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Tipo do documento: Dissertação
Título: O conceito de autonomia em Kant e o uso das tecnologias digitais no ensino da Filosofia: uma intervenção no IEMA pleno de Santa Inês - MA
Título(s) alternativo(s): The concept of autonomy in Kant and the use of digital technologies in teaching Philosophy: an intervention at IEMA pleno in Santa Inês - MA
Autor: FERNANDES, Manoel de Jesus 
Primeiro orientador: LEITE, José Assunção Fernandes
Primeiro membro da banca: LEITE, José Assunção Fernandes
Segundo membro da banca: SERRA, Maria Olilia
Terceiro membro da banca: CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de
Resumo: O presente trabalho apresenta uma investigação acerca das práticas educativas na perspectiva das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem de Filosofia no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) com foco no pensamento do filósofo Immanuel Kant, especificamente no que tange ao esclarecimento e a saída do indivíduo de sua menoridade. Procurar-se entender por que os estudantes do ensino médio ainda possuem dificuldades para desenvolver o pensamento crítico-reflexivo, apesar do acesso à informação disponível. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica das obras de Immanuel Kant, a fim de sustentar a fundamentação e entendimento do problema, e por meio da abordagem qualitativa e quantitativa verificou-se de que modo as metodologias ativas contribuem efetivamente no processo de ensino e aprendizagem. Assim, foram utilizadas estratégias de gamificação, bem como a criação de mapas mentais, com o uso do aplicativo Canva, a produção de vídeos animados, com o uso do aplicativo Animaker e o Wordwall como ferramenta para a criação de um quiz.
Abstract: This research presents an investigation into educational practices from the perspective of active methodologies in the process of teaching and learning Philosophy at the no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), with a focus on the thinking of the philosopher Immanuel Kant, especially regard to concepts of clarification and the release of the individual from his minority. We seek to understand why high school students still have difficulties developing critical-reflective thinking, despite access to available information. To this end, a bibliographical review of the works of Immanuel Kant was carried out, in order to support the foundation and understanding of the problem, and through a qualitative and quantitative approach it was verified how active methodologies effectively contribute to the teaching process and learning. Thus, gamification strategies were used, as well as the creation of mind maps, using the Canva application, the production of animated videos, using the Animaker application and Wordwall as a tool for creating a quiz.
Palavras-chave: Educação;
esclarecimento;
Kant;
metodologias ativas;
ensino de Filosofia;
Education;
clarification;
Kant;
active methodologies;
Philosophy teaching
Área(s) do CNPq: Métodos e Técnicas de Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH
Citação: FERNANDES, Manoel de Jesus. O conceito de autonomia em Kant e o uso das tecnologias digitais no ensino da Filosofia:Uma Intervenção no IEMA Pleno de Santa Inês - MA. 2025. 211 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6000
Data de defesa: 9-Jan-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

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