Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6157
Tipo do documento: Dissertação
Título: Coordenação pedagógica: contribuições à formação docente em escolas da rede estadual no município de Picos-PI
Título(s) alternativo(s): Pedagogical coordination: contributions to teacher training in state schools in the municipality of Picos-PI
Autor: BEZERRA, André Ferreira 
Primeiro orientador: DUBLANTE, Carlos André Sousa
Primeiro membro da banca: DUBLANTE, Carlos André Sousa
Segundo membro da banca: BRITO, Antonia Edna
Terceiro membro da banca: MORAIS, Joelson de Sousa
Quarto membro da banca: MELO, José Carlos de
Quinto membro da banca: MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza
Resumo: A coordenação pedagógica tem uma trajetória profissional com potencialidades de fortalecer a educação através da formação continuada nas escolas. A presente investigação partiu da seguinte questão-problema: quais são as contribuições dos coordenadores pedagógicos diante da responsabilidade de conduzir as formações continuadas na escola? Dessa forma, o trabalho tem como objeto de estudo as contribuições da coordenação pedagógica em relação a formação docente na escola. O objetivo geral é analisar as contribuições dos coordenadores pedagógicos, tendo como direcionamento a responsabilidade pela formação continuada em serviço dos docentes da rede estadual de educação no município de Picos - PI. Em virtude da relevância da temática, a fim de compreender a profissionalização da coordenação e verificar como acontecem as formações continuadas nas escolas, a discussão possibilitou a análise da prática pedagógica deste profissional da educação. Como enfoque metodológico, o trabalho esforça-se na busca de atender à abordagem do Materialismo Histórico-Dialético enfatizando as categorias do método de Marx. Foi adotada a pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos a análise documental e para coleta de dados a entrevista semiestruturada (gravação em audio), que foi realizada com quatro coordenadoras pedagógicas de escolas da rede pública municipal de Picos. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2016), optando pela categorização temática e estruturação das falas em categorias e subcategorias. Os dados indicaram que uma coordenação pedagógica precisa não apenas organizar e promover a formação continuada, mas também ser facilitadora de processos que envolvam tanto o aspecto pedagógico quanto a gestão escolar, sendo, por isso mesmo, uma ferramenta de desenvolvimento profissional constante. A partir disso, um caminho possível para superar os desafios identificados seria a implementação de modelos de formação mais flexíveis, que respeitem os tempos e as realidades dos professores.
Abstract: Pedagogical coordination has a professional trajectory with the potential to strengthen education through continuing education in schools. This research started from the following question-problem: what are the contributions of pedagogical coordinators in the face of the responsibility of conducting continuing education in schools? Thus, the work has as its object of study the contributions of pedagogical coordination in relation to teacher training in schools. The general objective is to analyze the contributions of pedagogical coordinators, having as a focus the responsibility for the continuing education of teachers in the state education network in the municipality of Picos - PI. Due to the relevance of the theme in order to understand the professionalization of coordination and to verify how continuing education takes place in schools, the discussion allowed the analysis of the pedagogical practice of this education professional. As a methodological focus, the work strives to meet the approach of historical-dialectical materialism, emphasizing the categories of Marx's method. Qualitative research was adopted, with semi-structured interviews conducted with four pedagogical coordinators from schools in the network as the data collection instrument. Bardin's content analysis (2016) was used to analyze the data, and we chose thematic categorization by structuring the statements into categories and subcategories. The data indicated that a pedagogical coordinator needs to not only organize and promote continuing education, but also become a facilitator of processes that involve both the pedagogical aspect and school management. This should be seen as a tool for ongoing professional development. From this, one possible way to overcome the challenges identified would be to implement more flexible training models that respect the teachers' time and realities.
Palavras-chave: coordenação pedagógica;
formação docente;
prática pedagógica;
pedagogical coordination;
teacher training;
pedagogical practice.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGEPE
Citação: BEZERRA, André Ferreira. Coordenação pedagógica: contribuições à formação docente em escolas da rede estadual no município de Picos-PI. 2025.159 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas - PPGEPE) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6157
Data de defesa: 7-Abr-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS – PPGEPE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRE_BEZERRA.pdfDissertação de Mestrado1,96 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.