Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5986
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O aplicativo Formatea no apoio à formação continuada em transtorno do espectro autista para professores do ensino médio no município de Bacabeira/MA |
Título(s) alternativo(s): | The Formatea application in support of continuing education in autism spectrum disorder for high school teachers in the municipality of Bacabeira/MA |
Autor: | LUZ, Joelice Silva da ![]() |
Primeiro orientador: | ZAQUEU, Lívia da Conceiçao Costa |
Primeiro membro da banca: | ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa |
Segundo membro da banca: | SILVEIRA, Francisca Morais da |
Terceiro membro da banca: | BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista |
Quarto membro da banca: | BONITO, Jorge Manuel Rodrigues |
Quinto membro da banca: | RIBEIRO, Francisco Adelton Alves |
Resumo: | O objetivo desta dissertação foi desenvolver o aplicativo FORMATEA com conteúdos básicos sobre o Transtorno do Espectro Autista - TEA para apoiar a formação continuada de professores que atuam no ensino de estudantes com esse transtorno do neurodesenvolvimento no município de Bacabeira, Maranhão, Brasil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada do tipo exploratória que utilizou abordagem qualitativa. A plataforma escolhida para criação do protótipo foi a Fábrica de Aplicativos - FABAPP/São Paulo/SP. Os participantes foram 09 professores do Centro de Ensino Monsenhor Alves Madureira, localizado em Bacabeira. Para a coleta de dados, foram empregadas entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas. O Aplicativo FORMATEA possibilitou a interação dos professores por meio do acesso aos conteúdos científicos específicos sobre o TEA, revelando-se uma ferramenta inovadora e útil, que vem ao encontro das necessidades de conhecimento sobre os estudantes com esse transtorno e as especificidades educacionais apresentadas por eles em relação ao processo de ensino-aprendizagem. O aplicativo FORMATEA atendeu aos anseios e necessidades educacionais emergentes, reconhecendo que a tecnologia pode ser utilizada no apoio ao processo formativo dos professores para se apropriarem de conteúdos que poderão dar suporte ao ensino dos estudantes com TEA. Enfim, constatamos que o aplicativo FORMATEA contemplou as necessidades de conhecimentos específicos sobre o TEA dos professores e, principalmente, favoreceu saberes que nortearão práticas pedagógicas inclusivas no processo de ensino dos estudantes com TEA. |
Abstract: | The objective of this dissertation was to develop the FORMATEA application with basic content on Autism Spectrum Disorder - ASD to support the continued training of teachers who work in teaching students with this neurodevelopmental disorder in the city of Bacabeira, Maranhão, Brazil. To this end, applied research of an exploratory nature was carried out using a qualitative approach. The platform chosen to create the prototype was Application Factory -FABAPP/São Paulo/SP. The participants were 9 teachers from the Monsenhor Alves Madureira Teaching Center, Bacabeira. For data collection, semi-structured interviews and systematic observations were used. The FORMATEA Application enabled teachers to interact through access to specific scientific content about ASD, proving to be an innovative and useful tool that meets the knowledge needs of students with this disorder and the educational specificities presented by them in the teaching-learning process. The FORMATEA application met emerging educational desires and needs, recognizing that technology can be used to support the training process of teachers to appropriate content that can support the teaching of students with ASD. Finally, we found that the FORMATEA application met teachers' needs for specific knowledge about ASD and, mainly, favoring knowledge that will guide inclusive pedagogical practices in the teaching process of students with ASD. |
Palavras-chave: | aplicativo; Transtorno do Espectro Autista; formação docente; práticas pedagógicas inclusivas tecnologias digitais. application; . Autism Spectrum Disorder; teacher training; inclusive pedagogical practices digital technology. |
Área(s) do CNPq: | Educação Especial Tecnologia Educacional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBS |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Citação: | LUZ, Joelice Silva da. O aplicativo Formatea no apoio à formação continuada em transtorno do espectro autista para professores do ensino médio no município de Bacabeira/MA. 2024. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5986 |
Data de defesa: | 13-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOELICESILVADALUZ.pdf | Dissertação de Mestrado | 4,59 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.