Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6143
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOARES, Domingos Nelio Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2674501210626828por
dc.contributor.advisor1TRINDADE, Brasilena Gottschall Pinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4067687416547515por
dc.contributor.referee1TRINDADE, Brasilena Gottschall Pinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4067687416547515por
dc.contributor.referee2CORDEIRO, Risaelma de Jesus Arcanjo Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108108377954751por
dc.contributor.referee3CARVALHO, Rogério Lacerda-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0206458211924400por
dc.date.accessioned2025-05-13T13:49:44Z-
dc.date.issued2025-02-24-
dc.identifier.citationSOARES, Domingos Nelio Ferreira. O uso de jogos digitais nas aulas de música do ensino fundamental da educação básica.2025. 72 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6143-
dc.description.resumoEsta pesquisa de mestrado aborda o uso de jogos digitais nas aulas de música no Ensino Fundamental da Educação Básica. Para tanto, descreve o perfil do ensino de Arte/Música e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) presentes na educação básica; reflete sobre a ludicidade e a aplicação de jogos digitais nesse contexto; aponta exemplos de jogos digitais relevantes para as aulas de música; e propõe atividades a serem desenvolvidas nessas aulas. Ao final, responde à questão-problema: como os jogos digitais podem ser utilizados nas aulas de música no Ensino Fundamental? Sua justificativa destaca a proximidade do autor com as práticas de jogos digitais, além das orientações educacionais e da necessidade de adaptar os recursos tecnológicos às características dos educandos. Sua metodologia baseia-se na abordagem qualitativa e no procedimento de pesquisa bibliográfica. A fundamentação teórica sustenta-se em documentos educacionais e em autores que discutem o ensino de música na educação básica, as TDIC, a ludicidade e os jogos digitais. Durante o processo, observou-se na Base Nacional Comum Curricular uma forte conexão entre o ensino de música e o uso de jogos digitais como recursos didáticos. Ao final, é apresentada uma proposta educacional que relaciona as competências específicas, os objetos de conhecimento e as habilidades musicais por meio do uso de cinco jogos digitais.por
dc.description.abstractThis master's research addresses the use of digital games in music classes in Elementary Education. To this end, it describes the profile of Art/Music teaching and Digital Information and Communication Technologies (TDIC) present in basic education; reflects on playfulness and the application of digital games in this context; points out examples of digital games relevant to music classes; and proposes activities to be developed in these classes. In the end, it answers the problem question: how can digital games be used in music classes in elementary school? His justification highlights the author's proximity to digital gaming practices, in addition to educational guidelines and the need to adapt technological resources to the characteristics of students. Its methodology is based on a qualitative approach and bibliographic research procedure. The theoretical foundation is based on educational documents and authors who discuss music teaching in basic education, TDIC, playfulness and digital games. During the process, a strong connection between music teaching and the use of digital games as teaching resources was observed in the National Common Curricular Base. At the end, an educational proposal is presented that relates specific skills, objects of knowledge and musical skills through the use of five digital games.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-05-13T13:49:44Z No. of bitstreams: 1 DOMINGOS NELIO FERREIRA SOARES.pdf: 1431554 bytes, checksum: 1e73fdd6a3fddbf7a6fefe850ca4d81d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-13T13:49:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DOMINGOS NELIO FERREIRA SOARES.pdf: 1431554 bytes, checksum: 1e73fdd6a3fddbf7a6fefe850ca4d81d (MD5) Previous issue date: 2025-02-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MÚSICA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação básica;por
dc.subjectEnsino de música;por
dc.subjectJogos digitaispor
dc.subjectBasic education;eng
dc.subjectMusic teaching;eng
dc.subjectDigital gameseng
dc.subject.cnpqMúsicapor
dc.titleO USO DE JOGOS DIGITAIS NAS AULAS DE MÚSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.title.alternativeTHE USE OF DIGITAL GAMES IN MUSIC CLASSES IN ELEMENTARY SCHOOLSeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOMINGOS NELIO FERREIRA SOARES.pdfDissertação de Mestrado1,4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.