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Tipo do documento: Dissertação
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) PARA O ENSINO DE AGROECOLOGIA: Estudos sobre práticas educativas agroecológicas do Centro de Educação do Campo Roseli Nunes – MA
Título(s) alternativo(s): TEACHER TRAINING FOR TEACHING AGROECOLOGY: Studies on agroecological educational practices at the Rural Education Center Roseli Nunes – MA
Autor: COSTA, Jocenilson Mendes
Primeiro orientador: MARTINS, Marilda da Conceição
Primeiro membro da banca: MARTINS, Marilda da Conceição
Segundo membro da banca: MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira
Terceiro membro da banca: CAMPOS, Alexandra Resende
Quarto membro da banca: VITURIANO, Hercília Maria de Moura
Quinto membro da banca: MACHADO, Raimunda Nonata da Silva
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo a) analisar de que modo o ensino da Agroecologia no Centro de Educação do Campo Roseli Nunes poderá contribuir para a construção de práticas educativas que potencializem o desenvolvimento de metodologias ambientalmente sustentáveis, tendo em vista a formulação de um produto educacional que fortaleça a identidade camponesa das(os) estudantes. Além de, b) identificar quais concepções a gestora escolar, a coordenadora pedagógica, a professora da área técnica de agroecologia e demais professoras(es) que atuam na área de humanas, do Centro de Educação do Campo Roseli Nunes, no Assentamento Cigra, em Lagoa Grande do Maranhão, possuem sobre Agroecologia; c) caracterizar se há na escola foco desta pesquisa propostas metodológicas integrativas de ensino de Agroecologia; d) investigar de que modo é trabalhado a temática da Agroecologia no CEC Roseli Nunes com as diversas áreas de conhecimento do núcleo comum e da área técnica do currículo; e) verificar se na Secretaria de Estado da Educação, bem como, no CEC Roseli Nunes, são realizadas formações contínuas direcionadas às(aos) docentes, tendo como foco a temática Agroecologia e; f) elaborar um Guia de Orientações Didático-pedagógicas com aspectos teórico-metodológicos sobre Educação do Campo e o ensino de Agroecologia integrado às diversas áreas do conhecimento, com base nas evidencias desta pesquisa, poderá contribuir com o trabalho pedagógico da escola Roseli Nunes. O estudo está organizado em cinco seções. Na primeira apresentamos a introdução, que está subdividida com justificativa, caracterização e delimitação do problema de pesquisa, do interesse pela pesquisa, a estrutura da pesquisa, além de apresentar as(os) autoras(es) que utilizamos como inspiração para as nossas análises. A segunda seção versa sobre a Educação do Campo e Formação de Professoras(es), com reflexões sobre o percurso da escola do campo; sobre os marcos legais e conquistas da Educação do Campo, paradigma da educação rural versus Educação do Campo, a questão agrária no Brasil e o direito à terra, sobre a profissionalização e identidade docente do campo, sobre a Educação do Campo na perspectiva da Pedagogia da Alternância e a Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra MST. Na terceira seção discorremos sobre Agroecologia e práticas curriculares na Educação do Campo, os currículos e práticas pedagógicas na Educação do Campo com ênfase na formação por Alternância; Educação do Campo e Agroecologia, as contribuições do MST para a Educação do Campo; Agroecologia no currículo das escolas do campo e sobre práticas curriculares do Centro de Educação do Campo Roseli Nunes. Na quarta seção apresentamos os procedimentos metodológicos da pesquisa, a abordagem e a natureza da pesquisa, o Assentamento Cigra com o histórico da comunidade e do Centro de Educação do Campo Roseli Nunes, a Escola Roseli Nunes, os participantes da pesquisa, os instrumentos utilizados para a composição de dados, registros fotográficos e as estratégias utilizadas para a coleta dos dados da pesquisa. Na quinta seção abordamos sobre as práticas educativas agroecológicas no Centro de Educação do Campo Roseli Nunes – MA e a formação de professoras(es) para o ensino de Agroecologia, sobre as concepções de Agroecologia das(os) participantes da pesquisa, sobre as políticas educacionais voltadas para as populações do campo e as particularidades da Escola Roseli Nunes, sobre a relação entre o Centro de Educação do Campo Roseli Nunes e a comunidade, sobre as práticas educativas e as propostas metodológicas desenvolvidas na Escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde utilizamos como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e visita guiada, roda de conversa e registro fotográfico como estratégia de coleta. O referencial teórico de sustentação de todas as seções da pesquisa, apoia-se nas contribuições de autoras(es) como: Caporal (2004), Begnami (2005), Tardif (2006), Arroyo (2008), Molina (2008), Altieri (2012), dentre outras(os), por conta de suas abordagens elucidativas fundamentadas e consolidadas sobre Educação do Campo, Agroecologia, formação, identidade docente e práticas educativas na perspectiva da escola do campo. Neste sentido, compreendemos que a elaboração do Guia de Orientações Didático-pedagógicas em Agroecologia, configura-se como uma possibilidade de contribuir no fortalecimento das práticas educativas do Centro de Educação do Campo Roseli Nunes, de modo a auxiliar as(os) professoras(es) a estabelecer uma nova relação entre ensino e aprendizagem, colaborando sobremaneira para a superação dos desafios que inibam o espaço de experimentação da escola do campo na sua especificidade, oferecendo não apenas conteúdo teórico, mas também, estratégias que potencializem o ensino e incentive o aprimoramento contínuo da prática pedagógica docente da escola. Esta pesquisa apontou que há um trabalho consolidado sobre Educação do Campo e Agroecologia no Centro de Educação do Campo Roseli Nunes e que o MST contribui de forma significativa no processo formativo das(os) professoras(es), em vista que o movimento, tem em seu horizonte a perspectiva alinhada à educação popular, que considera a realidade do campo e fomenta a transformação social, estruturando suas práticas na Educação como direito social e político e que deve promover práticas baseadas na Agroecologia e para o desenvolvimento sustentável. A pesquisa constata, ainda, que muito embora, haja um trabalho consolidado sobre Educação do Campo e Agroecologia no Centro de Educação do Campo Roseli Nunes, alguns desafios precisam ser suprados, em relação à aspectos contidos em leis especificas, porém, ainda não implementadas como deveria. A infraestrutura precária da escola e do alojamento, ausência de recursos tecnologicos e materiais pedagógicos adaptados ao contexto do campo como o livro didático, e principalmente, no que se refere aos investimentos para instituição da carreira do magistério das(as) professoras(es) das escolas do campo.
