Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5976
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPINHEIRO , Ermilton César Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2255748484760868por
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Sidnei Francisco do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7902879354405209    por
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Sidnei Francisco do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7902879354405209por
dc.contributor.referee2SILVA, Marco Aurélio Oliveira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5975737116317202por
dc.contributor.referee3CHAGAS, Deysielle Costa das-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2556266655368942por
dc.date.accessioned2025-03-10T17:01:14Z-
dc.date.issued2024-08-15-
dc.identifier.citationPINHEIRO , Ermilton César Sousa. Do conhecimento em São Tomás de Aquino. 2024. 71 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Filosofia - PPGFIL) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5976-
dc.description.resumoA presente dissertação tem o objetivo de apresentar todo o processo do conhecimento na visão de São Tomás de Aquino, que se inicia na sensação e finda no intelecto. Para ele, conhecer é a capacidade do intelecto de captar o princípio de determinação da essência do ente, ou seja, é receber a forma acidental que está instanciada na matéria, a qual é captada pelos sentidos externos no primeiro nível do conhecimento humano: a sensação. Segundo São Tomás de Aquino (ST. Iª, q.84, a.8 Respondeo), "o conhecimento natural tem origem nos sentidos; nascemos sem nenhum conhecimento, mas apenas com a faculdade de conhecer, ou seja, não conhecemos nada que não tenha passado por eles". O conhecimento sensitivo é a matéria do conhecimento intelectivo. O ato de inteligir, conhecer, não é uma faculdade unicamente da alma, mas também do corpo, através dos sentidos. Recebida a informação dos sentidos, há a memorização disso. Formam-se, então, dois tipos de conhecimento: o sensitivo e o intelectivo. Este é um ponto essencial que aponta para a teoria do conhecimento de São Tomás de Aquino, que não dispensa, de forma alguma, os sentidos externos e internos no processo de intelecção humana. Portanto, para São Tomás de Aquino, é necessária uma adequação entre os sentidos (faculdade do corpo) e o intelecto (faculdade da alma). Ambos são necessários ao homem para que este adquira um conhecimento verdadeiro. Contudo, está contida na alma humana, como principal faculdade, a capacidade de intelecção com o auxílio dos sentidos, sejam estes externos ou internos. Este é o assunto que esta dissertação pretende pesquisar. Para isso, faremos um percurso por toda a trajetória que São Tomás de Aquino percorreu para formular sua ideia sobre o conhecimento.por
dc.description.abstractThe present dissertation aims to present the entire process of knowledge in the view of Saint Thomas Aquinas, which begins in sensation and ends in intellect. For him, knowledge is the ability of the intellect to capture the principle of determination of the essence of the being, it is to receive the accidental form that is instantiated in the matter that is captured by the external senses at the first level of human knowledge: sensation. According to Saint Thomas Aquinas (ST. Iª, q.84, a.8 Respondeo) “natural knowledge originates in the senses, we are born without any knowledge, but only with the faculty of knowing, that is, we do not know anything that does not have past them.” Sensitive knowledge is the material of intellective knowledge, the act of understanding, knowing, is not a faculty only of the soul, but also of the body, through the senses. Once information is received from the senses, it is memorized. Two types of knowledge are then formed: sensitive and intellective. This is an essential point that points to Saint Thomas Aquinas' theory of knowledge, which does not, in any way, dispense with the external and internal senses in the process of human intellection. Therefore, for Saint Thomas Aquinas, an adequacy of: senses (faculty of the body) and intellect (faculty of the soul) is necessary. Both are necessary for man so that he can acquire true knowledge, however, the capacity for intellection is contained in the human soul, as its main faculty, with the help of the senses, which are external and internal. This is the subject that this dissertation intends to research, for this, we will take a journey through the entire trajectory that Saint Thomas Aquinas used to formulate his idea about knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-03-10T17:01:14Z No. of bitstreams: 1 ERMILTON CÉSAR SOUSA PINHEIRO.pdf: 1529992 bytes, checksum: f965533f97aa8ee19838f72769c1b68b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-10T17:01:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ERMILTON CÉSAR SOUSA PINHEIRO.pdf: 1529992 bytes, checksum: f965533f97aa8ee19838f72769c1b68b (MD5) Previous issue date: 2024-08-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PPGFILpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConhecimento;por
dc.subjectSentidos;por
dc.subjectHilemorfismo;por
dc.subjectFaculdade;por
dc.subjectIntelectopor
dc.subjectKnowledge;eng
dc.subjectSenses;eng
dc.subjectHylemorphism;eng
dc.subjectFaculty;eng
dc.subjectIntellecteng
dc.subject.cnpqEpistemologiapor
dc.titleDO CONHECIMENTO EM SÃO TOMÁS DE AQUINOpor
dc.title.alternativeON KNOWLEDGE IN SAINT THOMAS AQUINASeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO EM FILOSOFIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERMILTON CÉSAR SOUSA PINHEIRO.pdfDissertação de Mestrado1,49 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.