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Tipo do documento: Dissertação
Título: Construção de pertencimento a partir do espaço geográfico: ancestralidade e topofilia no Centro de Ensino Quilombola Rafaela Pires, no quilombo Santa Rosa dos Pretos, Itapecuru-Mirim/MA
Título(s) alternativo(s): Construction of belonging from geographic space: ancestry and topophilia at the Rafaela Pires Quilombola Education Center, in the Santa Rosa dos Pretos quilombo, Itapecuru-Mirim/MA
Autor: SILVA, Reginaldo Garces 
Primeiro orientador: MARTINS, Marilda da Conceição
Primeiro membro da banca: MARTINS, Marilda da Conceição
Segundo membro da banca: SANTOS, Clenia de Jesus Pereira dos
Terceiro membro da banca: SIQUEIRA, Mauro Torres
Quarto membro da banca: SILVA, Marileia Santos Cruz da
Quinto membro da banca: MACHADO, Raimunda Nonata da Silva
Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar de que modo o ensino do espaço geográfico aliado à topofilia nas aulas de Geografia, no CEQ Rafaela Pires, poderá contribuir para a construção do sentimento de pertencimento das(os) estudantes e para a valorização da identidade ancestral quilombola, tendo em vista a elaboração de um caderno de orientação didática para docentes de Geografia do quilombo Santa Rosa dos Pretos, em Itapecuru, Maranhão. Aliado a esse objetivo outros se agregam: a) mapear elementos das memórias afetivas, subjetividades, vivências das (os) moradoras (es), tais como, estudantes da comunidade quilombola Santa Rosa dos Pretos, buscando caracterizar de que modo o sentimento de pertencimento a esse lugar (topofilia) é construído por elas(es); b) compreender de que modo esse mapeamento poderá contribuir para a construção de uma cartografia das emoções, dos símbolos da comunidade de modo a se tornar um manual de orientações didáticas para as aulas sobre espaço geográfico, topofilia e ancestralidades quilombolas; c) identificar de que modo o ensino do espaço geográfico aliado à topofilia, nas aulas de Geografia do CEQ Rafaela Pires, poderá contribuir para o fortalecimento da identidade ancestral quilombola, bem como para a construção do sentimento de pertencimento dos estudantes da comunidade Santa Rosa dos Pretos; d) analisar se há nas práticas pedagógicas da professora de Geografia do CEQ Rafaela Pires, e nessa instituição, de modo geral, referências aos estudos, debates da Educação Escolar quilombola inclusiva e antirracista e e) investigar metodologias didático-pedagógicas de ensino do espaço geográfico aliado a topofilia, com vistas ao combate ao racismo, no CEQ Rafaela Pires. A primeira seção, deste modo, descreve a introdução, na qual apresentamos as motivações, a relevância, a problematização, os objetivos desta pesquisa e o levantamento de teses e dissertações. A segunda seção analisa a Educação Escolar Quilombola: contextos e características gerais. A terceira seção aborda o espaço geográfico, lugar e topofilia: tecendo relações, em que abordaremos conceitos de espaço geográfico, lugar e topofilia. A quarta seção discute os passos metodológicos da pesquisa, tais como, a caracterização do CEQ Rafaela Pires, o tipo de pesquisa (qualitativa, estudo de caso instrumental e aplicado), os sujeitos participantes da investigação (professora de Geografia do Ensino Médio), a gestora escolar e os moradores mais antigos da comunidade. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos entrevistas semiestruturadas, questionários, observação sistemática e para análise dos dados adotamos a análise do conteúdo. Além disso, a quinta seção apresenta a o guia de orientações pedagógicas, enquanto produto desta pesquisa. A quinta seção discute a construção de pertencimento a partir do espaço geográfico, ancestralidade e topofilia no Centro de Ensino Quilombola Rafaela Pires, no quilombo Santa Rosa dos Pretos, em Itapecuru, Maranhão. "E, por fim, a quinta seção reúne as considerações conclusivas, apresentando também o Plano de Dissertação, que descreve detalhadamente as etapas realizadas no processo. A tessitura desta pesquisa está baseada teoricamente nos estudos acadêmicos de Adiche (205), Caldart (2003), Campos (2018), Carril (2017), Miranda (202), Munanga (2005), Nascimento (1985), Nascimento (2002) Pimenta (1996), Santos (1987,2006), Souza (2009), Tuan, (1983), . Por meio desta investigação concluímos, portanto, a necessidade de políticas e programas para a Educação Escolar Quilombola Maranhense, com foco na formação de professoras(es). Há limitações, na escola investigada, sobre a compreensão sobre Direito Quilombola, Educação Escolar Quilombola, Educação Antirracista e História e cultura Afro-brasileira, por parte das(os) professoras(es) e principalmente dos estudantes. Aspecto que aponta para a formação continuada como estratégia de subsidiar o trabalho docente. É neste sentido que a elaboração do Guia de Orientações Didáticas configura-se como possibilidade de somar nos materiais didáticos a serem utilizados pelas(os) professoras(es) da Escola Quilombola Rafaela Pires, auxiliando em suas práticas pedagógicas.
