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Tipo do documento: Dissertação
Título: Arte urbana e o artivismo antirracista no contexto educacional do ensino médio de tempo integral
Título(s) alternativo(s): Urban art and anti-racist artivism in the educational context of full-time high school
Autor: SOUZA, Maria Francisca Batista da Silva 
Primeiro orientador: MATOS, Elisene Castro
Primeiro membro da banca: MATOS, Elisene Castro
Segundo membro da banca: DOMINGOS, Reinaldo Portal
Terceiro membro da banca: FONSECA, Luisa Maria Pereira Osorio da
Quarto membro da banca: SÉRVIO, Pablo Petit Passos
Resumo: Este estudo investiga como a Arte pode combater o preconceito racial em escolas. Realizado no Ensino Médio de Tempo Integral Pedro Mendes Pessoa, o trabalho analisa como expressões artísticas abordam temas sociais, despertando reflexões e mobilizando atitudes positivas. O objetivo principal é analisar práticas pedagógicas que integram arte urbana e artivismo antirracista no ensino médio, visando à formação de cidadãos críticos e conscientes. Baseia-se na teoria da "Educação através da arte", de Herbert Read, e nos apontamentos de Duarte Júnior, que propõe a arte como ferramenta para a sensibilidade e a reflexão crítica. Utiliza uma metodologia de pesquisa-ação, combinando pesquisa bibliográfica e de campo com a análise de atividades pedagógicas. A integração do currículo de Arte com temas sociais na escola e especificamente de combate ao preconceito racial é o componente central da abordagem. As atividades pedagógicas desenvolvidas mostram que a arte urbana e o artivismo antirracista promovem uma educação inclusiva e engajada. A análise dos dados coletados, por meio de questionários e entrevistas, revela que os estudantes desenvolvem habilidades de pensamento crítico, empatia e expressão criativa. Assim, para dialogar sobre esses temas buscou-se como referências teóricas os autores Lukács (1965), Hernández (2000, 2011), Ranciére (2012), Duarte Junior (2012), Samain (2012), Gitahy (1999), Rezende (2006), Mesquita (2008), Coleto (2010), Mourão (2014), Raposo (2015), Funíca (2015), Almeida (2018), dentre outros. Além disso, foram usadas as leis educacionais vigentes, como a Lei de Diretrizes e Bases - LDB 9394-96, e os documentos educacionais como a Base Comum Curricular (BNCC), os Temas Contemporâneos Transversais e os Parâmetros Curriculares Nacionais. A conclusão destaca que a arte pode ser uma aliada poderosa na promoção da justiça social e na redução do preconceito racial, preparando os alunos para enfrentar desafios de forma criativa e resiliente. O estudo preenche uma lacuna na literatura ao explorar a integração da arte urbana e do artivismo antirracista no contexto educacional, contribuindo para práticas pedagógicas mais engajadas.
Abstract: This study investigates how art can combat racial prejudice in schools. Carried out at the Full-time High School Pedro Mendes Pessoa, the work analyzes how artistic expressions address social themes, awakening reflections and mobilizing positive attitudes. The main objective is to analyze pedagogical practices that integrate urban art and anti-racist artivism in high school, aiming to form critical and conscious citizens. It is based on the theory of "Education through art" by Herbert Read, and on the notes of Duarte Júnior, who proposes art as a tool for sensitivity and critical reflection. It uses an action research methodology, combining bibliographic and field research with the analysis of pedagogical activities. The integration of the Art curriculum with social themes at school and specifically combating racial prejudice is the central component of the approach. The pedagogical activities developed show that urban art and anti- racist artivism promote inclusive and engaged education. Analysis of the data collected, through questionnaires and interviews, reveals that students develop critical thinking skills, empathy and creative expression. Thus, to discuss these themes, the authors Lukács (1965), Hernández (2000, 2011), Ranciére (2012), Duarte Junior (2012), Samain (2012), Gitahy (1999), Rezende (2006), Mesquita (2008), Coleto (2010), Mourão (2014), Raposo (2015), Funíca (2015), Almeida (2018), among others. In addition, current educational laws will be used such as the Law of Guidelines and Bases - LDB 9394-96 and educational documents such as the Common Curricular Base (BNCC), Contemporary Transversal Themes and National Curricular Parameters. The conclusion highlights that art can be a powerful ally in promoting social justice and reducing racial prejudice, preparing students to face challenges in a creative and resilient way. The study fills a gap in the literature by exploring the integration of urban art and anti-racist artivism in the educational context, contributing to more engaged pedagogical practices.
Palavras-chave: artivismo;
antirracismo;
arte urbana;
Ensino Médio Integral;
preconceito racial.
artivism;
anti-racism;
urban art;
Full-time High School;
racial prejudice.
Área(s) do CNPq: Artes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: SOUZA, Maria Francisca Batista da Silva. Arte urbana e o artivismo antirracista no contexto educacional do ensino médio de tempo integral. 2025. 126 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6137
Data de defesa: 25-Fev-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

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