Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6047
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | AVALIAÇÃO DE UM TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS PROFISSIONAIS EM ENFERMEIROS GESTORES |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation of professional social skills training for nurse managers |
Autor: | SIQUEIRA, Morganna Ferreira de ![]() |
Primeiro orientador: | MESQUITA, Alex Andrade |
Primeiro membro da banca: | MESQUITA, Alex Andrade |
Segundo membro da banca: | TEIXEIRA, Catarina Malcher |
Terceiro membro da banca: | SÁ, Lucas Guimarães Cardoso de |
Quarto membro da banca: | SOUZA, Pablo Cardoso de |
Resumo: | Os profissionais de enfermagem têm m cada vez mais ocupado cargos de gestão em unidades de saúde e encontram-se inseridos em ambientes que exigem altos níveis de competência social, essenciais tanto para a manutenção de relacionamentos saudáveis quanto para o alcance dos objetivos organizacionais Diante disso, objetivou-se avaliar um Treinamento em Habilidades Sociais (THS) realizado em enfermeiros que ocupavam cargos de liderança em unidades hospitalares sobre seu repertório de habilidades sociais e profissionais, identificar o repertório de habilidades sociais dos participantes antes e depois da intervenção e avaliar o feedback dos participantes sobre os procedimentos de ensino. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa com delineamento experimental, da qual participaram 14 enfermeiros gestores divididos aleatoriamente entre grupo experimental e controle. O treinamento foi realizado na modalidade online, com número de sete sessões semanais com duração de 90 minutos cada na modalidade online por meio da plataforma Google Meet. Os instrumentos de medida foram o Inventário de Habilidades Sociais (IHS-II) e o Questionário de autopercepção do Gestor. Os resultados mostraram que não ocorreu diferença significativa entre as medianas dos pré e pós-testes do grupo experimental e controle e nem entre os grupos experimental e. O feedback dos participantes apontam para impactos positivos do THS em seu cotidiano de trabalho, principalmente para os processos de tomada de decisão e também de como problemas no ambiente de trabalho e escassez de tempo podem impactar na efetividade do treinamento. Os resultados sinalizam a necessidade dos treinamentos em habilidades socais avaliarem a relação entre tempo disponível para o treino e quantidade de conteúdo a ser ensinado. |
Abstract: | Nursing professionals are increasingly occupying management positions in healthcare units and find themselves in environments that require high levels of social competence, which are essential both for maintaining healthy relationships and for achieving organizational goals. The aim of this study was to evaluate a Social Skills Training (SST) course for nurses who held leadership positions in hospital units on their repertoire of social and professional skills, to identify the participants' repertoire of social skills before and after the intervention and to evaluate the participants' feedback on the teaching procedures. To this end, an experimental study was conducted in which 14 nurse managers were randomly divided into an experimental and control group. The training was carried out online, with seven weekly sessions lasting 90 minutes each using the Google Meet platform. The measuring instruments were the Social Skills Inventory (IHS-II) and the Manager's Self-Perception Questionnaire. The results showed that there was no significant difference between the medians of the pre- and post-tests of the experimental and control groups, nor between the experimental and control groups. The feedback from the participants points to the positive impact of the THS on their day-to-day work, especially in terms of decision-making processes and also how problems in the work environment and lack of time can impact on the effectiveness of the training. The results point to the need for social skills training to assess the relationship between the time available for training and the amount of content to be taught. |
Palavras-chave: | Habilidades Sociais; Gestão em Enfermagem; Treinamento em Habilidades Sociais Social Skills; Management in Nursing; Social Skills Training |
Área(s) do CNPq: | Treinamento de Pessoal |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH |
Citação: | SIQUEIRA, Morganna Ferreira de. Avaliação de um treinamento em habilidades sociais profissionais em enfermeiros gestores. 2024. 99 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6047 |
Data de defesa: | 19-Jan-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MORGANNA FERREIRA DE SIQUEIRA.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,99 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.