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Tipo do documento: Dissertação
Título: AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DA ASMA APÓS INTERVENÇÃO EDUCATIVA NA ATENÇÃO BÁSICA: Uma experiência em comunidade quilombola
Título(s) alternativo(s): EVALUATION OF ASTHMA PREVALENCE AFTER EDUCATIONAL INTERVENTION IN PRIMARY CARE: An experience in a quilombola community
Autor: SÁ FILHO, João Batista Carlos de 
Primeiro orientador: COUTINHO, Nair Portela Silva
Primeiro coorientador: PEREIRA, Érika Martins
Primeiro membro da banca: COUTINHO, Nair Portela Silva
Segundo membro da banca: PEREIRA, Érika Martins
Terceiro membro da banca: OLIVEIRA, Márcio Moysés de
Quarto membro da banca: CONTI, Cristiane Fiquene
Quinto membro da banca: PINHEIRO, Alcimar Nunes
Resumo: Introdução: A asma é uma doença respiratória crônica muito prevalente e no Brasil é considerada uma das mais altas no mundo. O subdiagnóstico e o superdiagnóstico são comuns em todos os serviços de saúde, mas a questão é particularmente preocupante na atenção primária, onde predomina a “Lei de Cuidados Inversos”, principalmente em comunidades quilombolas. Objetivo: Realizar uma intervenção educativa em asma na atenção básica de uma comunidade quilombola. Métodos: A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e quantitativa, intervencionista e é conduzida em uma unidade de saúde básica em Itapecuru Mirim, Maranhão. Foram aplicados 3 produtos técnicos: roteiro de atendimento médico, carteirinha do asmático e vídeo educativo sobre asma. Resultados: Dos 355 participantes triados, 41% apresentaram indicativos de asma. A análise revelou uma prevalência variando entre 10,98% e 68,42%. A intervenção resultou em 37 novos diagnósticos, sendo que antes apenas dois pacientes eram reconhecidos como asmáticos na comunidade. Além disso, os pacientes diagnosticados receberam orientações, uma carteirinha para monitoramento e assistiram a vídeos educativos. Conclusão: As intervenções educativas mostraram-se eficazes na ampliação do diagnóstico de asma e na conscientização sobre a doença em comunidades vulneráveis, destacando-se como uma estratégia replicável e economicamente viável para a atenção primária no Brasil.
Abstract: Introduction: Asthma is a highly prevalent chronic respiratory disease, and in Brazil, it is considered one of the highest in the world. Underdiagnosis and overdiagnosis are common in all health services, but the issue is particularly concerning in primary care, where the "Inverse Care Law" prevails, especially in quilombola communities. Objective: To carry out an educational intervention on asthma in primary care in a quilombola community. Methods: The research uses a qualitative and quantitative, interventionist approach and is conducted at a primary health unit in Itapecuru-Mirim, Maranhão. Three technical products were applied: a medical care guide, an asthma patient card, and an educational video about asthma. Results: Of the 355 screened participants, 41% showed indications of asthma. The analysis revealed a prevalence ranging from 10.98% to 68.42%. The intervention resulted in 37 new diagnoses, whereas previously only two patients were recognized as asthmatic in the community. Additionally, diagnosed patients received guidance, an asthma monitoring card, and watched educational videos. Conclusion: The educational interventions proved effective in expanding asthma diagnosis and raising disease awareness in vulnerable communities, standing out as a replicable and economically viable strategy for primary care in Brazil.
Palavras-chave: Asma;
Educação;
Atenção Primária;
Quilombola
Asthma;
Education;
Primary health care;
Quilombola
Área(s) do CNPq: Saúde Publica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE EM SAÚDE DA FAMÍLIA/CCBS
Citação: SÁ FILHO, João Batista Carlos de. Avaliação da prevalência da asma após intervenção educativa na atenção básica: Uma experiência em comunidade quilombola. 2024. 90 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede em Saúde da Família/CCBS) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6012
Data de defesa: 22-Nov-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES DE MESTRADO - PROGRAMA EM REDE EM SAÚDE DA FAMILIA

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