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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uso de rotas tecnológicas como instrumento norteador da gestão de resíduos sólidos em instituições de ensino. 
Título(s) alternativo(s): Use of technological routes as a guiding instrument for solid waste management in educational institutions. 
Autor: ARAUJO, Diana Silva de 
Primeiro orientador: ARAÚJO NETO, Cláudio Luis de
Primeiro membro da banca: ARAÚJO NETO, Cláudio Luis de
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Regina Maria Mendes
Terceiro membro da banca: VASCONCELOS, Nazaré do Socorro Lemos Silva
Resumo: Os impactos ambientais provenientes do descarte de resíduos sólidos é um dos temas de maior preocupação a nível mundial. Diversas atividades humanas levam para o meio ambiente toneladas de substâncias tóxicas e isso tem resultado em contaminação dos recursos naturais. Assim, a gestão dos resíduos se torna uma ação cada vez mais necessária. Nesse contexto, as rotas tecnológicas, que são o conjunto de processos, tecnologias e fluxos dos resíduos desde a sua geração até a sua disposição final, têm grande importância para o correto descarte dos resíduos. Esse trabalho tem como objetivo propor rotas tecnológicas para melhoria da gestão dos resíduos sólidos no IFMA - Campus Centro Histórico. A pesquisa será um estudo de caso tendo como campo de investigação as três unidades do IFMA - Campus Centro Histórico. Foi realizado um diagnóstico sobre a geração, indicando os tipos e a quantidade, e a gestão de resíduos nas unidades, bem como a composição gravimétrica e volumétrica dos resíduos, para indicação das rotas tecnológicas. Observou-se que 66,7% desses resíduos são considerados como não perigosos (classe 2) e que as salas de aula foram o setor com maior geração de resíduos, seguido dos banheiros, setores administrativos e lanchonete/área de vivência. Foram identificadas duas rotas tecnológicas na gestão atual dos resíduos na instituição, contemplando resíduos classe 1 e classe 2. Na caracterização gravimétrica, constatou-se que os resíduos sanitários correspondem a maior fração, sendo 43,9% dos total dos resíduos, seguido do plástico que representou 25,5%. Quanto à composição volumétrica, o plástico e papel/papelão foram os que apresentaram os maiores volumes, o que corresponde a 48,2% e 24,5%, respectivamente. Nas rotas tecnológicas elaboradas para os resíduos classe 1 foram indicadas quatro destinações, enquanto que para os resíduos classe 2 foram três destinações mapeadas. As rotas tecnológicas propostas neste trabalho representam uma oportunidade de melhorar o gerenciamento de resíduos sólidos na instituição, promovendo práticas alinhadas à educação e sustentabilidade ambiental, inclusão social e eficiência econômica.
Abstract: The environmental impacts resulting from solid waste disposal are one of the major global concerns. Various human activities release tons of toxic substances into the environment, leading to the contamination of natural resources. Thus, waste management is becoming an increasingly necessary action. In this context, technological routes, which comprise the set of processes, technologies, and waste flows from generation to final disposal, play a crucial role in proper waste disposal. This study aims to propose technological routes to improve solid waste management at IFMA - Centro Histórico Campus. The research is a case study conducted in the three units of IFMA - Centro Histórico Campus. A diagnosis was carried out on waste generation, identifying the types and quantities of waste, as well as the waste management practices within the units. Additionally, the gravimetric and volumetric composition of the waste was analyzed to determine appropriate technological routes. It was observed that 66,7% of the waste is classified as non-hazardous (class 2) and that classrooms were the sector with the highest waste generation, followed by restrooms, administrative sectors, and the cafeteria/living area. Two technological routes were identified in the institution's current waste management system, addressing both class 1 and class 2 waste. The gravimetric characterization revealed that sanitary waste accounted for the largest fraction, making up 43,9% of the total waste, followed by plastic, which represented 25,5%. In terms of volumetric composition, plastic and paper/cardboard had the highest volumes, corresponding to 48,2% and 24,5%, respectively. The technological routes developed for class 1 waste included four disposal options, while three destinations were mapped for class 2 waste. The proposed technological routes in this study represent an opportunity to enhance solid waste management at the institution, promoting practices aligned with environmental education and sustainability, social inclusion, and economic efficiency.
Palavras-chave: instituição de ensino;
gerenciamento de resíduos;
composição gravimétrica;
educational institution;
waste management;
gravimetric composition.
Área(s) do CNPq: Saneamento Básico
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENACAO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL/DCCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Citação: ARAUJO, Diana Silva de. Uso de rotas tecnológicas como instrumento norteador da gestão de resíduos sólidos em instituições de ensino. 2025. 82 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tenologia Ambiental) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6086
Data de defesa: 27-Fev-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL

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