Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6054
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Maria Maiane Filomeno-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0431094466426449por
dc.contributor.advisor1LIMA, Paulo da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0045627183937041por
dc.contributor.referee1LIMA, Paulo da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0045627183937041por
dc.contributor.referee2SANTOS, Valnecy Oliveira Corrêa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5269094335382074por
dc.contributor.referee3OLIVEIRA, Rubenil da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8814177911312131por
dc.date.accessioned2025-04-03T17:20:41Z-
dc.date.issued2025-02-20-
dc.identifier.citationLIMA, Maria Maiane Filomeno. Trabalho com o gênero conto fantástico: uma análise das capacidades de linguagem. 2025. 59 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6054-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta o gênero conto fantástico e uma análise das capacidades de linguagem. Abordamos o estudo sobre o ensino dos gêneros textuais na disciplina de língua portuguesa. Para isso, destacamos o quanto a sequência didática, como ferramenta de ensino, contribui para o desempenho dos educandos. A sequência didática intervém nas conformidades tradicionais e sua prática oferece infinitas possibilidades para o trabalho com gêneros em sala de aula. De certa forma, é uma estratégia de ensino que auxilia no desenvolvimento da aprendizagem. Assim, buscamos apresentar o trabalho com o gênero conto e o uso das capacidades de linguagem nas produções escritas de uma turma de 7° ano do ensino fundamental, evidenciando como o trabalho com esse tipo de gênero tem uma correlação com a escrita. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal 13 de Maio, na cidade de São Luís Gonzaga do Maranhão/MA. A questão central que norteia esta pesquisa é: como se dá o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos discentes em suas produções textuais? Assim sendo, temos por objetivo geral investigar o desenvolvimento das capacidades de linguagem de educandos do 7° ano na produção do gênero conto fantástico. No que tange aos objetivos específicos, buscamos avaliar as produções textuais com uso da lista de constatações; analisar as produções escritas dos estudantes no que diz respeito aos elementos gramaticais e estruturais que compõem o gênero textual conto fantástico; e utilizar a sequência didática como ferramenta para o processo de produção textual. Em relação aos procedimentos metodológiocos empregados, adotamos a pesquisa qualitativa designada como pesquisa-ação. Nesse tipo de metodologia, compreende-se que a pesquisa e o pesquisador envolvem-se no caso como autores participantes. Quanto ao referencial teórico, nos baseamos nos pressupostos teóricos de Bronckart (2006), Koch (2015), Gotlib (2006), Marcuschi (2008), Marcuschi (2003) e Schneuwly, et al. (2019). Dessa forma, evidenciamos a importância da sequência didática e o estudo dos gêneros para o desenvolvimento social e cognitivo dos alunos, além de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa.por
dc.description.abstractThe present study introduces the fantastic short story genre and an analysis of language capacities. We address the study of teaching textual genres in Portuguese language classes. To this end, we highlight how the didactic sequence, as a teaching tool, contributes to students performance. The didactic sequence challenges traditional approaches, offering endless possibilities for working with genres in the classroom. In a way, it is a teaching strategy that aids in learning development. Thus, we aim to present the work with the short story genre and the use of language capacities in the written productions of a 7 grade class in elementary school, demonstrating how working with this genre correlates with writing. The research was conducted at Escola Municipal 13 de Maio, in the city of São Luís Gonzaga do Maranhão/MA. The central question guiding this research is: how does the development of students language capacities manifest in their textual productions? Accordingly, our general objective is to investigate the development of 7 grade students language capacities in the production of fantastic short stories. Regarding the specific objectives, we seek to evaluate textual productions using a checklist; analyze students written productions concerning the grammatical and structural elements that compose the fantastic short story genre; and utilize the didactic sequence as a tool in the textual production process. Concerning the methodological procedures employed, we adopted a qualitative research approach, specifically action research. In this methodology, both the research and the researcher are actively engaged in the study as participant-authors. As for the theoretical framework, we rely on the theoretical assumptions of Bronckart (2006), Koch (2015), Gotlib (2006), Marcuschi (2008), Marcuschi (2003), and Schneuwly et al. (2019). Thus, we emphasize the importance of the didactic sequence and the study of genres for students' social and cognitive development, as well as for enhancing the teaching and learning process in portuguese language classes.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-04-03T17:20:41Z No. of bitstreams: 1 MARIAMAIANEFILOMENOLIMA.pdf: 741363 bytes, checksum: 18e8e0b988933558482d21adfed4bc29 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-03T17:20:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIAMAIANEFILOMENOLIMA.pdf: 741363 bytes, checksum: 18e8e0b988933558482d21adfed4bc29 (MD5) Previous issue date: 2025-02-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectgêneros textuais;por
dc.subjectcapacidades de linguagem;por
dc.subjectconto fantástico;por
dc.subjectprodução de textos.por
dc.subjecttextual genres;eng
dc.subjectlanguage capacities;eng
dc.subjectfantastic short story genre;eng
dc.subjecttext production.eng
dc.subject.cnpqAnálise Lingüísticapor
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.titleTrabalho com o gênero conto fantástico: uma análise das capacidades de linguagempor
dc.title.alternativeWorking with the fantasy story genre: an analysis of language capabilitieseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIAMAIANEFILOMENOLIMA.pdfDissertação de Mestrado723,99 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.