Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6015
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Fernanda Rafaela Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4757095748222363por
dc.contributor.advisor1FOSECA, Michelle Nascimento Cabral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3682376794834169por
dc.contributor.referee1FONSECA, Michelle Nascimento Cabral-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3682376794834169por
dc.contributor.referee2SILVA, Roselia Lobato-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7380278185362929por
dc.contributor.referee3SILVA, Maria José Lisboa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3699006787732393por
dc.date.accessioned2025-03-19T15:13:59Z-
dc.date.issued2025-01-17-
dc.identifier.citationCOSTA, Fernanda Rafaela Silva. Alugam-se escoras e andaimes: uma análise poética sobre afetividade e solidão de uma mulher negra. 2025. 91 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025..por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6015-
dc.description.resumoAqui pretende-se investigar a forma como as relações afetivas são construídas com os corpos femininos negros em nossa sociedade, por meio de relatos de vivências e construções textuais de uma mulher negra, buscando por meio da metodologia da pesquisa-criação e da escrita de si a elaboração de um experimento teatral performativo, capaz de levantar a reflexão acerca desta questão. Entendemos que o corpo negro feminino é preterido muitas vezes até mesmo por seus semelhantes, como um reflexo da colonização em nosso país e a forma como o corpo negro e suas características foram demonizados e associados ao indesejável, partindo do fenótipo branco como um padrão de beleza desejável e a ser atingido, inclusive na consolidação das relações afetivas. Queremos, aqui, mostrar a necessidade desta discussão dentro das Artes Cênicas, utilizando com arcabouço teórico as contribuições acadêmicas de autoras como Ileana Diegues Caballero, Leda Maria Martins e Luciana Lyra. Para seguirmos estas reflexões num cenário para além do teatro, evocamos autores e autoras como bell hooks, Franz Fanon, Grada Kilomba, Audre Lorde, Alessandra Devulsky, Djamila Ribeiro, Carla Akotirene, Lélia Gonzales e Denise Ferreira da Silva.por
dc.description.abstractAquí nos proponemos investigar la forma en que se construyen relaciones afectivas con los cuerpos femeninos negros en nuestra sociedad, a través de relatos de vivencias y construcciones textuales de mujeres negras, buscando a través de la metodología de la investigación-creación y la autoescritura la elaboración de una propuesta teatral performativa. experimento, capaz de suscitar una reflexión sobre esta cuestión. Entendemos que el cuerpo femenino negro muchas veces es ignorado incluso por sus pares, como reflejo de la colonización en nuestro país y de la forma en que el cuerpo negro y sus características fueron satanizadas y asociadas a lo indeseable, partiendo del fenotipo blanco como estándar. de belleza deseable y a alcanzar, incluyendo la consolidación de relaciones afectivas. Aquí queremos mostrar la necesidad de esta discusión dentro de las Artes Escénicas, utilizando como marco teórico los aportes académicos de autoras como Ileana Diegues Caballero, Leda Maria Martins y Luciana Lyra. Para seguir estas reflexiones en un escenario más allá del teatro, evocamos autores como Bell Hooks, Franz Fanon, Grada Kilomba, Audre Lorde, Alessandra Devulsky, Djamila Ribeiro, Carla Akotirene, Lélia Gonzales y Denise Ferreira da Silva.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2025-03-19T15:13:59Z No. of bitstreams: 1 FernandaCosta.pdf: 2010843 bytes, checksum: 1d13a2bf99b9e9dd18e8ec64124239d7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-19T15:13:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FernandaCosta.pdf: 2010843 bytes, checksum: 1d13a2bf99b9e9dd18e8ec64124239d7 (MD5) Previous issue date: 2025-01-17eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdialética racial;por
dc.subjectpoética negra feminista;por
dc.subjectafetividade e solidão de mulheres negras;por
dc.subjectteatralidade;por
dc.subjectperformance.por
dc.subjectdialéctica racial;spa
dc.subjectpoética feminista negra;spa
dc.subjectafecto y soledad mujeres negras;spa
dc.subjectteatralidad;spa
dc.subjectactuación.spa
dc.subject.cnpqArtespor
dc.titleAlugam-se escoras e andaimes: uma análise poética sobre afetividade e solidão de uma mulher negrapor
dc.title.alternativeSe alquilan atrezzo y andamios: un análisis poético del afecto y la soledad de una mujer negraspa
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FernandaCosta.pdfDissertação de Mestrado1,96 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.