Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6038
Tipo do documento: Dissertação
Título: NEGRITUDE E CONSCIÊNCIA DE SI EM O BEIJO NA PAREDE (2013) E O AVESSO DA PELE (2020), DE JEFERSON TENÓRIO
Título(s) alternativo(s): BLACKNESS AND SELF-CONSCIOUSNESS IN THE KISS ON THE WALL (2013) AND THE OTHER SIDE OF THE SKIN (2020), BY JEFERSON TENÓRIO
Autor: SILVA, Havilla Cristina Costa da 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Rubenil da Silva
Primeiro membro da banca: OLIVEIRA, Rubenil da Silva
Segundo membro da banca: NERIS, Wheriston da Silva
Terceiro membro da banca: PINTO, Jesuíno Arvelino
Resumo: Esta pesquisa aborda a negritude e a tomada de consciência de ser negro na sociedade brasileira nas obras O beijo na parede (2013) e O Avesso da Pele (2020), do autor contemporâneo Jeferson Tenório. O objetivo geral deste trabalho é analisar as configurações do Movimento da Negritude como ato de auxílio na tomada de consciência de si, em O beijo na parede e O avesso da pele, de Jeferson Tenório, sobretudo no desenrolar da vida dos protagonistas, Henrique e João, homens negros que vivem no Sul do país. Para isso, a pesquisa realizada com metodologia de cunho bibliográfico e de caráter analítico, com base na leitura de diversos teóricos, como Bernd (1988), Bento (2022), Brito (2022), Cuti (2010), Duarte (2019), Fanon (2022), hooks (2019), Kilomba (2021), Mbembe (2018), Munanga (2020), Nascimento (2016) e Nascimento (2021). Assim, é possível apresentar como se deu o processo de formação do conceito de negritude em nível mundial, a origem de um movimento negro no Brasil e suas conquistas, além de conceituar e problematizar o racismo estrutural na sociedade brasileira. Posteriormente, alude-se à percepção de ser negro e a importância de se reconhecer como tal para combater a problemática do racismo. Além disso, a perspectiva social criada sobre o negro na história, que, consequentemente, atravessa a literatura também é abordada na pesquisa. Nesse sentido, aborda-se a visão criada sobre o negro desde o Barroco até as tendências contemporâneas e a forma com que ele é inserido nas narrativas e poemas. No que se refere à contemporaneidade, há uma presença maior de escritores negros que usam a escrita como forma de resistência. No entanto, não são apenas os autores desta época que o fazem, pois mesmo no período de escravidão já havia escritores negros que resistiam ao sistema branco, patriarcal e colonizador. Dessa forma, é possível analisar as obras mencionadas observando tanto o autor como alguém que combate o racismo quanto suas obras, que revelam seu projeto estéticoliterário e a construção de personagens conscientes da situação do sujeito negro na sociedade brasileira.
Abstract: This study examines Black identity and the awareness of being Black in Brazilian society through the works O Beijo na Parede (2013) and O Avesso da Pele (2020) by contemporary author Jeferson Tenório. The primary aim of this research is to analyze the configurations of the Negritude Movement as a means of fostering self-awareness in O Beijo na Parede and O Avesso da Pele, particularly in the lives of the protagonists Henrique and João, Black men living in southern Brazil. The study adopts a bibliographic and analytical character, referencing theorists such as Bernd (1988), Bento (2022), Brito (2022), Cuti (2010), Duarte (2019), Fanon (2022), hooks (2019), Kilomba (2021), Mbembe (2018), Munanga (2020), Nascimento (2016) and Nascimento (2021). It explores the global development of the concept of Negritude, the emergence of the Black movement in Brazil and its achievements, and offers a critical discussion on structural racism in Brazilian society. The study further addresses the perception of being Black and the importance of self-recognition in combating racism. Additionally, it examines the historical social perspectives about Black individuals that have influenced literature. The discussion includes the portrayal of Black individuals from the Baroque period to contemporary trends and their inclusion in narratives and poetry. In contemporary literature, there is a notable presence of Black authors using writing as a form of resistance. However, this resistance is not exclusive to the modern era; even during slavery, Black writers resisted the white, patriarchal, and colonial system. Thus, this analysis highlights Jeferson Tenório’s works as both a critique of racism and a reflection of his aesthetic-literary project, emphasizing the creation of characters aware of the Black experience in Brazilian society.
Palavras-chave: Jeferson Tenório;
Escrevivências;
Negritude;
Racismo estrutural;
Literatura negro-brasileira
Jeferson Tenório;
Escrevivências;
Negritude;
Structural Racism;
Afro-Brazilian Literature
Área(s) do CNPq: Literatura Brasileira
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS BACABAL/CAMPUS III
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabal
Citação: SILVA, Havilla Cristina Costa da. Negritude e consciência de si em O beijo na parede (2013) e o Avesso da pele (2020), de Jeferson Tenório. 2025. 133 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras- Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6038
Data de defesa: 14-Fev-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HAVILLA CRISTINA COSTA DA SILVA.pdfDissertação de Mestrado905,89 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.