Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6136
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Fagner Christiê da Costa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0939437237765038 | por |
dc.contributor.advisor1 | PADILHA, Antônio Francisco de Sales | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0984475664212794 | por |
dc.contributor.referee1 | PADILHA, Antônio Francisco de Sales | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0984475664212794 | por |
dc.contributor.referee2 | DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6152212644682366 | por |
dc.contributor.referee3 | PEREIRA, Leonardo Corrêa Botta | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/233751562518450 | por |
dc.date.accessioned | 2025-05-09T15:39:26Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Fagner Christiê da Costa. Sob o ritmo do Boi nos quatro cantos de Timon: abordando a rítmica do Bumba Meu Boi Riso da Mocidade com alunos de ensino fundamental em anos finais. 2025. 170 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6136 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir da minha experiência como professor de arte na E.M.E.F. Luís Miguel Budaruiche, em Timon (MA), envolvendo o Bumba Meu Boi como objeto de estudo e prática pedagógica musical. Motivado por inquietações sobre como aprimorar atividades artísticas em sala de aula. A pesquisa investiga o Bumba Meu Boi em suas dimensões histórica, social e musical, com foco na rítmica do "sotaque da Ilha" e na construção de instrumentos percussivos com materiais alternativos. A abordagem metodológica incluiu entrevistas com membros do grupo, análise de referências teóricas e uma perspectiva participativa em sala de aula, conectando saberes tradicionais e escolares. A proposta culmina na criação de uma sequência didática, enfatizando o ensino de polirritmias e a valorização da cultura popular como elemento identitário, por meio de um processo que envolve a educação musical. O trabalho destaca o impacto educativo da manifestação cultural, promovendo o reconhecimento da diversidade cultural e a integração de saberes orais no ambiente escolar. Ao final, proponho junto aos resultados da pesquisa, um formato das oficinas, ressaltando a relevância do Bumba Meu Boi como ferramenta pedagógica e de fortalecimento identitário. | por |
dc.description.abstract | This work presents research developed from my experience as an art teacher at E.M.E.F. Luís Miguel Budaruiche, in Timon (MA), involving Bumba Meu Boi as an object of study and a pedagogical musical practice. Motivated by concerns about how to improve artistic activities in the classroom, the research investigates Bumba Meu Boi in its historical, social, and musical dimensions, focusing on the rhythmic patterns of the "sotaque da Ilha" and the construction of percussion instruments using alternative materials. The methodological approach included interviews with group members, analysis of theoretical references, and a participatory perspective in the classroom, connecting traditional and academic knowledge. The proposal culminates in the creation of a didactic sequence, emphasizing the teaching of polyrhythms and the appreciation of popular culture as an element of identity through a process involving musical education. The study highlights the educational impact of this cultural manifestation, promoting the recognition of cultural diversity and the integration of oral knowledge into the school environment. In the end, the author analyzes the research results and the implementation of workshops, emphasizing the relevance of Bumba Meu Boi as a pedagogical tool and a means of strengthening identity. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-05-09T15:39:26Z No. of bitstreams: 1 FAGNERCHRISTIÊDACOSTASILVA.pdf: 4002868 bytes, checksum: da70b77d400125f5157ab894ac57b911 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-09T15:39:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FAGNERCHRISTIÊDACOSTASILVA.pdf: 4002868 bytes, checksum: da70b77d400125f5157ab894ac57b911 (MD5) Previous issue date: 2025-02-25 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Bumba Meu Boi; | por |
dc.subject | educação musical; | por |
dc.subject | polirritmia; | por |
dc.subject | cultura. | por |
dc.subject | Bumba Meu Boi; | eng |
dc.subject | music education; | eng |
dc.subject | Polyrhythm; | eng |
dc.subject | culture. | eng |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.subject.cnpq | Música | por |
dc.title | Sob o ritmo do Boi nos quatro cantos de Timon: abordando a rítmica do Bumba Meu Boi Riso da Mocidade com alunos de ensino fundamental em anos finais | por |
dc.title.alternative | Under the rhythm of the Boi in the four corners of Timon: approaching the rhythm of Bumba Meu Boi Riso da Mocidade with elementary school students in the final years | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FAGNERCHRISTIÊDACOSTASILVA.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,91 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.