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Tipo do documento: Dissertação
Título: ENTRE DIRETRIZES E DINÂMICAS DE PODER NO LIVRO DIDÁTICO: Uma análise discursiva de materiais didáticos do Projeto de Vida no Novo Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): BETWEEN GUIDELINES AND POWER DYNAMICS IN THE TEXTBOOK: A discursive analysis of teaching materials from the Life Project in the New High School
Autor: SIEBRA, Cleyse Guimarães 
Primeiro orientador: VIEIRA, José Antônio
Primeiro membro da banca: VIEIRA, José Antônio
Segundo membro da banca: LIMA, Paulo da Silva
Terceiro membro da banca: CAMPOS, Sulemi Fabiano
Resumo: No cenário educacional contemporâneo, o livro didático desempenha um papel especial e predominante, atuando como uma ferramenta fundamental no processo de formação dos alunos da educação básica. Além de se constituírem como guias de conteúdo, esses materiais oferecem orientações metodológicas para o trabalho em sala de aula, elaboradas em conformidade com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em vista de suas características homogeneizadoras e, em algumas circunstâncias, limitantes, observa-se que esses materiais não se encontram isentos de refletir e reforçar diversas dinâmicas de poder existentes na sociedade. Portanto, torna-se relevante uma análise que considere os controles discursivos percebidos nos discursos presentes nesses materiais. Dessa forma, o presente estudo pautou-se sob a seguinte problemática: Como as várias vozes e discursos presentes nos livros didáticos são constituídas a partir das relações de poder? Em virtude disso, foram selecionados materiais produzidos para o ciclo de 2021 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em específico obras destinadas para a disciplina de Projeto de Vida, considerando a inauguração desta no momento conhecido como Novo Ensino Médio, assim como pelas temáticas definidas essenciais para o desenvolvimento da disciplina, como questões identitárias, planejamento profissional e competências para o século XXI. Buscouse, a partir de uma análise discursiva, investigar as relações de poder implícitas aos discursos em materiais didáticos do Novo Ensino Médio. buscando, assim, identificar movimentos discursivos que possam indicar as disputas de poder no livro didático; compreender os processos de controle das orientações da BNCC para as editoras, professores e alunos de ensino médio; e analisar como as identidades e representações sociais e culturais podem ser controladas a partir do discurso pedagógico do livro didático. O movimento analítico segue um percurso que se inicia com as cartas de apresentação de cada versão da obra, manual do professor e livro do aluno, partindo para uma investigação que considera propostas de atividades, eleitas a partir dos indícios que as caracterizem nas categorias de análise selecionadas. Esses exercícios apresentam textos, charges e cartazes, assim como resoluções e orientações direcionadas aos professores. O presente estudo considerou como aparato teóricometodológico essencial as pesquisas de Foucault (1999; 1979) no que concerne ao poder e aos mecanismos de controle, Althusser (1983) sobre os Aparelhos Ideológicos de Estado – AIE e o seu entendimento sobre a Escola como parte dos aparelhos de dominação, além de conceitos advindos da Análise do Discurso Materialista que contribuem para a compreensão de procedimentos discursivos, levando em consideração a obra de Pêcheux (1997). Constatou-se que a implementação de projetos de vida pode reforçar as relações de poder na escola, atribuindo aos educadores uma autoridade sobre as narrativas de futuro dos alunos, potencializando uma dinâmica de controle que limita a autonomia estudantil, coagindo escolhas em conformidade com expectativas institucionais, em detrimento da individualidade.
Abstract: In the current educational setting, the school textbook plays a special and dominant role, as a fundamental instrument in the process of forming students in basic education. In addition to constituting content manuals, they also offer methodological orientations for in-class activities, developed in conformity with the directives of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Given their homogenising characteristics and, in some circumstances, their restrictive nature, these materials are not exempt from mirroring and reinforcing the many power dynamics that prevail in society. For this reason, it is relevant to conduct an analysis that addresses the discursive controls present in the discourses found in such materials. Therefore, this research was conducted under the following research question: How are the multiple voices and discourses found in textbooks constituted based on power relations? As such, materials produced for the 2021 cycle of the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) have been selected, in particular textbooks designed for the Life Project course, in view of its introduction at the moment referred to as the New High School, as well as the themes defined as being essential for the development of the subject, such as identity matters, professional planning and competences for the 21st century. Based on a discursive analysis, the aim was to investigate the power relations implicit in the discourses of New High School textbooks, in order to identify discursive movements that may indicate power disputes in the school textbook; to understand the processes of control of the BNCC guidelines for publishers, teachers and high school students; and to analyse how social and cultural identities and representations can be controlled through the pedagogical discourse of the textbook. The analytical approach follows a path that leads from the presentation letters of each version of the textbook, the teacher's manual and the student's book, to an investigation that considers the proposed activities, which were chosen on the basis of the evidence that characterises them within the selected categories of analysis. These exercises include texts, cartoons and posters, as well as resolutions and guidelines for teachers. The essential theoreticalmethodological framework for this study was Foucault's (1999; 1979) research on power and control mechanisms, Althusser (1983) on the Ideological State Apparatuses (ISAs) and his approach to the school as an element of the domination system, as well as concepts from Materialist Discourse Analysis that contribute to understanding discursive methods, taking the work of Pêcheux (1997) into special account. It was found that the implementation of life projects can strengthen the power dynamics at school by giving educators greater authority over students' narratives regarding their futures, thus potentiating a dynamic of control that limits the autonomy of students, coercing choices in accordance with institutional expectations, at the expense of their individuality.
Palavras-chave: Livro Didático;
Projeto de Vida;
Relações de Poder;
Controles Discursivos
Didactic textbook;
Life project;
Power relations;
Discursive controls
Área(s) do CNPq: Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabal
Citação: SIEBRA, Cleyse Guimarães. Entre diretrizes e dinâmicas de poder no livro didático: Uma análise discursiva de materiais didáticos do Projeto de Vida no Novo Ensino Médio. 2025. 82 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6078
Data de defesa: 28-Fev-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

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