Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6054
Tipo do documento: Dissertação
Título: Trabalho com o gênero conto fantástico: uma análise das capacidades de linguagem
Título(s) alternativo(s): Working with the fantasy story genre: an analysis of language capabilities
Autor: LIMA, Maria Maiane Filomeno 
Primeiro orientador: LIMA, Paulo da Silva
Primeiro membro da banca: LIMA, Paulo da Silva
Segundo membro da banca: SANTOS, Valnecy Oliveira Corrêa
Terceiro membro da banca: OLIVEIRA, Rubenil da Silva
Resumo: O presente trabalho apresenta o gênero conto fantástico e uma análise das capacidades de linguagem. Abordamos o estudo sobre o ensino dos gêneros textuais na disciplina de língua portuguesa. Para isso, destacamos o quanto a sequência didática, como ferramenta de ensino, contribui para o desempenho dos educandos. A sequência didática intervém nas conformidades tradicionais e sua prática oferece infinitas possibilidades para o trabalho com gêneros em sala de aula. De certa forma, é uma estratégia de ensino que auxilia no desenvolvimento da aprendizagem. Assim, buscamos apresentar o trabalho com o gênero conto e o uso das capacidades de linguagem nas produções escritas de uma turma de 7° ano do ensino fundamental, evidenciando como o trabalho com esse tipo de gênero tem uma correlação com a escrita. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal 13 de Maio, na cidade de São Luís Gonzaga do Maranhão/MA. A questão central que norteia esta pesquisa é: como se dá o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos discentes em suas produções textuais? Assim sendo, temos por objetivo geral investigar o desenvolvimento das capacidades de linguagem de educandos do 7° ano na produção do gênero conto fantástico. No que tange aos objetivos específicos, buscamos avaliar as produções textuais com uso da lista de constatações; analisar as produções escritas dos estudantes no que diz respeito aos elementos gramaticais e estruturais que compõem o gênero textual conto fantástico; e utilizar a sequência didática como ferramenta para o processo de produção textual. Em relação aos procedimentos metodológiocos empregados, adotamos a pesquisa qualitativa designada como pesquisa-ação. Nesse tipo de metodologia, compreende-se que a pesquisa e o pesquisador envolvem-se no caso como autores participantes. Quanto ao referencial teórico, nos baseamos nos pressupostos teóricos de Bronckart (2006), Koch (2015), Gotlib (2006), Marcuschi (2008), Marcuschi (2003) e Schneuwly, et al. (2019). Dessa forma, evidenciamos a importância da sequência didática e o estudo dos gêneros para o desenvolvimento social e cognitivo dos alunos, além de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa.
Abstract: The present study introduces the fantastic short story genre and an analysis of language capacities. We address the study of teaching textual genres in Portuguese language classes. To this end, we highlight how the didactic sequence, as a teaching tool, contributes to students performance. The didactic sequence challenges traditional approaches, offering endless possibilities for working with genres in the classroom. In a way, it is a teaching strategy that aids in learning development. Thus, we aim to present the work with the short story genre and the use of language capacities in the written productions of a 7 grade class in elementary school, demonstrating how working with this genre correlates with writing. The research was conducted at Escola Municipal 13 de Maio, in the city of São Luís Gonzaga do Maranhão/MA. The central question guiding this research is: how does the development of students language capacities manifest in their textual productions? Accordingly, our general objective is to investigate the development of 7 grade students language capacities in the production of fantastic short stories. Regarding the specific objectives, we seek to evaluate textual productions using a checklist; analyze students written productions concerning the grammatical and structural elements that compose the fantastic short story genre; and utilize the didactic sequence as a tool in the textual production process. Concerning the methodological procedures employed, we adopted a qualitative research approach, specifically action research. In this methodology, both the research and the researcher are actively engaged in the study as participant-authors. As for the theoretical framework, we rely on the theoretical assumptions of Bronckart (2006), Koch (2015), Gotlib (2006), Marcuschi (2008), Marcuschi (2003), and Schneuwly et al. (2019). Thus, we emphasize the importance of the didactic sequence and the study of genres for students' social and cognitive development, as well as for enhancing the teaching and learning process in portuguese language classes.
Palavras-chave: gêneros textuais;
capacidades de linguagem;
conto fantástico;
produção de textos.
textual genres;
language capacities;
fantastic short story genre;
text production.
Área(s) do CNPq: Análise Lingüística
Letras
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabal
Citação: LIMA, Maria Maiane Filomeno. Trabalho com o gênero conto fantástico: uma análise das capacidades de linguagem. 2025. 59 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6054
Data de defesa: 20-Fev-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIAMAIANEFILOMENOLIMA.pdfDissertação de Mestrado723,99 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.