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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avalia-se ou não na educação infantil !?: conhecendo as práticas pedagógicas das educadoras do Jardim de Infância Abelhinha em Buriticupu-MA
Título(s) alternativo(s): To be evaluated or not in early childhood education!?: knowing the pedagogical practices of the educators of the Abelhinha Kindergarten in Buriticupu-MA
Autor: SILVA, Jorge dos Santos 
Primeiro orientador: MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza
Primeiro membro da banca: MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza
Segundo membro da banca: MELO, José Carlos de
Terceiro membro da banca: ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de
Quarto membro da banca: DUTRA, Rosyane de Moraes Martins
Quinto membro da banca: ALVES, Antonio Sousa
Resumo: O processo de avaliar na Educação Infantil vai muito além do registro e da observação, insere-se, pois em uma constante no ato dialógico de participação e questionamentos considerando a criança como sujeito vivo nas mediações das aprendizagens e colaboradoras das propostas pedagógicas. Portanto, acreditamos que a participação das crianças deve ser considerada nos diversos processos que envolvem o ensino e a aprendizagem, essa consideração nos leva à ruptura de práticas tradicionais transmissivas em que o educador pensa e a criança realiza, e nos direciona rumo a uma pedagogia em que a atividade da criança é vista como coconstrutora das aprendizagens no cotidiano escolar. Dessa forma, a presente dissertação tem por objeto de estudo a avaliação na Educação Infantil a partir das experiências e representações de educadoras do munícipio de Buriticupu-MA. O estudo foi desenvolvido no Jardim de Infância Abelhinha no município de Buriticupu-MA, tendo as educadoras como sujeitos da pesquisa, cujo o objetivo geral foi analisar as concepções de avaliação da aprendizagem que orientam a formação e as práticas pedagógicas de educadoras da Educação Infantil no município de Buriticupu-MA e suas repercussões para o desenvolvimento da primeira infância. Para dar sustentação teórica ao estudo, buscou-se apoio na sociologia da infância a partir de Oliveira-Formosinho; Pascal (2019); Kishimoto; Oliveira-Formosinho, (2013); Corsaro (2002); Ariès (2006), Friedmann (2020) e Sarmento (2003; 2011). Em relação à Educação Infantil e seus processos educativos estudamos Bassedas; Huguet; Solé (1999); Monteiro (2014; 2019), Horn (2004); Ostetto (2017), Oliveira (2014), Vieira; Baptista (2023). Na investigação dos aspectos inerentes aos processos da avaliação escolar, buscamos apoio em Hoffmann (2003; 1998; 2012; 2004; 1997), Demo (1991), Luckesi (1997), Kramer (2015), Zabalza (1998) dentre outros. A metodologia foi pautada em uma abordagem qualitativa a partir de Bogdan; Biklen (1994), Bauer; Gaskell (2008), Gatti (2012) e Minayo (2002). Os procedimentos metodológicos adotados foram: um estudo do tipo pesquisa-ação colaborativa a partir de Thiollent (1997) e Ibiapina (2008). A coleta de dados da pesquisa a partiu da observação sistemática e grupo focal através de Gatti (2005). A análise dos dados fundamentou-se a partir da perspectiva da Análise de Conteúdo, de Bardin (1979; 2009). Os resultados da pesquisa revelaram que, embora as educadoras demonstrem intenção legítima em suas práticas avaliativas na Educação Infantil, elas não possuíam uma concepção teórica consistente sobre o processo avaliativo, o que compromete a intencionalidade das ações. Observou-se a predominância de práticas mecânicas, como o uso obrigatório de diários eletrônicos, que reduzem a avaliação a um exercício classificatório e desconsideram a singularidade das crianças. Concluímos que a avaliação na Educação Infantil precisa ser repensada com base em uma perspectiva que integre teoria e prática, valorizando tanto o protagonismo infantil quanto a autonomia docente. A formação continuada, aliada à prática da documentação pedagógica, mostram-se como um caminho promissor para registrar e ressignificar as práticas cotidianas, aproximando-as de uma concepção avaliativa participativa que respeite as singularidades das crianças e potencialize as diversas dimensões do processo educativo.
Abstract: The evaluation process in Early Childhood Education goes far beyond recording and observation. It is a constant part of the dialogical act of participation and questioning, considering the child as a living subject in the mediation of learning and collaborators of pedagogical proposals. Therefore, we believe that children's participation should be considered in the various processes that involve teaching and learning. This consideration leads us to break with traditional transmissive practices in which the educator thinks and the child performs, and directs us towards a pedagogy in which the child's activity is seen as a co-constructor of learning in the school routine. Thus, this dissertation has as its object of study the evaluation in Early Childhood Education based on the experiences and representations of educators from the municipality of Buriticupu-MA. The study was developed at the Abelhinha Kindergarten in the municipality of Buriticupu-MA, with educators as research subjects, whose general objective was to analyze the concepts of learning assessment that guide the training and pedagogical practices of Early Childhood Education educators in the municipality of Buriticupu-MA and their repercussions for early childhood development. To provide theoretical support for the study, support was sought in the sociology of childhood from Oliveira-Formosinho; Pascal (2019); Kishimoto; Oliveira-Formosinho, (2013); Corsaro (2002); Ariès (2006), Friedmann (2020) and Sarmento (2003; 2011). In relation to Early Childhood Education and its educational processes, we studied Bassedas; Huguet; Solé (1999); Monteiro (2014; 2019), Horn (2004); Ostetto (2017), Oliveira (2014), Vieira; Baptista (2023). In the investigation of aspects inherent to school assessment processes, we sought support from Hoffmann (2003; 1998; 2012; 2004; 1997), Demo (1991), Luckesi (1997), Kramer (2015), Zabalza (1998), among others. The methodology was based on a qualitative approach based on Bogdan; Biklen (1994), Bauer; Gaskell (2008), Gatti (2012), and Minayo (2002). The methodological procedures adopted were: a collaborative action research study based on Thiollent (1997) and Ibiapina (2008). The research data collection was based on systematic observation and focus group through Gatti (2005). Data analysis was based on the perspective of Content Analysis, by Bardin (1979; 2009). The results of the research revealed that, although the educators demonstrate legitimate intention in their assessment practices in Early Childhood Education, they did not have a consistent theoretical conception of the assessment process, which compromises the intentionality of the actions. The predominance of mechanical practices was observed, such as the mandatory use of electronic diaries, which reduce the assessment to a classificatory exercise and disregard the uniqueness of the children. We conclude that assessment in Early Childhood Education needs to be rethought based on a perspective that integrates theory and practice, valuing both the child's protagonism and teacher autonomy. Continuing education, combined with the practice of pedagogical documentation, appears to be a promising path to record and resignify daily practices, bringing them closer to a participatory assessment concept that respects the uniqueness of the children and enhances the various dimensions of the educational process.
Palavras-chave: Educação infantil;
práticas avaliativas;
colaboração.;
instrumentos avaliativos;
práxis;
early childhood education.;
Assessment Practices;
collaboration;
assessment instruments.
práxis.
nature.
history.
genealogy;
bad.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGEPE
Citação: SILVA, Jorge dos Santos. Avalia-se ou não na educação infantil !?: conhecendo as práticas pedagógicas das educadoras do Jardim de Infância Abelhinha em Buriticupu-MA. 2025. 186 f.Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas- PPGEPE) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6158
Data de defesa: 6-Mai-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS – PPGEPE

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