Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6127
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | LOBÃO, Morgana Abtibol Vale | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8832947375574934 | por |
dc.contributor.advisor1 | BRAGA, Ana Socorro Ramos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5268134116246827 | por |
dc.contributor.referee1 | BRAGA, Ana Socorro Ramos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5268134116246827 | por |
dc.contributor.referee2 | MATOS, Elisene Castro | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7947326047449437 | por |
dc.contributor.referee3 | MENEZES, Flávia Andresa Oliveira de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4955093683042534 | por |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T11:46:25Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-08 | - |
dc.identifier.citation | LOBÃO, Morgana Abtibol Vale. O Auto do Peixe Azul a partir do teatro do oprimido: uma prática pedagógica no 9o ano da Unidade Integrada Sarney Filho em Raposa – Maranhão. 2025. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6127 | - |
dc.description.resumo | Este estudo aborda sobre o ensino de Arte, em diálogo com os elementos do Bumba Meu Boi do Maranhão, destacando-se os objetivos estabelecidos pelos PCNs, BNCC, Proposta Curricular do Município de Raposa. O objetivo da pesquisa é analisar o processo de ensino e aprendizagem em Arte, a partir dos elementos do Bumba Meu Boi do Maranhão, com ênfase na metodologia do Teatro do Oprimido destacando-se as histórias de vida dos estudantes do 9o ano da Unidade Integrada Sarney Filho, no município de Raposa/MA e de seus antepassados, no intuito de se compreender o contexto social, econômico e cultural. O método do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, com destaque para o Teatro Imagem considera o estudante enquanto “espect./ator”, relacionando com as questões socioeconômicas e culturais da sociedade maranhense. A fundamentação teórica, baseou-se, principalmente, nas contribuições de Augusto Boal e Paulo Freire. Os resultados apontam para a promoção da reflexão crítica, a expressão cultural local e o desenvolvimento pessoal dos estudantes, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e atuantes na construção de uma sociedade mais justa e democrática. | por |
dc.description.abstract | This study deals with the teaching of Art, in dialog with the elements of Bumba Meu Boi do Maranhão, highlighting the objectives established by the PCNs, BNCC, Curriculum Proposal of the Municipality of Raposa. The aim of the research is to analyze the teaching and learning process in Art, based on the elements of Bumba Meu Boi do Maranhão, with an emphasis on the methodology of the Theatre of the Oppressed, highlighting the life stories of the 9th grade students of the Sarney Filho Integrated Unit, in the municipality of Raposa/MA and their ancestors, in order to understand the social, economic and cultural context. Augusto Boal's Theater of the Oppressed method, with emphasis on Image Theater, considers the student as a spectator/actor, relating them to the socio-economic and cultural issues of Maranhão society. The theoretical foundation was based mainly on the contributions of Augusto Boal and Paulo Freire. The results point to the promotion of critical reflection, local cultural expression and the personal development of the students, contributing to the formation of citizens who are more aware and active in building a fairer and more democratic society. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-05-07T11:46:25Z No. of bitstreams: 1 MORGANAABTIBOLVALELOBÃO.pdf: 3561269 bytes, checksum: 373521bfcb01397efab0d18be94e76dc (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-07T11:46:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MORGANAABTIBOLVALELOBÃO.pdf: 3561269 bytes, checksum: 373521bfcb01397efab0d18be94e76dc (MD5) Previous issue date: 2025-03-08 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Teatro do Oprimido; | por |
dc.subject | Bumba Meu Boi; | por |
dc.subject | Teatro Imagem; | por |
dc.subject | Ensino de Arte. | por |
dc.subject | Theater of the Oppressed; | eng |
dc.subject | Auto do Bumba Meu Boi; | eng |
dc.subject | Scenic; | eng |
dc.subject | Games; | eng |
dc.subject | Exercises. | eng |
dc.subject.cnpq | Teatro | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.title | O Auto do Peixe Azul a partir do teatro do oprimido: uma prática pedagógica no 9o ano da Unidade Integrada Sarney Filho em Raposa – Maranhão | por |
dc.title.alternative | The Auto do Peixe Azul from the theater of the oppressed: a pedagogical practice in the 9th year of the Sarney Filho Integrated Unit in Raposa - Maranhão | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MORGANAABTIBOLVALELOBÃO.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,48 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.