Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6104
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEVERTON, Raíssa Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1970441688404495por
dc.contributor.advisor1SANTOS, Maria José Albuquerque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813056400960470por
dc.contributor.referee1SANTOS, Maria José Albuquerque-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813056400960470por
dc.contributor.referee2MELO, José Carlos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1282285394690979por
dc.contributor.referee3VELOSO, Braian Garrito-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2537302046587655por
dc.contributor.referee4VITURIANO, Hercília Maria de Moura-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3111752076395554por
dc.contributor.referee5RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072por
dc.date.accessioned2025-04-15T18:10:15Z-
dc.date.issued2024-12-20-
dc.identifier.citationEVERTON, Raíssa Oliveira. Os diálogos curriculares entre a cultura digital pensada e a prática pedagógica vivenciada em uma pré-escola do município de São Luís/MA. 2024. 186 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6104-
dc.description.resumoEsta dissertação intitulada “Os diálogos curriculares entre a cultura digital pensada e a prática pedagógica vivenciada em uma pré-escola do município de São Luís-MA” trata de uma pesquisa qualitativa de intervenção pedagógica e está vinculada ao mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem como objetivo geral analisar a prática pedagógica dos docentes da pré-escola na cultura digital em uma escola da rede municipal de São Luís – MA, levando em conta os desafios, as possibilidades, as relações e as implicações que emergem diante das novas exigências educacionais, visando à construção colaborativa de um caderno pedagógico digital para a qualidade da ação docente. O ponto de partida para o desenvolvimento desta pesquisa é a seguinte questão: para a prática pedagógica, quais os desafios, as possibilidades, as relações e as implicações curriculares no contexto da cultura digital na prática pedagógica, considerando a formação inicial dos educadores da pré-escola? Para isso, as principais fontes bibliográficas consultadas foram: Paraíso (2023); Sacristán (2013); Young (2014); Lévy (1999); Kenski (2018); Santaella (2013); Saviani (2009); Veiga (1989); Tanuri (2000), entre outros. Os sujeitos da pesquisa envolveram o gestor, a coordenadora e as educadoras do segmento da Educação Infantil, especificamente, os da pré- escola, ou seja, Infantil I e II, que corresponde às crianças de 4 a 5 anos, da Creche-Escola Maria de Jesus Carvalho, localizada no bairro da Camboa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a entrevista semiestruturada, a observação não participante e o formulário (através do formulário Google Forms). A análise dos dados ocorreu de forma interpretativa, reflexiva e crítica, apresentada por meio de quadros e tabelas (Barros, 1990; 2000). Foi possível certificar o distanciamento expressivo entre a cultura digital e a cultura escolar bem como o interesse de uma parte das educadoras pelos recursos tecnológicos para a prática pedagógica. Percebeu-se, porém, a necessidade de uma formação docente continuada que aborde especificamente a temática.por
dc.description.abstractThis dissertation, entitled “Curricular dialogues between the digital culture as conceived and the pedagogical practice experienced in a preschool in the city of São Luís-MA”, is a qualitative research of pedagogical intervention and is linked to the professional master’s degree of the Postgraduate Program in Management of Basic Education Teaching (PPGEEB) of the Federal University of Maranhão (UFMA). Its general objective is to analyze the pedagogical practice of preschool teachers in digital culture in a school of the municipal network of São Luís – MA, taking into account the challenges, possibilities, relationships and implications that emerge in the face of new educational demands, aiming at the collaborative construction of a digital pedagogical notebook for the quality of teaching action. The starting point for the development of this research is the following question: for pedagogical practice, what are the challenges, possibilities, relationships and curricular implications in the context of digital culture in pedagogical practice, considering the initial training of preschool educators? For this, the main bibliographic sources consulted were: Paraíso (2023); Sacristán (2013); Young (2014); Lévy (1999); Kenski (2018); Santaella (2013); Saviani (2009); Veiga (1989); Tanuri (2000), among others. The research subjects involved the manager, the coordinator and the educators of the Early Childhood Education segment, specifically, those of preschool, that is, Infant I and II, which corresponds to children aged 4 to 5, of the Maria de Jesus Carvalho Daycare-School, located in the Camboa neighborhood. The data collection instruments used were the semi-structured interview, non-participant observation and the form (through Google Forms). Data analysis occurred in an interpretative, reflective and critical way, presented through charts and tables (Barros, 1990; 2000). We were able to confirm the significant distance between digital culture and school culture, and also the interest of some educators in technological resources for pedagogical practice. However, we noticed the need for continued teacher training that specifically addresses the topic.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-04-15T18:10:15Z No. of bitstreams: 1 RAÍSSAOLIVEIRAEVERTON.pdf: 5661009 bytes, checksum: 5b407a75a0f12e6cd0f90cc1500773b8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-15T18:10:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAÍSSAOLIVEIRAEVERTON.pdf: 5661009 bytes, checksum: 5b407a75a0f12e6cd0f90cc1500773b8 (MD5) Previous issue date: 2024-12-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPráticas pedagógicas;por
dc.subjectCultura digital;por
dc.subjectCurrículo.por
dc.subjectPedagogical practices;eng
dc.subjectDigital culture;eng
dc.subjectCurriculum.eng
dc.subject.cnpqCurriculopor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleOs diálogos curriculares entre a cultura digital pensada e a prática pedagógica vivenciada em uma pré-escola do município de São Luís/MApor
dc.title.alternativeThe curricular dialogues between the digital culture thought and the pedagogical practice experienced in a preschool in the city of São Luís/MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAÍSSAOLIVEIRAEVERTON.pdfDissertação de Mestrado5,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.