Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6093
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGONÇALVES, Alan Sérgio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6202812013184985por
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE, Luciana Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2078796781691951por
dc.contributor.referee1CAVALCANTE, Luciana Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2078796781691951por
dc.contributor.referee2ARANHA, Marize Barros Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9941662848304415por
dc.contributor.referee3ARAÚJO JÚNIOR, João da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2130388359786108por
dc.contributor.referee4FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3143175326460687por
dc.contributor.referee5SILVA, Ana Lúcia Rocha-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3800306677912442por
dc.date.accessioned2025-04-10T19:37:10Z-
dc.date.issued2025-01-09-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Alan Sérgio. A produção escrita à luz das modalidades textuais em língua portuguesa dos alunos do 9° ano do ensino fundamental do colégio militar Tiradentes I em São Luís – MA. 2025. 230 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6093-
dc.description.resumoA pesquisa intitulada, A PRODUÇÃO ESCRITA À LUZ DAS MODALIDADES TEXTUAIS EM LÍNGUA PORTUGUESA DOS ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO MILITAR TIRADENTES I EM SÃO LUÍS – MA, foi desenvolvida no âmbito do mestrado profissional com o objetivo geral de investigar acerca do desenvolvimento da produção textual no 9° ano do Ensino Fundamental, a partir de um estudo qualitativo e quantitativo, com vistas a construir manual de orientações didáticas e metodológicas para os docentes de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Colégio Militar Tiradentes I. Para nos apoiar na fundamentação teórica dessa jornada, foi preciso recorrer a um aporte teórico em Bakhtin (1992;2006), Vygotsky (1994;2002), Saussure (2006) com suas concepções a respeito da linguagem e da língua; Soares (2006), Marcuschi (2002), na perspectiva das concepções sobre produção escrita, tão necessárias para a elaboração de textos nas modalidades propostas em sala de aula; Koch (1998) com as suas contribuições sobre a Linguística Textual. Para alcançarmos a que nos propomos, elegemos enquanto metodologia a pesquisa quali-quanti; do ponto de vista dos objetivos, foi classificada como pesquisa exploratória. Desse modo, para geração de dados, optamos por entrevistas mistas e questionário fechado. Após a coleta de dados, escolhemos o tema que nos guiou para o resultado da pesquisa, dando origem um Caderno Didático de orientações para o ensino de tipos e gêneros textuais no ensino fundamental para docentes, tendo como objetivo o apoio e o aprofundamento dos professores sobre o ensino dos tipos e gêneros textuais. Chegamos à conclusão de que o aprofundamento na pesquisa foi de grande relevância para as docentes, envolvidas na pesquisa, para o pesquisador, de igual modo para professores de Língua Portuguesa que tiverem acesso ao material elaborado.por
dc.description.abstractThe research entitled, THE WRITTEN PRODUCTION IN LIGHT OF TEXTUAL MODALITIES IN PORTUGUESE LANGUAGE OF STUDENTS OF 9 YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL MILITARY TIRADENTES I IN SÃO LUÍS - MA, was developed within the framework of the professional master’s degree with the general objective of investigating about the development of textual production in the 9th year of Elementary School, from a qualitative and quantitative in order to build a manual of didactic and methodological guidelines for teachers of Portuguese Language of the Final Years of the Tiradentes I Military College. To support us in the theoretical foundation of this journey, it was necessary to resort to a teorician contribution in Bakhtin (1992;2006), Vygotsky (1994; 2002), Saussure (2006) with their conceptions about language and language; Soares (2006), Marcuschi (2002), in the perspective of the conceptions about written production, so necessary for the elaboration of texts in the classroom; with his contributions on Textual Linguistics. To achieve the one we propose, we chose as methodology the quali-quanti research; from the point of view of objectives, it was classified as exploratory research. Thus, for data generation, we opted for mixed interviews and closed questionnaire. After collecting data, we chose the theme that guided us to the result of the research, giving rise to a Didactic booklet with guidelines for teaching textual types and genres in elementary education for teachers, with the objective of supporting and deepening teachers' understanding of the teaching of textual types and genres. We came to the conclusion that the deepening in the research was of great relevance for the teachers, involved in the research, for the researcher, as well as for Portuguese language teachers who had access to the material prepared.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2025-04-10T19:37:10Z No. of bitstreams: 1 ALAN_GONÇALVES.pdf: 6813282 bytes, checksum: 11165e5a755fe0eeec178c621b224f8a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-10T19:37:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALAN_GONÇALVES.pdf: 6813282 bytes, checksum: 11165e5a755fe0eeec178c621b224f8a (MD5) Previous issue date: 2025-01-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlíngua portuguesa;por
dc.subjectprodução escrita;por
dc.subjectmodalidades textuais;por
dc.subjectensino fundamental;por
dc.subjectmanual pedagógico;por
dc.subjectportuguese;eng
dc.subjectwritten production;eng
dc.subjecttextual modalities;eng
dc.subjectelementary school;eng
dc.subjectpedagogical manual;eng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleA produção escrita à luz das modalidades textuais em língua portuguesa dos alunos do 9° ano do ensino fundamental do colégio militar Tiradentes I em São Luís – MApor
dc.title.alternativeWritten production in light of textual modalities in Portuguese by 9th grade elementary school students at Tiradentes I military school in São Luís – MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALAN_GONÇALVES.pdfDissertação de Mestrado6,65 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.