Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6126
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERREIRA, Jardel Rufino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4631361569249388por
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Josenildo de Jesus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9341633651001873por
dc.contributor.referee1PEREIRA, Josenildo de Jesus-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9341633651001873por
dc.contributor.referee2MIRANDA, Osmilde Augusto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4749301069917576por
dc.contributor.referee3BARROS, Antonio Evaldo Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0657826399373769por
dc.date.accessioned2025-05-07T11:35:12Z-
dc.date.issued2025-01-30-
dc.identifier.citationFERREIRA, Jardel Rufino. Histórias conectadas: cooperação Brasil/África e a produção acadêmica de africanos no Brasil contemporâneo. 2025. 118 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6126-
dc.description.resumoA presente dissertação investigou de que forma as redes de Cooperação Educacional Brasil/África influenciaram as discussões e produções acadêmicas na perspectiva decolonial. Para isso, analisou-se a trajetória de cinco docentes africanos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com foco em suas produções acadêmicas sobre o continente africano e seus enfrentamentos às narrativas eurocêntricas. Também foi discutido o processo de desvalorização histórica das contribuições intelectuais africanas e os esforços institucionais que visam combater essa marginalização. Entre os esforços analisados, destacam-se os programas PEC-G, PEC-PG e a UNILAB, que têm contribuído para o fortalecimento das cooperações Sul-Sul. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamentou-se na perspectiva decolonial, especialmente nos conceitos de Boaventura de Sousa Santos e Walter Mignolo, para explorar as disputas de poder e os processos de resistência nas produções desses intelectuais. Os resultados apontaram que, embora os programas PEC-G e PEC-PG tenham desempenhado um papel inicial relevante, apresentaram limitações no fortalecimento das redes de cooperação. Por outro lado, a UNILAB consolidou-se como um espaço estratégico para o desenvolvimento de um pensamento decolonial, apesar de enfrentar desafios financeiros e organizacionais. As análises evidenciaram que as produções dos docentes abordam temas como ancestralidade, educação e desenvolvimento sustentável nos PALOP, desafiando estereótipos e promovendo novos olhares sobre o continente africano, em sintonia com perspectivas pós-coloniais, utilizando-se de forma recorrente da oralidade. Contudo, as teorias europeias ainda exercem uma grande influência em seus trabalhos.por
dc.description.abstractThis dissertation investigated how the Brazil/Africa Educational Cooperation networks influenced academic discussions and productions from a decolonial perspective. To this end, the trajectory of five African professors at the University of International Integration of Afro- Brazilian Lusophony (UNILAB) was analyzed, focusing on their academic productions about the African continent and their confrontations with Eurocentric narratives. The historical devaluation of African intellectual contributions and the institutional efforts aimed at combating this marginalization were also discussed. Among the efforts analyzed, the PEC-G, PEC-PG programs, and UNILAB stand out, as they have contributed to strengthening South-South cooperation. The research, with a qualitative approach, was grounded in the decolonial perspective, particularly in the concepts of Boaventura de Sousa Santos and Walter Mignolo, to explore the power struggles and resistance processes in the works of these intellectuals. The results indicated that, although the PEC-G and PEC-PG programs played an important initial role, they showed limitations in strengthening the cooperation networks. On the other hand, UNILAB has consolidated itself as a strategic space for the development of decolonial thinking, despite facing financial and organizational challenges. The analyses revealed that the professors' works address themes such as ancestry, education, and sustainable development in the PALOP, challenging stereotypes and promoting new perspectives on the African continent, in line with postcolonial perspectives, frequently using orality. However, European theories still exert a significant influence on their work.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-05-07T11:35:12Z No. of bitstreams: 1 JARDELRUFINOFERREIRA.pdf: 1472630 bytes, checksum: af1d17943ac2992796073c497ef93abb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-07T11:35:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JARDELRUFINOFERREIRA.pdf: 1472630 bytes, checksum: af1d17943ac2992796073c497ef93abb (MD5) Previous issue date: 2025-01-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDocentes palopianos;por
dc.subjectPEC-G;por
dc.subjectPEC-PG;por
dc.subjectUNILAB;por
dc.subjectCooperação Sul-Sul.por
dc.subjectPALOP professors;eng
dc.subjectPEC-G;eng
dc.subjectPEC-PG;eng
dc.subjectUNILAB;eng
dc.subjectSouth-South Cooperation.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.titleHistórias conectadas: cooperação Brasil/África e a produção acadêmica de africanos no Brasil contemporâneopor
dc.title.alternativeConnected stories: Brazil/Africa cooperation and the academic production of Africans in contemporary Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JARDELRUFINOFERREIRA.pdfDissertação de Mestrado1,44 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.