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Tipo do documento: Dissertação
Título: ABELHAS SEM FERRÃO COMO TEMÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Título(s) alternativo(s): STINGLESS BEES AS A THEME FOR TEACHING SCIENCE IN ELEMENTARY EDUCATION
Autor: SILVA, Fernanda Brito da 
Primeiro orientador: LIMA, Maria Consuelo Alves
Primeiro membro da banca: LIMA, Maria Consuelo Alves
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Irlane Maia de
Terceiro membro da banca: SOUSA, Carlos Erick Brito de
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar concepções de estudantes do Ensino Fundamental sobre o papel das abelhas sem ferrão e suas relações com o ser humano e a natureza. Para alçar esse objetivo, buscou-se: identificar possíveis fatores influentes na construção das representações sociais sobre as abelhas sem ferrão; elaborar e aplicar uma Unidade de Ensino (UE) com a temática abelhas sem ferrão; e, analisar produções textuais elaboradas pelos estudantes, participantes da UE. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do sexto ano do Colégio Universitário, uma escola vinculada à Universidade Federal do Maranhão, situado no Campus de São Luís. Os instrumentos de coleta de dados foram: bibliotecas, bases de dados e portais de periódicos científicos disponíveis na internet – para pesquisas bibliográficas; um questionário aplicado no início da aplicação da UE – para obter conhecimentos prévios dos estudantes; e, produções textuais elaboradas pelos participantes da pesquisa – para se conhecer as contribuições da UE e as percepções dos estudantes sobre a temática. As respostas ao questionário prévio foram analisadas com base em pesquisas disponíveis na literatura, enquanto as produções textuais dos estudantes foram avaliadas com base na Análise Textual Discursiva. O uso da internet como meio mais usado pelos estudantes para acessar informação sobre as abelhas sem ferrão evidencia a importância da cultura digital, na sociedade atual, e a necessidade de sua inserção na educação básica. Identificou-se que poucos estudantes tinham conhecimento sobre estas abelhas, tanto com relação à sua importância para a sociedade como sobre as características morfológicas e comportamentais. Os resultados da UE, como o entendimento dos estudantes sobre as características das abelhas sem ferrão e sua relevância para o meio ambiente, mostram a importância do conhecimento da temática “abelhas” e da necessidade desta estar presente na educação básica para contribuir na formação de cidadãos a fim de que respeitem e conservem as abelhas, bem como compreendam o importante papel delas na segurança alimentar nacional e internacional e da relação dos povos indígenas com estes insetos e a natureza.
Abstract: Este estudo teve como objetivo analisar concepções de estudantes do Ensino Fundamental sobre o papel das abelhas sem ferrão e suas relações com o ser humano e a natureza. Para alçar esse objetivo, buscou-se: identificar possíveis fatores influentes na construção das representações sociais sobre as abelhas sem ferrão; elaborar e aplicar uma Unidade de Ensino (UE) com a temática abelhas sem ferrão; e, analisar produções textuais elaboradas pelos estudantes, participantes da UE. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do sexto ano do Colégio Universitário, uma escola vinculada à Universidade Federal do Maranhão, situado no Campus de São Luís. Os instrumentos de coleta de dados foram: bibliotecas, bases de dados e portais de periódicos científicos disponíveis na internet – para pesquisas bibliográficas; um questionário aplicado no início da aplicação da UE – para obter conhecimentos prévios dos estudantes; e, produções textuais elaboradas pelos participantes da pesquisa – para se conhecer as contribuições da UE e as percepções dos estudantes sobre a temática. As respostas ao questionário prévio foram analisadas com base em pesquisas disponíveis na literatura, enquanto as produções textuais dos estudantes foram avaliadas com base na Análise Textual Discursiva. O uso da internet como meio mais usado pelos estudantes para acessar informação sobre as abelhas sem ferrão evidencia a importância da cultura digital, na sociedade atual, e a necessidade de sua inserção na educação básica. Identificou-se que poucos estudantes tinham conhecimento sobre estas abelhas, tanto com relação à sua importância para a sociedade como sobre as características morfológicas e comportamentais. Os resultados da UE, como o entendimento dos estudantes sobre as características das abelhas sem ferrão e sua relevância para o meio ambiente, mostram a importância do conhecimento da temática “abelhas” e da necessidade desta estar presente na educação básica para contribuir na formação de cidadãos a fim de que respeitem e conservem as abelhas, bem como compreendam o importante papel delas na segurança alimentar nacional e internacional e da relação dos povos indígenas com estes insetos e a natureza.
Palavras-chave: Abelhas sem Ferrão;
Ensino de Ciências;
Unidade de Ensino;
Ensino Fundamental
Stingless Bees; .
Science Teaching;
Teaching Unit;
Elementary Education
Área(s) do CNPq: Métodos e Técnicas de Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: SILVA, Fernanda Brito da. Abelhas sem ferrão como temática para o ensino de ciências no ensino fundamental. 2024. 90 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6037
Data de defesa: 30-Dez-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

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