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Tipo do documento: Dissertação
Título: MULHERES GAMERS: Um estudo sobre resistência e sociabilidade a partir de uma comunidade na rede social Facebook
Título(s) alternativo(s): WOMEN GAMERS: A study on resistance and sociability based on a community on the social network Facebook
Autor: FERREIRA, Natalia Catherine Moura
Primeiro orientador: FRANCO, José Carlos Messias Santos
Primeiro membro da banca: FRANCO, José Carlos Messias Santos
Segundo membro da banca: POLIVANOV, Beatriz Brandão
Terceiro membro da banca: SOUZA , Elaine Javorski
Resumo: Historicamente, os jogos digitais foram predominantemente associados ao público masculino, o que reforçou estereótipos de gênero e a hipersexualização de personagens femininas nos jogos. Frequentemente, personagens femininas nos jogos são retratadas de forma objetificada, passiva e dependentes de heróis masculinos, perpetuando expectativas prejudiciais sobre quem pode consumir ou participar da cultura dos jogos. Apesar dessas barreiras, muitas mulheres mantêm um interesse genuíno nos jogos digitais. Em resposta a um ambiente muitas vezes hostil, muitas mulheres optam por ocultar seu gênero usando pseudônimos neutros (nicknames), buscando minimizar agressões durante experiências de jogos on-line. Além disso, algumas encontram refúgio em comunidades exclusivamente femininas nas redes sociais, como o Facebook, onde podem compartilhar seu amor pelos jogos e construir redes de amizade. Nesse sentido, esta pesquisa se concentra em compreender as práticas de resistência e sociabilidade das mulheres para se sentirem parte da comunidade gamer, apesar da persistente presença da misoginia e da cisheteronormatividade. O objetivo geral é analisar como essas comunidades fechadas destacam as assimetrias na participação das mulheres na “cultura gamer”, examinando os mecanismos sexistas que operam nesse contexto. Entendemos que a normatização colonial do gênero (Lugones, 2020; Foucault, 1988; Haraway, 1995) condiciona a presença das mulheres nesta indústria dos games, muitas vezes excluindoas (Kurtz, 2017; Falcão; Kurtz; Macedo, 2021; Caetano, 2020). Pretendemos aprofundar nosso entendimento sobre comunidades virtuais e as implicações das tecnoculturas tóxicas neste convívio (Recuero, 2009; Rheingold, 1996; Soares, 2019), entendendo que a resistência é uma estratégia de cuidado na cultura gamer (Foucault, 2008; Hicks, 2021; Gray, 2021). Metodologicamente, optamos pela escolha da etnografia virtual (Hine, 2000; 2016) em conjunto com os princípios da etnografia multissituada/multilocalizada (Hine, 2016; Oliveira, 2017; Marcus, 1995), um método altamente reflexivo que possibilita uma aproximação entre o pesquisador e os sujeitos observados, podendo trazer novas perspectivas e avanços na pesquisa. Este estudo contribuirá para uma compreensão mais profunda das experiências das mulheres na cultura gamer e pode fornecer informações valiosas para promover a inclusão e a igualdade de gênero neste cenário.
Abstract: Historically, games were predominantly associated with a male audience, which reinforced gender stereotypes and the hypersexualization of female characters in games. Often, female characters in games are portrayed as objectified, passive, and dependent on male heroes, perpetuating unhealthy expectations about who can consume or participate in game culture. Despite these barriers, many women retain a genuine interest in digital games. In response to an often hostile environment, many women choose to hide their gender using neutral pseudonyms (nicknames), seeking to minimize aggression during online gaming experiences. Additionally, some find refuge in female-only communities on social media such as Facebook, where they can share their love of gaming and build friendship networks. In this sense, this research focuses on understanding women's practices of resistance and sociability to feel part of the gamer community, despite the persistent presence of machismo and cisheteronormativity. The general objective is to analyze how these closed communities highlight the asymmetries in women's participation in gamer culture, examining the sexist mechanisms that operate in this context. We understand that the normalization of gender as colonial (Lugones, 2020; Foucault, 1988; Haraway, 1995) conditions the presence of women in this games industry, often excluding them (Kurtz, 2017; Falcão; Kurtz; Macedo, 2021; Caetano, 2020). We intend to deepen our understanding of virtual communities and the implications of toxic technocultures in this coexistence (Recuero, 2009; Rheingold, 1996; Soares, 2019), understanding that resistance is a care strategy in gamer (Foucault, 2008; Hicks, 2021; Gray, 2021). Methodologically, we opted for the choice of Virtual Ethnography (Hine, 2000; 2016) in conjunction with the principles of Multisituated/Multilocalized Ethnography (Hine, 2016; Oliveira, 2017; Marcus, 1995), a highly reflective method that enables a rapprochement between the researcher and the observed subjects, which can bring new perspectives and advances in research. This study will contribute to a deeper understanding of women's experiences in gamer culture and can provide valuable information to promote inclusion and gender equality in this scenario.
Palavras-chave: Jogos Digitais;
Redes Sociais;
Facebook;
Mulheres Gamers
Digital Games;
Social media;
Facebook;
Women Gamers
Área(s) do CNPq: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO -MESTRADO EM COMUNICAÇÃO - PPGCOM CCSST (Campus Imperatriz)
Citação: FERREIRA, Natalia Catherine Moura.Mulheres gamers: Um estudo sobre resistência e sociabilidade a partir de uma comunidade na rede social Facebook. 2024. 92 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Comunicação - Mestrado em Comunicação- PPGCOM CCSST (Campus Imperatriz)) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6111
Data de defesa: 29-Fev-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM (Campus Imperatriz)

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