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Tipo do documento: Dissertação
Título: PROJETO MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL: Percepção da tutoria e supervisão acadêmica sobre a qualificação dos médicos no Maranhão
Título(s) alternativo(s): MORE DOCTORS FOR BRAZIL PROJECT: Perception of academic tutoring and supervision on the qualification of doctors in Maranhão
Autor: NERIS FILHO, Jonas 
Primeiro orientador: BARBOSA, Maria do Carmo Lacerda
Primeiro coorientador: OLIVEIRA, Márcio Moysés de
Primeiro membro da banca: BARBOSA, Maria do Carmo Lacerda
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Márcio Moysés de
Terceiro membro da banca: PACHECO, Marcos Antônio Barbosa
Quarto membro da banca: COUTINHO, Nair Portela Silva
Quinto membro da banca: GARCIA, Maria Raimunda Santos
Resumo: Introdução: O Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB), criado no contexto do Programa Mais Médicos, representa um pilar inicial para a conquista dos direitos universais à saúde garantido pela Constituição de 1988, com ênfase na expansão e fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. O Projeto contribui para a formação médica, ao possibilitar o aprimoramento dos profissionais nas unidades da Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde, por meio de cursos de aperfeiçoamento e especialização lato sensu e/ou stricto sensu, oferecidos por instituições de ensino e pesquisa, incorporando um componente assistencial, baseado na integração entre ensino e serviço. Objetivo: Compreender os processos e os impactos do Projeto Mais Médicos no Maranhão na qualificação de médicos para a atenção primária à saúde na perspectiva da tutoria e supervisão acadêmica. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados entre agosto e outubro 2024, por meio de entrevistas semiestruturadas, aplicadas à tutores acadêmicos e supervisores que atuam no PMMB no estado do Maranhão, vinculados à Universidade Federal do Maranhão. A pesquisa foi autorizada pela CoordenaçãoGeral de Expansão e Gestão da Educação em Saúde do Ministério da Educação e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Presidente Dutra da Universidade Federal do Maranhão (HU/UFMA), sob o Parecer nº 6.793.664. Resultados: Participaram da pesquisa 24 participantes, sendo 04 tutores acadêmicos e 20 supervisores, predominando os indivíduos com a faixa etária de 30 a 39 anos (45,84%), a maioria sendo as mulheres (54,16%). Foi utilizado a técnica de análise de conteúdo de Bardin, onde emergiram 3 categorias temáticas: Percepção dos tutores acadêmicos e supervisores sobre o PMMB, propostas pedagógicas e estratégias educacionais na supervisão acadêmica do PMMB e qualificação de médicos para atenção primária sob a perspectiva da Supervisão Acadêmica do PMMB. Considerações Finais: A pesquisa permitiu compreender os processos e os impactos do Projeto Mais Médicos no Maranhão na qualificação de médicos para a Atenção Primária à Saúde (APS) na perspectiva da tutoria e supervisão acadêmica, compreendendo o importante papel da Universidade na formação dos médicos participantes para o desenvolvimento de competências que contribuam para uma APS mais integral e resolutiva.
Abstract: Introduction: The Mais Médicos para o Brasil Project (PMMB), created within the context of the Mais Médicos Program, represents an initial pillar for achieving universal health rights guaranteed by the 1988 Constitution, with an emphasis on expanding and strengthening Primary Health Care. The Project contributes to medical training by enabling the improvement of professionals in Primary Health Care units of the Unified Health System, through lato sensu and/or stricto sensu improvement and specialization courses, offered by teaching and research institutions, incorporating a healthcare component, based on the integration between teaching and service. Objective: To understand the processes and impacts of the Mais Médicos Project in Maranhão on the qualification of doctors for primary health care from the perspective of academic tutoring and supervision. Methodology: This is an exploratory study with a qualitative approach. Data were collected between August and October 2024, through semi-structured interviews, applied to academic tutors and supervisors who work at PMMB in the state of Maranhão, linked to the Federal University of Maranhão. The research was authorized by the General Coordination of Expansion and Management of Health Education of the Ministry of Education and approved by the Research Ethics Committee of the Presidente Dutra University Hospital of the Federal University of Maranhão (HU/UFMA), under Opinion No. 6,793,664. Results: 24 participants participated in the research, being 04 academic tutors and 20 supervisors, predominantly individuals aged 30 to 39 years (45.84%), the majority being women (54.16%). Bardin's content analysis technique was used, and three thematic categories emerged: Perception of academic tutors and supervisors about the PMMB, pedagogical proposals and educational strategies in the academic supervision of the PMMB, and qualification of doctors for primary care from the perspective of the Academic Supervision of the PMMB. Final Considerations: The research allowed us to understand the processes and impacts of the Mais Médicos Project in Maranhão in the qualification of doctors for Primary Health Care (PHC) from the perspective of tutoring and academic supervision, understanding the important role of the University in the training of participating doctors for the development of skills that contribute to a more comprehensive and problem-solving PHC.
Palavras-chave: Educação Permanente;
Programa Mais Médicos;
Sistema Único de Saúde;
Atenção Primária à Saúde
Continuing Education;
More Doctors Program;
Unified Health System;
Primary Health Care.
Área(s) do CNPq: Saúde Publica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE MEDICINA I/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE EM SAÚDE DA FAMÍLIA/CCBS
Citação: NERIS FILHO, Jonas. Projeto Mais Médicos para o Brasil: Percepção da tutoria e supervisão acadêmica sobre a qualificação dos médicos no Maranhão. 2024. 119 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede em Saúde da Família/CCBS) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6009
Data de defesa: 11-Dez-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES DE MESTRADO - PROGRAMA EM REDE EM SAÚDE DA FAMILIA

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