Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6093
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | GONÇALVES, Alan Sérgio | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6202812013184985 | por |
dc.contributor.advisor1 | CAVALCANTE, Luciana Rocha | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2078796781691951 | por |
dc.contributor.referee1 | CAVALCANTE, Luciana Rocha | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2078796781691951 | por |
dc.contributor.referee2 | ARANHA, Marize Barros Rocha | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9941662848304415 | por |
dc.contributor.referee3 | ARAÚJO JÚNIOR, João da Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2130388359786108 | por |
dc.contributor.referee4 | FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/3143175326460687 | por |
dc.contributor.referee5 | SILVA, Ana Lúcia Rocha | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/3800306677912442 | por |
dc.date.accessioned | 2025-04-10T19:37:10Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-09 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Alan Sérgio. A produção escrita à luz das modalidades textuais em língua portuguesa dos alunos do 9° ano do ensino fundamental do colégio militar Tiradentes I em São Luís – MA. 2025. 230 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6093 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa intitulada, A PRODUÇÃO ESCRITA À LUZ DAS MODALIDADES TEXTUAIS EM LÍNGUA PORTUGUESA DOS ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO MILITAR TIRADENTES I EM SÃO LUÍS – MA, foi desenvolvida no âmbito do mestrado profissional com o objetivo geral de investigar acerca do desenvolvimento da produção textual no 9° ano do Ensino Fundamental, a partir de um estudo qualitativo e quantitativo, com vistas a construir manual de orientações didáticas e metodológicas para os docentes de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Colégio Militar Tiradentes I. Para nos apoiar na fundamentação teórica dessa jornada, foi preciso recorrer a um aporte teórico em Bakhtin (1992;2006), Vygotsky (1994;2002), Saussure (2006) com suas concepções a respeito da linguagem e da língua; Soares (2006), Marcuschi (2002), na perspectiva das concepções sobre produção escrita, tão necessárias para a elaboração de textos nas modalidades propostas em sala de aula; Koch (1998) com as suas contribuições sobre a Linguística Textual. Para alcançarmos a que nos propomos, elegemos enquanto metodologia a pesquisa quali-quanti; do ponto de vista dos objetivos, foi classificada como pesquisa exploratória. Desse modo, para geração de dados, optamos por entrevistas mistas e questionário fechado. Após a coleta de dados, escolhemos o tema que nos guiou para o resultado da pesquisa, dando origem um Caderno Didático de orientações para o ensino de tipos e gêneros textuais no ensino fundamental para docentes, tendo como objetivo o apoio e o aprofundamento dos professores sobre o ensino dos tipos e gêneros textuais. Chegamos à conclusão de que o aprofundamento na pesquisa foi de grande relevância para as docentes, envolvidas na pesquisa, para o pesquisador, de igual modo para professores de Língua Portuguesa que tiverem acesso ao material elaborado. | por |
dc.description.abstract | The research entitled, THE WRITTEN PRODUCTION IN LIGHT OF TEXTUAL MODALITIES IN PORTUGUESE LANGUAGE OF STUDENTS OF 9 YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL MILITARY TIRADENTES I IN SÃO LUÍS - MA, was developed within the framework of the professional master’s degree with the general objective of investigating about the development of textual production in the 9th year of Elementary School, from a qualitative and quantitative in order to build a manual of didactic and methodological guidelines for teachers of Portuguese Language of the Final Years of the Tiradentes I Military College. To support us in the theoretical foundation of this journey, it was necessary to resort to a teorician contribution in Bakhtin (1992;2006), Vygotsky (1994; 2002), Saussure (2006) with their conceptions about language and language; Soares (2006), Marcuschi (2002), in the perspective of the conceptions about written production, so necessary for the elaboration of texts in the classroom; with his contributions on Textual Linguistics. To achieve the one we propose, we chose as methodology the quali-quanti research; from the point of view of objectives, it was classified as exploratory research. Thus, for data generation, we opted for mixed interviews and closed questionnaire. After collecting data, we chose the theme that guided us to the result of the research, giving rise to a Didactic booklet with guidelines for teaching textual types and genres in elementary education for teachers, with the objective of supporting and deepening teachers' understanding of the teaching of textual types and genres. We came to the conclusion that the deepening in the research was of great relevance for the teachers, involved in the research, for the researcher, as well as for Portuguese language teachers who had access to the material prepared. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2025-04-10T19:37:10Z No. of bitstreams: 1 ALAN_GONÇALVES.pdf: 6813282 bytes, checksum: 11165e5a755fe0eeec178c621b224f8a (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-10T19:37:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALAN_GONÇALVES.pdf: 6813282 bytes, checksum: 11165e5a755fe0eeec178c621b224f8a (MD5) Previous issue date: 2025-01-09 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | língua portuguesa; | por |
dc.subject | produção escrita; | por |
dc.subject | modalidades textuais; | por |
dc.subject | ensino fundamental; | por |
dc.subject | manual pedagógico; | por |
dc.subject | portuguese; | eng |
dc.subject | written production; | eng |
dc.subject | textual modalities; | eng |
dc.subject | elementary school; | eng |
dc.subject | pedagogical manual; | eng |
dc.subject.cnpq | Ensino-Aprendizagem | por |
dc.title | A produção escrita à luz das modalidades textuais em língua portuguesa dos alunos do 9° ano do ensino fundamental do colégio militar Tiradentes I em São Luís – MA | por |
dc.title.alternative | Written production in light of textual modalities in Portuguese by 9th grade elementary school students at Tiradentes I military school in São Luís – MA | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALAN_GONÇALVES.pdf | Dissertação de Mestrado | 6,65 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.