Abstract: The present research aims to a) analyze how the teaching of Agroecology at the Roseli Nunes Rural Education Center can contribute to the construction of educational practices that enhance the development of environmentally sustainable methodologies, with a view to formulating an educational product that strengthens the peasant identity of students. In addition, b) to identify what conceptions the school administrator, the pedagogical coordinator, the teacher of the technical area of agroecology and other teachers who work in the humanities area, at the Roseli Nunes Rural Education Center, in the Cigra Settlement, in Lagoa Grande do Maranhão, have about Agroecology; c) to determine whether the school that is the focus of this research has integrative methodological proposals for teaching Agroecology; d) to investigate how the theme of Agroecology is worked on at CEC Roseli Nunes with the various areas of knowledge of the common core and the technical area of the curriculum; e) to verify whether the State Department of Education, as well as at CEC Roseli Nunes, provides ongoing training for teachers, focusing on the theme of Agroecology; and f) to develop a Guide of Didactic-pedagogical Guidelines with theoretical-methodological aspects on Rural Education and the teaching of Agroecology integrated with the various areas of knowledge, based on the evidence from this research, which may contribute to the pedagogical work of the Roseli Nunes school. The study is organized into five sections. In the first, we present the introduction, which is subdivided with justification, characterization and delimitation of the research problem, the interest in the research, the structure of the research, in addition to presenting the authors that we used as inspiration for our analyses. The second section deals with Rural Education and Teacher Training, with reflections on the history of rural schools; on the legal frameworks and achievements of rural education, the paradigm of rural education versus rural education, the agrarian issue in Brazil and the right to land, on the professionalization and identity of rural teachers, on rural education from the perspective of the Pedagogy of Alternation and the Pedagogy of the Landless Rural Workers' Movement (MST). In the third section, we discuss Agroecology and curricular practices in rural education, curricula and pedagogical practices in rural education with an emphasis on training through Alternation; Rural Education and Agroecology, the contributions of the MST to Rural Education; Agroecology in the curriculum of rural schools and on curricular practices of the Roseli Nunes Rural Education Center. In the fourth section, we present the methodological procedures of the research, the approach and nature of the research, the Cigra Settlement with the history of the community and the Roseli Nunes Rural Education Center, the Roseli Nunes School, the research participants, the instruments used for data composition, photographic records and the strategies used for collecting the research data. In the fifth section, we address the agroecological educational practices at the Roseli Nunes Rural Education Center – MA and the training of teachers for teaching Agroecology, the conceptions of Agroecology of the research participants, the educational policies aimed at rural populations and the particularities of the Roseli Nunes School, the relationship between the Roseli Nunes Rural Education Center and the community, the educational practices and the methodological proposals developed at the School. This is qualitative research where we used semi-structured interviews as data collection instruments and guided tours, conversation circles and photographic records as collection strategies. The theoretical framework supporting all sections of the research is based on the contributions of authors such as: Caporal (2004), Begnami (2005), Tardif (2006), Arroyo (2008), Molina (2008), Altieri (2012), among others, due to their elucidative, well-founded and consolidated approaches to Rural Education, Agroecology, training, teacher identity and educational practices from the perspective of rural schools. In this sense, we understand that the development of the Guide to Didactic-Pedagogical Guidelines in Agroecology is a possibility to contribute to the strengthening of the educational practices of the Roseli Nunes Rural Education Center, in order to help teachers establish a new relationship between teaching and learning, collaborating greatly in overcoming the challenges that inhibit the space for experimentation of the rural school in its specificity, offering not only theoretical content, but also strategies that enhance teaching and encourage the continuous improvement of the school's pedagogical practice. This research indicated that there is consolidated work on Rural Education and Agroecology at the Roseli Nunes Rural Education Center and that the MST contributes significantly to the training process of teachers, given that the movement has in its horizon the perspective aligned with popular education, which considers the reality of the countryside and fosters social transformation, structuring its practices in Education as a social and political right and that it should promote practices based on Agroecology and sustainable development. The research also found that although there is consolidated work on Rural Education and Agroecology at the Roseli Nunes Rural Education Center, some challenges need to be overcome, in relation to aspects contained in specific laws, but not yet implemented as they should be. The precarious infrastructure of the school and accommodation, lack of technological resources and teaching materials adapted to the rural context, such as textbooks, and mainly, regarding investments in establishing a teaching career for rural school teachers.
Palavras-chave: Agroecologia;
Educação do Campo;
Formação de Professoras(es);
Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Agroecology;
Rural Education;
Teacher Training;
Landless Rural Workers' Movements
Área(s) do CNPq: Assentamento Rural
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: COSTA, Jocenilson Mendes. Formação de professoras(es) para o ensino de agroecologia: Estudos sobre práticas educativas agroecológicas do Centro de Educação do Campo Roseli Nunes – MA. 2025. 294 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6032
Data de defesa: 27-Fev-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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