Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6000
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERNANDES, Manoel de Jesus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9260688256813105por
dc.contributor.advisor1LEITE, José Assunção Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3626900000959533por
dc.contributor.referee1LEITE, José Assunção Fernandes-
dc.contributor.referee2SERRA, Maria Olilia-
dc.contributor.referee3CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de-
dc.date.accessioned2025-03-17T15:04:36Z-
dc.date.issued2025-01-09-
dc.identifier.citationFERNANDES, Manoel de Jesus. O conceito de autonomia em Kant e o uso das tecnologias digitais no ensino da Filosofia:Uma Intervenção no IEMA Pleno de Santa Inês - MA. 2025. 211 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6000-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma investigação acerca das práticas educativas na perspectiva das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem de Filosofia no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) com foco no pensamento do filósofo Immanuel Kant, especificamente no que tange ao esclarecimento e a saída do indivíduo de sua menoridade. Procurar-se entender por que os estudantes do ensino médio ainda possuem dificuldades para desenvolver o pensamento crítico-reflexivo, apesar do acesso à informação disponível. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica das obras de Immanuel Kant, a fim de sustentar a fundamentação e entendimento do problema, e por meio da abordagem qualitativa e quantitativa verificou-se de que modo as metodologias ativas contribuem efetivamente no processo de ensino e aprendizagem. Assim, foram utilizadas estratégias de gamificação, bem como a criação de mapas mentais, com o uso do aplicativo Canva, a produção de vídeos animados, com o uso do aplicativo Animaker e o Wordwall como ferramenta para a criação de um quiz.por
dc.description.abstractThis research presents an investigation into educational practices from the perspective of active methodologies in the process of teaching and learning Philosophy at the no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), with a focus on the thinking of the philosopher Immanuel Kant, especially regard to concepts of clarification and the release of the individual from his minority. We seek to understand why high school students still have difficulties developing critical-reflective thinking, despite access to available information. To this end, a bibliographical review of the works of Immanuel Kant was carried out, in order to support the foundation and understanding of the problem, and through a qualitative and quantitative approach it was verified how active methodologies effectively contribute to the teaching process and learning. Thus, gamification strategies were used, as well as the creation of mind maps, using the Canva application, the production of animated videos, using the Animaker application and Wordwall as a tool for creating a quiz.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-03-17T15:04:36Z No. of bitstreams: 1 MANOEL DE JESUS FERNANDES.pdf: 24886680 bytes, checksum: 14af15e9cc7d1e6daecd4e060aa261bd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-17T15:04:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MANOEL DE JESUS FERNANDES.pdf: 24886680 bytes, checksum: 14af15e9cc7d1e6daecd4e060aa261bd (MD5) Previous issue date: 2025-01-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação;por
dc.subjectesclarecimento;por
dc.subjectKant;por
dc.subjectmetodologias ativas;por
dc.subjectensino de Filosofia;por
dc.subjectEducation;eng
dc.subjectclarification;eng
dc.subjectKant;eng
dc.subjectactive methodologies;eng
dc.subjectPhilosophy teachingeng
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopor
dc.titleO conceito de autonomia em Kant e o uso das tecnologias digitais no ensino da Filosofia: uma intervenção no IEMA pleno de Santa Inês - MApor
dc.title.alternativeThe concept of autonomy in Kant and the use of digital technologies in teaching Philosophy: an intervention at IEMA pleno in Santa Inês - MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANOEL DE JESUS FERNANDES.pdfDissertação de Mestrado24,3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.