Abstract: The present research aims to analyze how the teaching of geographic space combined with topophilia in Geography classes, at CEQ Rafaela Pires, can contribute to the construction of the students' sense of belonging and to the valorization of the quilombola ancestral identity, having in view of the elaboration of a didactic guidance notebook for Geography teachers in Santa Rosa do Pretos, in Itapecuru, Maranhão. Allied to this objective, others are added: a) Mapping elements of affective memories, subjectivities, experiences of the residents, such as students from the Quilombola community of Santa Rosa dos Pretos, seeking to characterize how the feeling of belonging to this place (topophilia) is built by them (es); b) Understand how this mapping can contribute to the construction of a cartography of emotions, symbols of the community in order to become a manual of didactic guidelines for classes on geographic space, topophilia and quilombola ancestry; c) Identify how the teaching of geographic space combined with topophilia, in Geography classes at CEQ Rafaela Pires, can contribute to the strengthening of the quilombola ancestral identity, as well as to the construction of the sense of belonging of the students of the Santa Rosa dos black; d) To analyze if there are in the pedagogical practices of the Geography teacher at CEQ Rafaela Pires, and in that institution, in general, references to studies, debates of inclusive and anti-racist Quilombola School Education and e) To investigate didactic-pedagogical methodologies of teaching the allied geographic space topophilia, with a view to combating racism, at CEQ Rafaela Pires.Thus, the first section describes the Introduction, in which we present the motivations, relevance, problematization and objectives of this research. The second section analyzes Quilombola School Education: contexts and general characteristics. The third section addresses geographic space, place and topophilia: weaving relationships, in which we will address concepts of geographic space, place and topophilia. The fourth section discusses the methodological steps of the research, such as the characterization of CEQ Rafaela Pires, the type of research (qualitative, instrumental and applied case study), the subjects participating in the investigation (high school Geography teacher), the school manager and the oldest residents of the community. As data collection instruments we will use semi-structured interviews, questionnaires, systematic observation and for data analysis we will adopt content analysis. And, finally, the fifth section presents concluding considerations. The fifth section presents the Dissertation Plan, which describes the steps to be carried out. The fabric of this research is theoretically based on academic studies by Adiche (205), Caldart (2003), Campos(2018),Carril (2017), Miranda (202), Munanga (2005), Nascimento (1985), Nascimento (2002) Pimenta (1996), Santos (1987,2006), Souza (2009), Tuan, (1983), . Through this investigation, we concluded, therefore, the need for policies and programs for Quilombola Maranhense School Education, focusing on the training of teachers. There are limitations, in the school investigated, regarding the understanding of Quilombola Law, Quilombola School Education, Anti-Racist Education andAfro-Brazilian History and Culture, on the part of the teachers and especially the students. An aspect that points to continued training as a strategy to support teaching work. It is in this sense that the preparation of the Teaching Guidelines Guide represents a possibility of adding to the teaching materials to be used bythe teachers at Escola Quilombola Rafaela Pires, assisting in their pedagogical practices.
Palavras-chave: educação escolar quilombola;
espaço geográfico;
formação de professores;
Quilombo Santa Rosa dos Pretos;
topofilia;
quilombola school education;
geographic space;
teacher training;
Quilombo Santa Rosa dos Pretos;
topophilia.
Área(s) do CNPq: Tópicos Específicos de Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: SILVA, Reginaldo Garces. Construção de pertencimento a partir do espaço geográfico: ancestralidade e topofilia no Centro de Ensino Quilombola Rafaela Pires, no quilombo Santa Rosa dos Pretos, Itapecuru-Mirim/MA. 2024. 265 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6092
Data de defesa: 9-Dez-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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