Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5974
Tipo do documento: Dissertação
Título: POR UMA ESTÉTICA DA ANCESTRALIDADE: A relação entre categorias da estética iorubá e o grupo de dança afro Abanjá
Título(s) alternativo(s): FOR AN AESTHETICS OF ANCESTRY: The relationship between categories of Yoruba aesthetics and the Afro dance group Abanjá
Autor: SILVA, Jefferson Gabriel Moreira da
Primeiro orientador: SANTOS, Abimaelson
Primeiro coorientador: SOUZA, Julianna Rosa de
Primeiro membro da banca: SANTOS, Abimaelson
Segundo membro da banca: SOUZA, Julianna Rosa de
Terceiro membro da banca: MARTINS, Gilberto
Quarto membro da banca: PAULA, Franciane Kanzelumuka Salgado de
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo relacionar categorias estéticas da cultura iorubá ao processo de criação de espetáculo do grupo Abanjá denominado ORIXÁS NA ÁFRICA. Metodologicamente, a pesquisa se ampara nas encruzilhadas, nas oralitura e na itanlogia. Os resultados da pesquisa evidenciaram que no processo de construção do espetáculo o corpo adota o papel de produtor de epistemologias e estéticas. A conclusão é que um dos pontos de interseção entre ética, arte e política na produção de ORIXÁS NA ÁFRICA, (1996) é a produção de estéticas enraizadas na ancestralidade.
Abstract: Or this dissertation aims to relate aesthetic categories of Yoruba culture to the process of creating the performance ORIXÁS NA ÁFRICA by the group Abanjá. Methodologically, the research is based on crossroads, oral literature, and itanlogy. The research findings revealed that in the process of constructing the performance, the body adopts the role of producer of epistemologies and aesthetics. The conclusion is that one of the points of intersection between ethics, art, and politics in the production of ORIXÁS NA ÁFRICA (1996) is the creation of aesthetics rooted in ancestry.
Palavras-chave: estética;
ancestralidade;
itanlogia;
axé;
dança afro
aesthetic;
ancestrality;
itanlogy;
axé;
afro dance
Área(s) do CNPq: Dramaturgia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Citação: SILVA, Jefferson Gabriel Moreira da. Por uma estética da ancestralidade: A relação entre categorias da estética iorubá e o grupo de dança afro Abanjá. 2025. 103 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5974
Data de defesa: 16-Fev-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gael Moreira.pdfDissertação de Mestrado1,4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.