Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6100
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBATALHA, Tyciana Vasconcelos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1376630555831292por
dc.contributor.advisor1MELO, José Carlos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1282285394690979por
dc.contributor.referee1MELO, José Carlos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1282285394690979por
dc.contributor.referee2DUTRA, Rosyane de Moraes Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3305787052738350por
dc.contributor.referee3LOPES, Thaís Andréa Carvalho de Figueirêdo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8906309076680446por
dc.contributor.referee4SANTOS, Maria Walburga dos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2954227254025696por
dc.contributor.referee5MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3830331896791272por
dc.date.accessioned2025-04-14T17:39:08Z-
dc.date.issued2024-12-12-
dc.identifier.citationBATALHA, Tyciana Vasconcelos. Práticas pedagógicas na pré-escola: encontros lúdicos entre educadores/as & crianças pequenas no Centro Integral de Educação Infantil - Creche da Liberdade. 2024.181 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6100-
dc.description.resumoEssa dissertação buscou responder ao seguinte questionamento: como repensar o papel das vivências lúdicas nas práticas pedagógicas na pré-escola no Centro Integral de Educação Infantil – Creche da Liberdade no município de São Luís – MA? Pois a educação na primeira infância é um período crítico para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, e a prática pedagógica desempenha um papel fundamental nesse contexto. Este estudo teve como objetivo geral compreender o papel das vivências lúdicas nas práticas pedagógicas na pré escola buscando como se caracterizam as possíveis aprendizagens no Centro Integral de Educação Infantil – Creche da Liberdade no município de São Luís – MA? e objetivos específicos: Investigar como a Educação Infantil tem se desenvolvido ao longo dos anos no Brasil; identificar as concepções teóricas e metodológicas que sustentam a formação lúdica no fazer pedagógico dos/as educadores/as e construir a partir das apreciações dos/as educadores/as um Caderno de Orientações para a promoção de experiências significativas para a criança da pré-escola. Para dar fundamentação teórica a esta investigação, foram visitados e revisitados estudiosos e pesquisadores da área, como: Corsaro (2011), Kishimoto (2007, 2008, 2011, 2016), Friedman (2010), dentre outros. Como metodologia, foram utilizadas a revisão de literatura do tipo estado da arte, com enfoque qualitativo; do ponto de vista dos objetivos, foi classificada como pesquisa intervenção. Os sujeitos da pesquisa foram dois educadores/as da pré-escola. Os instrumentos de geração de dados utilizados foram a observação participante e entrevista com os/as educadores/as. Podemos inferir que esta pesquisa revelou uma valorização significativa das práticas lúdicas como facilitadoras do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças na pré-escola. Os/as educadores/as contam que as atividades lúdicas não são apenas momentos de diversão, mas espaços específicos de interação, exploração e construção de conhecimento, que auxiliam no desenvolvimento integral das crianças.por
dc.description.abstractThis dissertation sought to answer the following question: how to rethink the role of playful experiences in pedagogical practices in preschool at the Centro Integral de Educação Infantil – Creche da Liberdade in the city of São Luís - MA? Because early childhood education is a critical period for the cognitive, social and emotional development of children, and pedagogical practice plays a fundamental role in this context. This study had as its general objective to understand the role of playful experiences in pedagogical practices in preschool, seeking how possible learning is characterized at the Centro Integral de Childhood Education – Creche da Liberdade in the city of São Luís - MA? and specific objectives: To investigate how Early Childhood Education has developed over the years in Brazil; to identify the theoretical and methodological concepts that support playful training in the pedagogical work of educators and to build, based on the educators' assessments, a Guidebook for promoting meaningful experiences for preschool children. To provide a theoretical basis for this investigation, scholars and researchers in the area were visited and revisited, such as: Corsaro (2011), Kishimoto (2007, 2008, 2011, 2016), Friedman (2010), among others. As a methodology, a state-of-the-art literature review was used, with a qualitative focus; from the point of view of the objectives, it was classified as intervention research. The research subjects were two preschool educators. The data generation instruments used were participant observation and interviews with the educators. We can infer that this research revealed a significant appreciation of playful practices as facilitators of children's development and learning in preschool. Educators report that playful activities are not just moments of fun, but specific spaces for interaction, exploration and construction of knowledge, which help in the integral development of children.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2025-04-14T17:39:08Z No. of bitstreams: 1 Tyciana_Batalha.pdf: 6689751 bytes, checksum: 99fbb410da69b132d668cf29f1111c37 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-14T17:39:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tyciana_Batalha.pdf: 6689751 bytes, checksum: 99fbb410da69b132d668cf29f1111c37 (MD5) Previous issue date: 2024-12-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação infantil;por
dc.subjectpráticas pedagógicas;por
dc.subjectlúdico;por
dc.subjectearly childhood education;eng
dc.subjectpedagogical practices;eng
dc.subjectplayful;eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titlePráticas pedagógicas na pré-escola: encontros lúdicos entre educadores/as & crianças pequenas no Centro Integral de Educação Infantil - Creche da Liberdadepor
dc.title.alternativePedagogical practices in preschool: playful encounters between educators and young children at the Comprehensive Early Childhood Education Center - Creche da Liberdadeeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tyciana_Batalha.pdfDissertação de Mestrado6,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.