Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6063
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Análise do conteúdo relacionado à psicologia infantil no Instagram: uma investigação sobre temas, abordagens e tendências |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of content related to child psychology on Instagram: an investigation into themes, approaches and trends |
Autor: | SILVA, Juliana Cardoso Vidal Duailibe da ![]() |
Primeiro orientador: | TEIXEIRA, Tadeu Gomes |
Primeiro membro da banca: | TEIXEIRA, Tadeu Gomes |
Segundo membro da banca: | MELO, Aline Alvares |
Terceiro membro da banca: | ARAÚJO, Adriana de Lima Reis |
Resumo: | Esta pesquisa analisa a psicologia infantil no Instagram, usando webscraping da hashtag #psicologiainfantil para explorar temas, abordagens e tendências. Revela a diversidade de conteúdos, desde desenvolvimento infantil até conselhos para pais, e identifica as abordagens, variando de teorias psicológicas a opiniões de influenciadores. Destaca tendências emergentes e analisa o engajamento da audiência para entender quais conteúdos são mais atrativos. Os resultados enfatizam a importância de divulgar responsavelmente informações sobre desenvolvimento infantil e contribuem para promover um conteúdo educativo e informado digitalmente. |
Abstract: | This research analyzes child psychology on Instagram, using webscraping of the hashtag #psychologiainfantil to explore themes, approaches and trends. It reveals the diversity of content, from child development to parenting advice, and identifies approaches, ranging from psychological theories to influencer opinions. Highlights emerging trends and analyzes audience engagement to understand which content is most attractive. The results emphasize the importance of responsibly disseminating information about child development and contribute to promoting educational and digitally informed content. |
Palavras-chave: | Psicologia infantil; Instagram; webscraping; análise de conteúdo; redes sociais; temas; abordagens; tendências; child Psychology; Instagram; webscraping; content analysis; social media; themes; approaches; trends. |
Área(s) do CNPq: | Psicologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH |
Citação: | SILVA, Juliana Cardoso Vidal Duailibe da. Análise do conteúdo relacionado à psicologia infantil no Instagram: uma investigação sobre temas, abordagens e tendências. 2024. 75 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6063 |
Data de defesa: | 24-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JULIANA_VIDAL.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,31 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.