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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6164
Tipo do documento: | Tese |
Título: | História social da arte engajada no Maranhão: 1968-1985 |
Título(s) alternativo(s): | Social history of engaged art in Maranhão: 1968-1985 |
Autor: | SANTOS, José Murilo Moraes dos ![]() |
Primeiro orientador: | PEREIRA, Josenildo de Jesus |
Primeiro membro da banca: | PEREIRA, Josenildo de Jesus |
Segundo membro da banca: | PEREIRA, Adelaide Maria Gonçalves |
Terceiro membro da banca: | GALVE, Fernanda Rodrigues |
Quarto membro da banca: | FERREIRA, Marcia Milena Galdez |
Quinto membro da banca: | BORRALHO, Tácito Freire |
Resumo: | A partir do final da década de 1960, um segmento dos artistas maranhenses passou a produzir arte de forma engajada, inicialmente na expressão teatro. Na década seguinte, artistas de outras linguagens passaram a desenvolver produções com temáticas populares, aliando experimentações estéticas à denúncia das desigualdades sociais e das diversas violências contra trabalhadores urbanos e camponeses decorrentes das transformações políticas e sociais pelas quais o Maranhão passava naquele momento. Em 1966, José Sarney assume o governo do Maranhão e desenvolve um governo sob o lema ―Maranhão Novo‖, imprimindo uma política desenvolvimentista ao modelo econômico e político chamado ―modernização conservadora‖. Aliado a esse processo e em parte decorrente dele, a descoberta da mina de Carajás em 1977, no Pará e a opção da exportação do minério pelo Porto do Itaqui, em São Luís, provoca um violento processo de desapropriação compulsória de milhares de famílias das áreas de influência do Projeto Grande Carajás – PGC, na cidade de São Luís e zona rural da ilha. Em paralelo a esse processo, no governo Sarney foi promulgada a Lei de Terras n. 2.979 de 17 de julho de 1969, conhecida como ―Lei de Sarney de Terras‖. Tal ato permitiu que terras devolutas do estado ocupadas por posseiros pudessem ser vendidas a grandes proprietários e empresas, provocando a grilagem, repressão às lideranças camponesas, prisões e assassinatos. No final da década de 1970 e início de 80, movimentos estudantis e movimentos políticos de oposição passam a ocorrer, agregando novos elementos às problemáticas que se formou no Maranhão a partir da segunda metade dos anos 60. A partir desse cenário é que se dá a produção de arte engajada analisada nesta tese. Por outro lado, a partir dos anos 60 chega ao Maranhão padres e freiras progressistas, entusiastas das ideias do Concílio Vaticano II, praticantes do Cristianismo da libertação. Tais religiosos e religiosas passaram a interagir com artistas engajados, especialmente nas áreas do teatro e audiovisual, promovendo ações mediadas pela arte nas Comunidades Eclesiais de Base. Nesta tese, analisa-se os diferentes processos de produção artística engajada, especialmente nas esferas do teatro, artes plásticas e audiovisual. Aborda-se as produções artísticas direcionadas ao público amplo, produções diretamente vinculadas às ações da Igreja Católica Progressista, a movimentos sociais e políticos, algumas delas surgidas no seio de lutas populares. |
Abstract: | From the end of the 1960s, a segment of artists from Maranhão began to produce art in an engaged way, mainly in expression theater. In the following decade, artists from other languages began to develop productions with popular themes, combining aesthetic experiments with the denunciation of social inequalities and the various types of violence against urban workers and peasants resulting from the political and social transformations that Maranhão was going through at that time. In 1966, José Sarney took over the government of Maranhão and developed a government under the motto ―Maranhão Novo‖, imposing a developmental policy on the economic and political model called ―conservative modernization‖. Allied to this process and partly resulting from it, the discovery of the Carajás mine in 1977, in Pará and the option of exporting ore through Porto do Itaqui, in São Luís, provoked a violent process of compulsory expropriation of thousands of families in the areas of influence of the Grande Carajás Project – PGC, in the city of São Luís and rural areas of the island. In parallel to this process, during the Sarney government, Land Law no. 2,979 of July 17, 1969, known as the ―Sarney Land Law‖. This allowed vacant state lands occupied by squatters to be sold to large landowners and companies, causing land grabbing, repression of peasant leaders, arrests and murders. At the end of the 1970s and beginning of the 80s, student movements and opposition political movements began to occur, adding new elements to the problems that formed in Maranhão from the second half of the 60s onwards. engaged art production proves this thesis. On the other hand, from the 1960s onwards, progressive priests and nuns arrived in Maranhão, enthusiastic about the ideas of the Second Vatican Council, and practitioners of Liberation Christianity. These religious men and women begin to interact with committed artists, especially in the theater and audiovisual areas, promoting actions mediated by art in Base Ecclesiastical Communities. In this thesis, the different artistic production processes involved are analyzed, especially in the spheres of theater, visual arts and audiovisual. It covers artistic productions aimed at a broad public, productions directly linked to the actions of the Progressive Catholic Church, social and political movements, some of which emerged in the sector of popular struggles. |
Palavras-chave: | Arte engajada; Laborarte; Maranhão; modernidade; engaged Art; LABORARTE; Maranhão; modernity. |
Área(s) do CNPq: | História |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCH |
Citação: | SANTOS, José Murilo Moraes dos. História social da arte engajada no Maranhão: 1968-1985. 2025. 317 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6164 |
Data de defesa: | 31-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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JoséMurilodos Santos.pdf | Tese de Doutorado | 5,26 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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