Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6137
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Maria Francisca Batista da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9321552352945087por
dc.contributor.advisor1MATOS, Elisene Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7947326047449437por
dc.contributor.referee1MATOS, Elisene Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7947326047449437por
dc.contributor.referee2DOMINGOS, Reinaldo Portal-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8229776774250482por
dc.contributor.referee3FONSECA, Luisa Maria Pereira Osorio da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7111745058057562por
dc.contributor.referee4SÉRVIO, Pablo Petit Passos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1358162078604076por
dc.date.accessioned2025-05-09T15:58:50Z-
dc.date.issued2025-02-25-
dc.identifier.citationSOUZA, Maria Francisca Batista da Silva. Arte urbana e o artivismo antirracista no contexto educacional do ensino médio de tempo integral. 2025. 126 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6137-
dc.description.resumoEste estudo investiga como a Arte pode combater o preconceito racial em escolas. Realizado no Ensino Médio de Tempo Integral Pedro Mendes Pessoa, o trabalho analisa como expressões artísticas abordam temas sociais, despertando reflexões e mobilizando atitudes positivas. O objetivo principal é analisar práticas pedagógicas que integram arte urbana e artivismo antirracista no ensino médio, visando à formação de cidadãos críticos e conscientes. Baseia-se na teoria da "Educação através da arte", de Herbert Read, e nos apontamentos de Duarte Júnior, que propõe a arte como ferramenta para a sensibilidade e a reflexão crítica. Utiliza uma metodologia de pesquisa-ação, combinando pesquisa bibliográfica e de campo com a análise de atividades pedagógicas. A integração do currículo de Arte com temas sociais na escola e especificamente de combate ao preconceito racial é o componente central da abordagem. As atividades pedagógicas desenvolvidas mostram que a arte urbana e o artivismo antirracista promovem uma educação inclusiva e engajada. A análise dos dados coletados, por meio de questionários e entrevistas, revela que os estudantes desenvolvem habilidades de pensamento crítico, empatia e expressão criativa. Assim, para dialogar sobre esses temas buscou-se como referências teóricas os autores Lukács (1965), Hernández (2000, 2011), Ranciére (2012), Duarte Junior (2012), Samain (2012), Gitahy (1999), Rezende (2006), Mesquita (2008), Coleto (2010), Mourão (2014), Raposo (2015), Funíca (2015), Almeida (2018), dentre outros. Além disso, foram usadas as leis educacionais vigentes, como a Lei de Diretrizes e Bases - LDB 9394-96, e os documentos educacionais como a Base Comum Curricular (BNCC), os Temas Contemporâneos Transversais e os Parâmetros Curriculares Nacionais. A conclusão destaca que a arte pode ser uma aliada poderosa na promoção da justiça social e na redução do preconceito racial, preparando os alunos para enfrentar desafios de forma criativa e resiliente. O estudo preenche uma lacuna na literatura ao explorar a integração da arte urbana e do artivismo antirracista no contexto educacional, contribuindo para práticas pedagógicas mais engajadas.por
dc.description.abstractThis study investigates how art can combat racial prejudice in schools. Carried out at the Full-time High School Pedro Mendes Pessoa, the work analyzes how artistic expressions address social themes, awakening reflections and mobilizing positive attitudes. The main objective is to analyze pedagogical practices that integrate urban art and anti-racist artivism in high school, aiming to form critical and conscious citizens. It is based on the theory of "Education through art" by Herbert Read, and on the notes of Duarte Júnior, who proposes art as a tool for sensitivity and critical reflection. It uses an action research methodology, combining bibliographic and field research with the analysis of pedagogical activities. The integration of the Art curriculum with social themes at school and specifically combating racial prejudice is the central component of the approach. The pedagogical activities developed show that urban art and anti- racist artivism promote inclusive and engaged education. Analysis of the data collected, through questionnaires and interviews, reveals that students develop critical thinking skills, empathy and creative expression. Thus, to discuss these themes, the authors Lukács (1965), Hernández (2000, 2011), Ranciére (2012), Duarte Junior (2012), Samain (2012), Gitahy (1999), Rezende (2006), Mesquita (2008), Coleto (2010), Mourão (2014), Raposo (2015), Funíca (2015), Almeida (2018), among others. In addition, current educational laws will be used such as the Law of Guidelines and Bases - LDB 9394-96 and educational documents such as the Common Curricular Base (BNCC), Contemporary Transversal Themes and National Curricular Parameters. The conclusion highlights that art can be a powerful ally in promoting social justice and reducing racial prejudice, preparing students to face challenges in a creative and resilient way. The study fills a gap in the literature by exploring the integration of urban art and anti-racist artivism in the educational context, contributing to more engaged pedagogical practices.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-05-09T15:58:50Z No. of bitstreams: 1 MARIAFRANCISCABATISTADASILVASOUZA.pdf: 7507107 bytes, checksum: d077f084c1707015ffefeec6a4e7c91b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-09T15:58:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIAFRANCISCABATISTADASILVASOUZA.pdf: 7507107 bytes, checksum: d077f084c1707015ffefeec6a4e7c91b (MD5) Previous issue date: 2025-02-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectartivismo;por
dc.subjectantirracismo;por
dc.subjectarte urbana;por
dc.subjectEnsino Médio Integral;por
dc.subjectpreconceito racial.por
dc.subjectartivism;eng
dc.subjectanti-racism;eng
dc.subjecturban art;eng
dc.subjectFull-time High School;eng
dc.subjectracial prejudice.eng
dc.subject.cnpqArtespor
dc.titleArte urbana e o artivismo antirracista no contexto educacional do ensino médio de tempo integralpor
dc.title.alternativeUrban art and anti-racist artivism in the educational context of full-time high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIAFRANCISCABATISTADASILVASOUZA.pdfDissertação de Mestrado7,33 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.