrática do ensino de arte da proposta do "Perturbamento do familiar" de Ana Flavia Cunha Bastos. Na prática, os alunos produziram cianotipias que exploraram a temática da fotobiografia de Fabiana Bruno. Assim, buscou-se ampliar o repertório técnico e estético dos alunos e estimular uma consciência crítica sobre sua identidade e relação com a história da comunidade. A pesquisa visa promover uma educação mais holística e inclusiva, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos.por
dc.description.abstractThis study proposes an approach within a playful perspective for teaching visual arts at the Centro Educacional Dr. Paulo Ramos, in Turiaçu, Maranhão, through the introduction of alternative photographic processes. Inspired by the aesthetic theories of Friedrich Schiller, the research seeks an aesthetic approach within a democratic perspective of artistic education, using the theory of "Perturbamento do Familiar" by Ana Flavia Cunha Bastos as a pedagogical strategy. The study will explore Fabiana Bruno's photobiography using the Cyanotype photographic technique as a tool to expand the students' technical and aesthetic repertoire. The integration of these alternative photographic processes into the school curriculum, in this case Cyanotype, not only provides practical knowledge in photography but also stimulates students' creativity and individual expression. The research aims to promote a more holistic and inclusive education, contributing to the global development of students. Keywords: Aesthetic education, alternative photographic processes, local culture, democratization of artistic education, creativity, individual expression.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-05-21T12:44:00Z No. of bitstreams: 1 FRANCISCO WESLEY RODRIGUES VELOSO.pdf: 7110430 bytes, checksum: 7f05162ac2ecaa15bc8e46bbb734aa95 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-21T12:44:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANCISCO WESLEY RODRIGUES VELOSO.pdf: 7110430 bytes, checksum: 7f05162ac2ecaa15bc8e46bbb734aa95 (MD5) Previous issue date: 2025-02-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação estética;por
dc.subjectprocessos fotográficos alternativos;por
dc.subjectcultura local;por
dc.subjectdemocratização do ensino de arte;por
dc.subjectcriatividade;por
dc.subjectexpressão individualpor
dc.subjectAesthetic education;eng
dc.subjectalternative photographic processes;eng
dc.subjectlocal culture;eng
dc.subjectdemocratization of art education;eng
dc.subjectcreativity;eng
dc.subjectindividual expressioneng
dc.subject.cnpqFotografiapor
dc.titleEducação estética por meio do ensino de processos fotográficos alternativos no CE Dr. Paulo Ramos em Turiaçu- MA: Uma proposta de arte educação baseada na comunidadepor
dc.title.alternativeAesthetic education through teaching alternative photographic processes at CE Dr. Paulo Ramos in Turiaçu- MA: A proposal for community-based art educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO WESLEY RODRIGUES VELOSO.pdfDissertação de Mestrado6,94 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.