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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6126
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Histórias conectadas: cooperação Brasil/África e a produção acadêmica de africanos no Brasil contemporâneo |
Título(s) alternativo(s): | Connected stories: Brazil/Africa cooperation and the academic production of Africans in contemporary Brazil |
Autor: | FERREIRA, Jardel Rufino ![]() |
Primeiro orientador: | PEREIRA, Josenildo de Jesus |
Primeiro membro da banca: | PEREIRA, Josenildo de Jesus |
Segundo membro da banca: | MIRANDA, Osmilde Augusto |
Terceiro membro da banca: | BARROS, Antonio Evaldo Almeida |
Resumo: | A presente dissertação investigou de que forma as redes de Cooperação Educacional Brasil/África influenciaram as discussões e produções acadêmicas na perspectiva decolonial. Para isso, analisou-se a trajetória de cinco docentes africanos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com foco em suas produções acadêmicas sobre o continente africano e seus enfrentamentos às narrativas eurocêntricas. Também foi discutido o processo de desvalorização histórica das contribuições intelectuais africanas e os esforços institucionais que visam combater essa marginalização. Entre os esforços analisados, destacam-se os programas PEC-G, PEC-PG e a UNILAB, que têm contribuído para o fortalecimento das cooperações Sul-Sul. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamentou-se na perspectiva decolonial, especialmente nos conceitos de Boaventura de Sousa Santos e Walter Mignolo, para explorar as disputas de poder e os processos de resistência nas produções desses intelectuais. Os resultados apontaram que, embora os programas PEC-G e PEC-PG tenham desempenhado um papel inicial relevante, apresentaram limitações no fortalecimento das redes de cooperação. Por outro lado, a UNILAB consolidou-se como um espaço estratégico para o desenvolvimento de um pensamento decolonial, apesar de enfrentar desafios financeiros e organizacionais. As análises evidenciaram que as produções dos docentes abordam temas como ancestralidade, educação e desenvolvimento sustentável nos PALOP, desafiando estereótipos e promovendo novos olhares sobre o continente africano, em sintonia com perspectivas pós-coloniais, utilizando-se de forma recorrente da oralidade. Contudo, as teorias europeias ainda exercem uma grande influência em seus trabalhos. |
Abstract: | This dissertation investigated how the Brazil/Africa Educational Cooperation networks influenced academic discussions and productions from a decolonial perspective. To this end, the trajectory of five African professors at the University of International Integration of Afro- Brazilian Lusophony (UNILAB) was analyzed, focusing on their academic productions about the African continent and their confrontations with Eurocentric narratives. The historical devaluation of African intellectual contributions and the institutional efforts aimed at combating this marginalization were also discussed. Among the efforts analyzed, the PEC-G, PEC-PG programs, and UNILAB stand out, as they have contributed to strengthening South-South cooperation. The research, with a qualitative approach, was grounded in the decolonial perspective, particularly in the concepts of Boaventura de Sousa Santos and Walter Mignolo, to explore the power struggles and resistance processes in the works of these intellectuals. The results indicated that, although the PEC-G and PEC-PG programs played an important initial role, they showed limitations in strengthening the cooperation networks. On the other hand, UNILAB has consolidated itself as a strategic space for the development of decolonial thinking, despite facing financial and organizational challenges. The analyses revealed that the professors' works address themes such as ancestry, education, and sustainable development in the PALOP, challenging stereotypes and promoting new perspectives on the African continent, in line with postcolonial perspectives, frequently using orality. However, European theories still exert a significant influence on their work. |
Palavras-chave: | Docentes palopianos; PEC-G; PEC-PG; UNILAB; Cooperação Sul-Sul. PALOP professors; PEC-G; PEC-PG; UNILAB; South-South Cooperation. |
Área(s) do CNPq: | Educação História |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCH |
Citação: | FERREIRA, Jardel Rufino. Histórias conectadas: cooperação Brasil/África e a produção acadêmica de africanos no Brasil contemporâneo. 2025. 118 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6126 |
Data de defesa: | 30-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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JARDELRUFINOFERREIRA.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,44 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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