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Tipo do documento: Dissertação
Título: Cartografias afetivas no bairro da Cidade Operária: contribuições da educação estética do espaço urbano para o ensino de artes visuais
Título(s) alternativo(s): Affective cartographies in the Cidade Operária neighborhood: contributions of the aesthetic education of urban space to the teaching of visual arts
Autor: SILVA, Rafaela Cristina da 
Primeiro orientador: MATOS, Elisene Castro
Primeiro membro da banca: MATOS, Elisene Castro
Segundo membro da banca: COSTA FILHO, José Almir Valente
Terceiro membro da banca: FONSECA, Luisa Maria Pereira Osório da
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma contribuição para as pesquisas voltadas ao campo da arte/educação e da educação estética urbana ao Ensino de Artes Visuais. Inserida na linha de pesquisa Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, adotou-se como tema central o Ensino de Arte, Cultura e Memória, produzindo uma proposta voltada para a contextualização da Cultura Urbana do bairro da Cidade Operária, promovendo um trabalho voltado ao olhar sensível para a estética do cotidiano. Analisamos como o Ensino de Artes Visuais pode contribuir na construção de relações de pertencimento à identidade cultural do bairro da Cidade Operária, tivemos como público-alvo os alunos do 7° ano da UEB Professor Nascimento de Moraes, coletamos as narrativas urbanas do bairro, contextualizando-as no espaço da sala de aula. A pesquisa teve como motivação o reflexo das influências culturais contemporâneas no comportamento dos educandos no ambiente da escola, uma vez que não demonstravam o mesmo interesse pelos aspectos culturais dos territórios onde vivem e por desconhecerem a produção local e os artistas urbanos destes territórios. Pontua-se o papel do/a arte/educador/a na construção de sujeitos que podem e devem ser atuantes na disseminação de cultura e por isso devem ter um papel fundamental na comunidade da qual fazem parte. Adotou-se a metodologia da pesquisa-ação e da pesquisa de campo de âmbito exploratória e explicativa com abordagem qualitativa. Adotou-se como aporte teórico autores que dialogassem com o tema central da pesquisa, tais como, Archer (2019), Benevolvo (2019), Bergson (1999), Bosi (2023), Cesar (2014), Deleuze e Gitahy (1999), Meira (2014), Halbwachs (2023), Peixoto (2012), Noronha (2017), Pallamin (2015), Rolnik (2016), Sanches (2018), Scovino (2015), Silva (2001, 2014, 2015), Souza (2022) e Tassarini (2001). Como resultado deste trabalho oferecemos à comunidade escolar caminhos para uma educação mais sensível e humanista em Artes Visuais, promovendo um aprendizado mais significativo, com estímulo à criatividade e desenvolvimento de um sentimento de perteça à comunidade escolar do qual fazem parte.
Abstract: This research makes a contribution to the field of art/education and urban aesthetic education in Visual Arts Teaching. Inserted in the research line Processes of teaching, learning and creation in the arts, the central theme adopted was the Teaching of Art, Culture and Memory, producing a proposal aimed at contextualizing the Urban Culture of the Cidade Operária neighbourhood, promoting a sensitive look at the aesthetics of everyday life. We analyzed how the teaching of visual arts can contribute to building relationships of belonging to the cultural identity of the Cidade Operária neighborhood. We targeted 7th grade students at UEB Professor Nascimento de Moraes, collecting urban narratives from the neighborhood and contextualizing them in the classroom. The research was motivated by the reflection of contemporary cultural influences on students' behavior in the school environment, since they did not show the same interest in the cultural aspects of the territories where they live and were unaware of the local production and urban artists of these territories. It highlights the role of the art educator in building subjects who can and should be active in disseminating culture and who should therefore play a fundamental role in the community they belong to. The methodology adopted was action research and exploratory and explanatory field research with a qualitative approach. As a theoretical contribution, authors who dialogued with the central theme of the research were adopted, such as Archer (2019), Benevolvo (2019), Bergson (1999), Bosi (2023), Cesar (2014), Deleuze and Gitahy (1999), Meira (2014), Halbwachs (2023), Peixoto (2012), Noronha (2017), Pallamin (2015), Rolnik (2016), Sanches (2018), Scovino (2015), Silva (2001, 2014, 2015), Souza (2022) and Tassarini (2001). As a result of this work, we offer the school community paths to a more sensitive and humanistic education in Visual Arts, promoting more meaningful learning, stimulating creativity and developing a sense of belonging to the school community of which they are part.
Palavras-chave: ensino de arte;
memória;
estética do cotidiano;
arte urbana;
cartografias afetivas.
art teaching;
memory;
aesthetics of everyday life;
urban art;
affective cartographies.
Área(s) do CNPq: Artes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: SILVA, Rafaela Cristina da. Cartografias afetivas no bairro da Cidade Operária: contribuições da educação estética do espaço urbano para o ensino de artes visuais. 2025. 112 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6138
Data de defesa: 25-Fev-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

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