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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de comunicação e emissão de comportamentos preventivos de autocuidados generalizados e outros repertórios em crianças com autismo
Título(s) alternativo(s): Teaching communication and emission of preventive behaviors of generalized self-care and other repertoires in children with autism
Autor: COSTA, Juliana Ribeiro Rabelo 
Primeiro orientador: MATOS, Daniel Carvalho de
Primeiro membro da banca: MATOS, Daniel Carvalho de
Segundo membro da banca: HAMASAKI, Eliana Isabel de Moraes
Terceiro membro da banca: MATOS, Pollianna Galvão Soares de
Resumo: É comum crianças e jovens com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentarem dificuldades no desenvolvimento da linguagem e comunicação, assim como na demonstração de habilidades funcionais de vida diária e outros tipos de cadeias comportamentais. Na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), procedimentos com uso de roteiros auxiliam no estabelecimento desses repertórios nessa população, uma vez que eles incorporam a manipulação de pistas visuais, textuais ou auditivas e seu posterior esvanecimento, favorecendo a demonstração de desempenhos mais independentes pelos aprendizes. O presente estudo foi realizado com três crianças com diagnóstico de TEA, entre 4 e 6 anos de idade. Dois experimentos foram definidos: O primeiro avaliou a eficácia do procedimento de esvanecimento de roteiros (pistas textuais ou auditivas) para o estabelecimento de repertório de verbalizar sentenças com função de tato sobre comportamentos preventivos de autocuidados generalizados (colocar máscara e manter seu uso; lavar as mãos) e outras cadeias comportamentais (habilidade de vida diária; brincar funcional). Todas as crianças demonstraram a aquisição dessas habilidades verbais a partir do treino e, além disso, houve a emergência de repertórios não verbais relacionados (realização das próprias rotinas) em sondas, sugerindo o estabelecimento de uma correspondência dizer-fazer. O objetivo do segundo experimento teria sido avaliar os efeitos do treino dos repertórios não verbais (de realização das cadeias comportamentais do primeiro experimento) a partir de uma hierarquia de dicas e reforçamento diferencial, mas isso não foi necessário. Portanto, o segundo experimento não foi realizado.
Abstract: It is common for children and young people diagnosed with autism spectrum disorder (ASD) to present difficulties in the development of language and communication, as well as in demonstrating functional skills in daily living and other types of behavioral chains. In Applied Behavior Analysis (ABA), procedures using scripts help in establishing these repertoires in this population, since they incorporate the manipulation of visual, textual or auditory cues and their subsequent fading, favoring the demonstration of more independent performances by learners. . The present study was carried out with three children diagnosed with ASD, between 4 and 6 years old. Two experiments were defined: The first evaluated the effectiveness of the procedure of fading scripts (textual or auditory cues) to establish a repertoire of verbalizing sentences with a tact function on generalized self-care preventive behaviors (putting on a mask and maintaining its use; washing hands) and other behavioral chains (daily living skills; functional play). All children demonstrated the acquisition of these verbal skills from training and, in addition, there was the emergence of related non-verbal repertoires (performing their own routines) in probes, suggesting the establishment of a saying-doing correspondence. The objective of the second experiment would have been to evaluate the effects of training non-verbal repertoires (performing the behavioral chains from the first experiment) based on a hierarchy of cues and differential reinforcement, but this was not necessary. Therefore, the second experiment was not carried out.
Palavras-chave: esvanecimento de roteiros;
análise do comportamento aplicada;
transtorno do espectro autista;
script fading;
applied behavior analysis;
autism spectrum disorder.
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH
Citação: COSTA, Juliana Ribeiro Rabelo. Ensino de comunicação e emissão de comportamentos preventivos de autocuidados generalizados e outros repertórios em crianças com autismo. 2024. 92 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6026
Data de defesa: 29-Nov-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

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