Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6143
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SOARES, Domingos Nelio Ferreira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2674501210626828 | por |
dc.contributor.advisor1 | TRINDADE, Brasilena Gottschall Pinto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4067687416547515 | por |
dc.contributor.referee1 | TRINDADE, Brasilena Gottschall Pinto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4067687416547515 | por |
dc.contributor.referee2 | CORDEIRO, Risaelma de Jesus Arcanjo Moura | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2108108377954751 | por |
dc.contributor.referee3 | CARVALHO, Rogério Lacerda | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0206458211924400 | por |
dc.date.accessioned | 2025-05-13T13:49:44Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-24 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Domingos Nelio Ferreira. O uso de jogos digitais nas aulas de música do ensino fundamental da educação básica.2025. 72 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6143 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa de mestrado aborda o uso de jogos digitais nas aulas de música no Ensino Fundamental da Educação Básica. Para tanto, descreve o perfil do ensino de Arte/Música e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) presentes na educação básica; reflete sobre a ludicidade e a aplicação de jogos digitais nesse contexto; aponta exemplos de jogos digitais relevantes para as aulas de música; e propõe atividades a serem desenvolvidas nessas aulas. Ao final, responde à questão-problema: como os jogos digitais podem ser utilizados nas aulas de música no Ensino Fundamental? Sua justificativa destaca a proximidade do autor com as práticas de jogos digitais, além das orientações educacionais e da necessidade de adaptar os recursos tecnológicos às características dos educandos. Sua metodologia baseia-se na abordagem qualitativa e no procedimento de pesquisa bibliográfica. A fundamentação teórica sustenta-se em documentos educacionais e em autores que discutem o ensino de música na educação básica, as TDIC, a ludicidade e os jogos digitais. Durante o processo, observou-se na Base Nacional Comum Curricular uma forte conexão entre o ensino de música e o uso de jogos digitais como recursos didáticos. Ao final, é apresentada uma proposta educacional que relaciona as competências específicas, os objetos de conhecimento e as habilidades musicais por meio do uso de cinco jogos digitais. | por |
dc.description.abstract | This master's research addresses the use of digital games in music classes in Elementary Education. To this end, it describes the profile of Art/Music teaching and Digital Information and Communication Technologies (TDIC) present in basic education; reflects on playfulness and the application of digital games in this context; points out examples of digital games relevant to music classes; and proposes activities to be developed in these classes. In the end, it answers the problem question: how can digital games be used in music classes in elementary school? His justification highlights the author's proximity to digital gaming practices, in addition to educational guidelines and the need to adapt technological resources to the characteristics of students. Its methodology is based on a qualitative approach and bibliographic research procedure. The theoretical foundation is based on educational documents and authors who discuss music teaching in basic education, TDIC, playfulness and digital games. During the process, a strong connection between music teaching and the use of digital games as teaching resources was observed in the National Common Curricular Base. At the end, an educational proposal is presented that relates specific skills, objects of knowledge and musical skills through the use of five digital games. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-05-13T13:49:44Z No. of bitstreams: 1 DOMINGOS NELIO FERREIRA SOARES.pdf: 1431554 bytes, checksum: 1e73fdd6a3fddbf7a6fefe850ca4d81d (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-13T13:49:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DOMINGOS NELIO FERREIRA SOARES.pdf: 1431554 bytes, checksum: 1e73fdd6a3fddbf7a6fefe850ca4d81d (MD5) Previous issue date: 2025-02-24 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE MÚSICA/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação básica; | por |
dc.subject | Ensino de música; | por |
dc.subject | Jogos digitais | por |
dc.subject | Basic education; | eng |
dc.subject | Music teaching; | eng |
dc.subject | Digital games | eng |
dc.subject.cnpq | Música | por |
dc.title | O USO DE JOGOS DIGITAIS NAS AULAS DE MÚSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA | por |
dc.title.alternative | THE USE OF DIGITAL GAMES IN MUSIC CLASSES IN ELEMENTARY SCHOOLS | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DOMINGOS NELIO FERREIRA SOARES.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,4 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.