Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6167
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação estética por meio do ensino de processos fotográficos alternativos no CE Dr. Paulo Ramos em Turiaçu- MA: Uma proposta de arte educação baseada na comunidade
Título(s) alternativo(s): Aesthetic education through teaching alternative photographic processes at CE Dr. Paulo Ramos in Turiaçu- MA: A proposal for community-based art education
Autor: VELOSO, Francisco Wesley Rodrigues 
Primeiro orientador: SÉRVIO, Pablo Petit Passos
Primeiro membro da banca: SÉRVIO, Pablo Petit Passos
Segundo membro da banca: BRASIL, Marcus Ramusyo De Almeida
Terceiro membro da banca: SILVA, Mariana Estellita Lins
Resumo: Esta pesquisa ação propõe e analisa uma introdução de processos fotográficos alternativos no Centro de Ensino Dr. Paulo Ramos, em Turiaçu, Maranhão. Tem como principal fundamentação teórica uma abordagem lúdica para o ensino de artes visuais, inspirada na teoria estética de Friedrich Schiller. Assim, parte-se do princípio de que a integração desses processos fotográficos alternativos no currículo escolar, no caso a Cianotipia, não apenas proporciona conhecimento prático em fotografia, mas também estimula a criatividade e a expressão individual dos estudantes. Também se inspira na perspectiva democrática do ensino de arte da proposta do "Perturbamento do familiar" de Ana Flavia Cunha Bastos. Na prática, os alunos produziram cianotipias que exploraram a temática da fotobiografia de Fabiana Bruno. Assim, buscou-se ampliar o repertório técnico e estético dos alunos e estimular uma consciência crítica sobre sua identidade e relação com a história da comunidade. A pesquisa visa promover uma educação mais holística e inclusiva, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos.
Abstract: This study proposes an approach within a playful perspective for teaching visual arts at the Centro Educacional Dr. Paulo Ramos, in Turiaçu, Maranhão, through the introduction of alternative photographic processes. Inspired by the aesthetic theories of Friedrich Schiller, the research seeks an aesthetic approach within a democratic perspective of artistic education, using the theory of "Perturbamento do Familiar" by Ana Flavia Cunha Bastos as a pedagogical strategy. The study will explore Fabiana Bruno's photobiography using the Cyanotype photographic technique as a tool to expand the students' technical and aesthetic repertoire. The integration of these alternative photographic processes into the school curriculum, in this case Cyanotype, not only provides practical knowledge in photography but also stimulates students' creativity and individual expression. The research aims to promote a more holistic and inclusive education, contributing to the global development of students. Keywords: Aesthetic education, alternative photographic processes, local culture, democratization of artistic education, creativity, individual expression.
Palavras-chave: Educação estética;
processos fotográficos alternativos;
cultura local;
democratização do ensino de arte;
criatividade;
expressão individual
Aesthetic education;
alternative photographic processes;
local culture;
democratization of art education;
creativity;
individual expression
Área(s) do CNPq: Fotografia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: VELOSO, Francisco Wesley Rodrigues. Educação estética por meio do ensino de processos fotográficos alternativos no CE Dr. Paulo Ramos em Turiaçu- MA: Uma proposta de arte educação baseada na comunidade. 2025. 145 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6167
Data de defesa: 27-Fev-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO WESLEY RODRIGUES VELOSO.pdfDissertação de Mestrado6,94 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.