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Tipo do documento: Dissertação
Título: LÉLIA GONZALEZ E AMEFRICANIDADE: A construção do pensamento feminista negro no Brasil
Título(s) alternativo(s): LÉLIA GONZALEZ AND AMEFRICANITY: The construction of black feminist thought in Brazil
Autor: ANDRADE, Bruna Mayara Moura de 
Primeiro orientador: COUTINHO, Joana Aparecida
Primeiro membro da banca: COUTINHO, Joana Aparecida
Segundo membro da banca: SANTOS, Renata Cristina Gonçalves dos
Terceiro membro da banca: SHIOTA, Ricardo Ramos
Quarto membro da banca: FERREIRA, John Kennedy
Resumo: A pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição de Lélia Gonzalez para a formação do Pensamento Feminista Negro no Brasil. Com ênfase na categoria da Amefricanidade, termo criado pela autora que reflete a ideia de que a identidade e a cultura dos povos afrodescendentes na América Latina são formadas pela interseção entre as influências africanas e suas experiências vividas no continente americano. Nesse sentido, os povos latino-americanos compartilham a mesma experiência: o racismo. A Amefricanidade busca validar as particularidades desses povos, em especial as mulheres negras e indígenas. O método de análise utilizado foi o materialismo histórico, que oferece uma compreensão crítica da realidade social, enfatizando a relação entre as estruturas econômicas, as formas de consciência social e as práticas culturais e políticas. Por meio de pesquisa bibliográfica, foram analisadas as principais categorias trabalhadas por Gonzalez ao longo de sua vida intelectual – mito da democracia racial, ideologia do branqueamento, mulher negra – para, por fim, examinar sua contribuição para o Pensamento Feminista Negro no Brasil.
Abstract: The aim of this research was to analyze Lélia Gonzalez's contribution to the formation of Black Feminist Thought in Brazil. With an emphasis on the category of Amefricanity, a term coined by the author that reflects the idea that the identity and culture of people of African descent in Latin America are formed by the intersection between African influences and their experiences on the American continent. In this sense, Latin American peoples share the same experience: racism. Amefricanity seeks to validate the particularities of these peoples, especially black and indigenous women. The method of analysis used was historical materialism, which offers a critical understanding of social reality, emphasizing the relationship between economic structures, forms of social consciousness and cultural and political practices. Through bibliographical research, the main categories worked on by Gonzalez throughout her intellectual life were analyzed - the myth of racial democracy, the ideology of whitening, black women - in order to finally examine her contribution to Black Feminist Thought in Brazil.
Palavras-chave: Lélia Gonzalez;
Amefricanidade;
Feminismo Negro;
Mulher negra
Lélia Gonzalez;
Amefricanity;
Black feminism;
Black woman
Área(s) do CNPq: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO
Citação: ANDRADE, Bruna Mayara Moura de. Lélia Gonzalez e Amefricanidade: A construção do pensamento feminista negro no Brasil. 2025. 133 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6151
Data de defesa: 7-Mar-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

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