Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6127
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLOBÃO, Morgana Abtibol Vale-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8832947375574934por
dc.contributor.advisor1BRAGA, Ana Socorro Ramos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5268134116246827por
dc.contributor.referee1BRAGA, Ana Socorro Ramos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5268134116246827por
dc.contributor.referee2MATOS, Elisene Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7947326047449437por
dc.contributor.referee3MENEZES, Flávia Andresa Oliveira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4955093683042534por
dc.date.accessioned2025-05-07T11:46:25Z-
dc.date.issued2025-03-08-
dc.identifier.citationLOBÃO, Morgana Abtibol Vale. O Auto do Peixe Azul a partir do teatro do oprimido: uma prática pedagógica no 9o ano da Unidade Integrada Sarney Filho em Raposa – Maranhão. 2025. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6127-
dc.description.resumoEste estudo aborda sobre o ensino de Arte, em diálogo com os elementos do Bumba Meu Boi do Maranhão, destacando-se os objetivos estabelecidos pelos PCNs, BNCC, Proposta Curricular do Município de Raposa. O objetivo da pesquisa é analisar o processo de ensino e aprendizagem em Arte, a partir dos elementos do Bumba Meu Boi do Maranhão, com ênfase na metodologia do Teatro do Oprimido destacando-se as histórias de vida dos estudantes do 9o ano da Unidade Integrada Sarney Filho, no município de Raposa/MA e de seus antepassados, no intuito de se compreender o contexto social, econômico e cultural. O método do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, com destaque para o Teatro Imagem considera o estudante enquanto “espect./ator”, relacionando com as questões socioeconômicas e culturais da sociedade maranhense. A fundamentação teórica, baseou-se, principalmente, nas contribuições de Augusto Boal e Paulo Freire. Os resultados apontam para a promoção da reflexão crítica, a expressão cultural local e o desenvolvimento pessoal dos estudantes, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e atuantes na construção de uma sociedade mais justa e democrática.por
dc.description.abstractThis study deals with the teaching of Art, in dialog with the elements of Bumba Meu Boi do Maranhão, highlighting the objectives established by the PCNs, BNCC, Curriculum Proposal of the Municipality of Raposa. The aim of the research is to analyze the teaching and learning process in Art, based on the elements of Bumba Meu Boi do Maranhão, with an emphasis on the methodology of the Theatre of the Oppressed, highlighting the life stories of the 9th grade students of the Sarney Filho Integrated Unit, in the municipality of Raposa/MA and their ancestors, in order to understand the social, economic and cultural context. Augusto Boal's Theater of the Oppressed method, with emphasis on Image Theater, considers the student as a spectator/actor, relating them to the socio-economic and cultural issues of Maranhão society. The theoretical foundation was based mainly on the contributions of Augusto Boal and Paulo Freire. The results point to the promotion of critical reflection, local cultural expression and the personal development of the students, contributing to the formation of citizens who are more aware and active in building a fairer and more democratic society.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-05-07T11:46:25Z No. of bitstreams: 1 MORGANAABTIBOLVALELOBÃO.pdf: 3561269 bytes, checksum: 373521bfcb01397efab0d18be94e76dc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-07T11:46:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MORGANAABTIBOLVALELOBÃO.pdf: 3561269 bytes, checksum: 373521bfcb01397efab0d18be94e76dc (MD5) Previous issue date: 2025-03-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeatro do Oprimido;por
dc.subjectBumba Meu Boi;por
dc.subjectTeatro Imagem;por
dc.subjectEnsino de Arte.por
dc.subjectTheater of the Oppressed;eng
dc.subjectAuto do Bumba Meu Boi;eng
dc.subjectScenic;eng
dc.subjectGames;eng
dc.subjectExercises.eng
dc.subject.cnpqTeatropor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleO Auto do Peixe Azul a partir do teatro do oprimido: uma prática pedagógica no 9o ano da Unidade Integrada Sarney Filho em Raposa – Maranhãopor
dc.title.alternativeThe Auto do Peixe Azul from the theater of the oppressed: a pedagogical practice in the 9th year of the Sarney Filho Integrated Unit in Raposa - Maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MORGANAABTIBOLVALELOBÃO.pdfDissertação de Mestrado3,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.