Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5983
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Gilberto de Sousa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2341984533791018 | por |
dc.contributor.advisor1 | MENDES JUNIOR, Domingos Ribeiro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0408544985788372 | por |
dc.contributor.referee1 | MENDES JÚNIOR, Domingos Ribeiro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0408544985788372 | por |
dc.contributor.referee2 | MIRANDA, Wandeilson Silva de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9524891255763233 | por |
dc.contributor.referee3 | LEITE, José Fernandes Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3626900000959533 | por |
dc.date.accessioned | 2025-03-12T14:42:50Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gilberto de Sousa. Novas tecnologias de ensino-aprendizagem: uma análise do poder disciplinar durante as aulas on line, a partir de Michel Foucault uma experiência de ensino remoto no IEMA Pleno em Carutapera – MA. 2024. 150 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024 | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5983 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação aborda as novas tecnologias de ensino-aprendizagem sob a perspectiva do conceito do "Panóptico" desenvolvido por Michel Foucault. O objetivo é analisar como essas tecnologias moldam as relações de poder e vigilância no contexto educacional. A pesquisa está sendo desenvolvida no Iema pleno em Carutapera - MA, a mesma, busca fazer, uma comparação crítica com a teoria do panoptismo de Foucault. A priori, a dissertação explora as novas tecnologias de ensino, como a educação online, a aprendizagem digital, a inteligência artificial e a realidade virtual, destacando seu crescente impacto no cenário educacional. Em seguida, o estudo apresenta o conceito de "Panóptico" proposto por Michel Foucault. O panoptismo descreve um modelo de vigilância em que um único observador, centralizado, pode monitorar um grande número de indivíduos sem que estes saibam quando estão sendo observados. Foucault argumenta que essa estrutura de vigilância cria um ambiente disciplinar que molda o comportamento das pessoas. A dissertação então estabelece uma conexão entre as novas tecnologias educacionais e o panoptismo. Ela examina como as plataformas online, os sistemas de gestão da aprendizagem e as ferramentas de análise de dados permitem uma supervisão constante dos alunos, tanto em suas atividades acadêmicas quanto em seu comportamento online. Isso levanta questões sobre a privacidade, a autonomia do aluno e o poder das instituições de ensino. Além disso, explora como a assimetria de poder entre os educadores e os alunos pode ser ampliada pelo uso dessas tecnologias, refletindo elementos do panoptismo de Foucault. Concluindo, a dissertação destaca a importância de se equilibrar os benefícios das novas tecnologias de ensino com a necessidade de proteger os direitos dos alunos e garantir a transparência nas práticas de vigilância. Ela ressalta que, embora essas tecnologias possam ser ferramentas valiosas para o ensino, é fundamental que sejam usadas com responsabilidade e em conformidade com princípios éticos, de modo a não reproduzir estruturas de poder opressivas semelhantes ao panoptismo descrito por Foucault. | por |
dc.description.abstract | This dissertation addresses new teaching-learning technologies from the perspective of the "Panopticon" concept developed by Michel Foucault. The objective is to analyze how these technologies shape power and surveillance relations in the educational context. The research is being developed at Iema plena in Carutapera - MA, which seeks to make a critical comparison with Foucault's theory of panopticism. A priori, the dissertation explores new teaching technologies, such as online education, digital learning, artificial intelligence and virtual reality, highlighting their growing impact on the educational scenario. Next, the study presents the concept of "Panopticon" proposed by Michel Foucault. Panopticism describes a surveillance model in which a single, centralized observer can monitor a large number of individuals without them knowing when they are being observed. Foucault argues that this structure of surveillance creates a disciplinary environment that shapes people's behavior. The dissertation then establishes a connection between new educational technologies and panopticism. She examines how online platforms, learning management systems, and data analysis tools enable constant supervision of students, both in their academic activities and their online behavior. This raises questions about privacy, student autonomy and the power of educational institutions. Furthermore, it explores how the asymmetry of power between educators and students can be amplified by the use of these technologies, reflecting elements of Foucault's panopticism. In conclusion, the dissertation highlights the importance of balancing the benefits of new teaching technologies with the need to protect students' rights and ensure transparency in surveillance practices. She highlights that, although these technologies can be valuable tools for teaching, it is essential that they are used responsibly and in accordance with ethical principles, so as not to reproduce oppressive power structures similar to the panopticism described by Foucault. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2025-03-12T14:42:50Z No. of bitstreams: 1 GILBERTO_DE_SOUSA_SILVA.pdf: 1628556 bytes, checksum: c5edcae51759c072cc52d07bb267ff5b (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-12T14:42:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GILBERTO_DE_SOUSA_SILVA.pdf: 1628556 bytes, checksum: c5edcae51759c072cc52d07bb267ff5b (MD5) Previous issue date: 2024-09-27 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | novas tecnologias; | por |
dc.subject | ensino aprendizagem; | por |
dc.subject | panóptico; | por |
dc.subject | vigilância; | por |
dc.subject | poder; | por |
dc.subject | educação digital; | por |
dc.subject | new technologies, | eng |
dc.subject | teaching learning, | eng |
dc.subject | panopticon, | eng |
dc.subject | surveillance, | eng |
dc.subject | power, | eng |
dc.subject | digital education. | eng |
dc.subject.cnpq | Filosofia | por |
dc.subject.cnpq | Ensino-aprendizagem | por |
dc.title | Novas tecnologias de ensino-aprendizagem: uma análise do poder disciplinar durante as aulas on line, a partir de Michel Foucault uma experiência de ensino remoto no IEMA Pleno em Carutapera – MA. | por |
dc.title.alternative | New teaching-learning technologies: an analysis of disciplinary power during online classes, based on Michel Foucault, a remote teaching experience at IEMA Pleno in Carutapera - MA. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GILBERTO_DE_SOUSA_SILVA.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,59 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.