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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6153
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O ENEM A PARTIR DE 2010: A DISCURSIVIZAÇÃO EM TORNO DO ACESSO À EDUCAÇÃO NO BRASIL |
Título(s) alternativo(s): | ENEM A PARTIR DE 2010: DISCURSIVIZACIÓN EN TORNO A LA ACCESO A LA EDUCACIÓN EN BRASIL |
Autor: | OLIVEIRA, Michelle Silva de ![]() |
Primeiro orientador: | FRANÇA, Glória da Ressurreição Abreu |
Primeiro membro da banca: | FRANÇA, Glória da Ressurreição Abreu |
Segundo membro da banca: | RIBEIRO, Mariana Aparecida de Oliveira |
Terceiro membro da banca: | CESTARI, Mariana Jafet |
Resumo: | Esta pesquisa de Mestrado situa-se na vertente materialista da Análise de Discurso e se propõe a investigar quais discursos estão em funcionamento nas propagandas oficiais do Prouni 2012, Enem 2013, 2014, 2015, 2017 e 2020 e como esses discursos se articulam com outras materialidades discursivas, analisando os efeitos de sentidos produzidos e (re) significados. Trata-se de um estudo composto a partir de um corpus heterogêneo, organizado a partir em 23 materialidades significantes, 10 imagéticas e 13 linguísticas retiradas das propagandas oficiais do Enem e Prouni e de outros elementos como charges, paródias e entrevistas. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é compreender quais discursos estão em funcionamento nas propagandas oficiais e como esses discursos se articulam com outras materialidades discursivas, analisando os efeitos de sentidos produzidos e (re) significados. O percurso foi delineado a partir dos seguintes objetivos específicos: compreender como e quais discursos estão em funcionamento nas propagandas oficiais; Identificar as regularidades discursivas nas propagandas oficiais do Enem e do Prouni na última década; Analisar a construção linguística e imagética das propagandas, investigando como elas contribuem para a produção de sujeitos e de sentidos; Analisar como as diferentes materialidades discursivas (re) significam os discursos apresentados nas propagandas oficiais, considerando os processos sociais e históricos. Para alcançar os objetivos, nos fundamentamos nas discussões da Análise de Discurso de vertente materialista, proposta por Michel Pêcheux (1997 [1969]; 2011, 2015 [1983]; 1997 [1975]; 1990), e Eni Orlandi (2012, 1981). Também nos ancoramos nos estudos de Suzy Lagazzi (2021; 2007), ao explorar a potência da imagem como tecnologia política de linguagem que afeta o sujeito; Mónica Zoppi-Fontana (2005; 2011, 1999) com as discussões sobre lugar de enunciação e a cidade como espaço simbólico; Barbosa (2003) com o conceito de meritocracia; Courtine (1999) e a memória discursiva; Thierry Guilbert (2020) e o modo de funcionamento do discurso neoliberal na publicidade e nas propagandas, entre outros autores. Com base nas análises compreendemos que os discursos sobre o acesso à educação é um espaço de tensões, onde os discursos neoliberais, meritocráticos, jurídicos e os de igualdade e inclusão coexistem e se confrontam. Também podemos observar que embora os discursos, as práticas e as políticas frequentemente evidenciam contradições que ainda reforçam as desigualdades, a implementação das políticas de acesso, como o sistema de cotas, o Sisu e outros políticas representam um marco na história da educação brasileira, sendo impossível ignorar os resultados positivos do Enem, porém devemos reconhecer que sozinho, ele mantém as lógicas dos velhos vestibulares. |
Abstract: | Esta investigación de Maestría se ubica en la vertiente materialista del Análisis del Discurso y tiene como objetivo investigar qué discursos están en funcionamiento en las publicidades oficiales y cómo estos discursos se articulan con otras materialidades discursivas, analizando los efectos de sentido producidos y los (re) significados. Se trata de un estudio compuesto por un corpus heterogéneo, organizado a partir de 23 materialidades significantes, 10 imagéticas y 13 textuales, extraídas de las publicidades oficiales del Prouni 2012 y Enem 2013, 2014, 2015, 2017 y 2020, así como de otros elementos como charges, parodias y entrevistas. Por lo tanto, el objetivo de esta investigación es comprender qué discursos están en funcionamiento en las publicidades oficiales y cómo estos discursos se articulan con otras materialidades discursivas, analizando los efectos de sentido producidos y los (re) significados. El recorrido fue delineado a partir de los siguientes objetivos específicos: comprender cómo y cuáles discursos están en funcionamiento en las publicidades oficiales; identificar las regularidades discursivas en las publicidades oficiales del Enem y el Prouni en la última década; analizar la construcción linguística e imagética de las publicidades, investigando cómo contribuyen a la producción de sujetos y de sentidos; analizar cómo las diferentes materialidades discursivas (re) significan los discursos presentados en las publicidades oficiales, considerando los procesos sociales e históricos. Para alcanzar los objetivos, nos basamos en las discusiones del Análisis del Discurso desde la vertiente materialista, propuesta por Michel Pêcheux (1997 [1969]; 2011, 2015 [1983]; 1997 [1975]; 1990) y Eni Orlandi (2012, 1981). También nos apoyamos en los estudios de Suzy Lagazzi (2021; 2007), al explorar la potencia de la imagen como tecnología política del lenguaje que afecta al sujeto; Mónica Zoppi-Fontana (2005; 2011, 1999) con las discusiones sobre el lugar de enunciación y la ciudad como espacio simbólico; Barbosa (2003) con el concepto de meritocracia; Courtine (1999) y la memoria discursiva; Thierry Guilbert (2020) y el modo de funcionamiento del discurso neoliberal en la publicidad y en las propagandas, entre otros autores. Con base en los análisis, entendemos que los discursos sobre el acceso a la educación son un espacio de tensiones, donde coexisten y se confrontan los discursos neoliberales, meritocráticos, jurídicos y los de igualdad e inclusión. También podemos observar que, aunque los discursos, las prácticas y las políticas frecuentemente evidencian contradicciones que aún refuerzan las desigualdades, la implementación de políticas de acceso, como el sistema de cuotas, el Sisu y otras políticas, representan un hito en la historia de la educación brasileña, siendo imposible ignorar los resultados positivos del Enem. Sin embargo, debemos reconocer que, por sí solo, mantiene las lógicas de los antiguos exámenes de admisión. |
Palavras-chave: | Discursos; Propagandas oficiais; Enem; Acesso à educação Discursos; Publicidades oficiales; Enem; Acceso a la educación |
Área(s) do CNPq: | Teoria e Análise Lingüística |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabal |
Citação: | OLIVEIRA, Michelle Silva de.O ENEM a partir de 2010: A discursivização em torno do acesso à educação no Brasil. 2025. 93 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6153 |
Data de defesa: | 27-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MICHELLE SILVA DE OLIVEIRA.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,65 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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