Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5971
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Cores do divino: um estudo sobre o processo de criação do figurino do espetáculo divino do núcleo atmosfera |
Título(s) alternativo(s): | Colors of the divine: a study on the process of creating the costumes for the divine show of the atmosphere nucleus |
Autor: | SANTOS, Nuilane Raquel Lago dos ![]() |
Primeiro orientador: | PEREIRA JUNIOR, Jurandir Eduardo |
Primeiro membro da banca: | PEREIRA JUNIOR, Jurandir Eduardo |
Segundo membro da banca: | SILVA, Regiane Aparecida Caire da |
Terceiro membro da banca: | BAENA, Graziela Ribeira |
Resumo: | Este estudo explora o diálogo entre cor, figurino e religiosidade, sob a perspectiva da criação de um espetáculo de rua que se configura como dança-teatro. O objetivo geral da pesquisa é apresentar o processo de construção do figurino do espetáculo Divino, do Núcleo Atmosfera, sediado em São Luís do Maranhão. A investigação foca na relação entre a cor e o sagrado, inspirando-se na festa do Divino de Alcântara, uma celebração católica, ao mesmo tempo que considera elementos da festa do Terreiro de Mina. Dessa forma, busca-se compreender como a construção do figurino dialoga com as cores, contribuindo para a criação de personagens e analisando como estas se manifestam na cena, bem como o critério de escolha pelo intérprete para compor o espetáculo. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos incluem pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica, pesquisa documental com análise de fontes documentais, fotografias, documentários, releases, roteiros, vídeos, e registros fotográficos dos processos de construção do figurino e pesquisa de campo com realizações de entrevistas. Esses elementos possibilitaram uma visão abrangente e detalhada do objeto de estudo. Para compreender a celebração do Divino e sua interseção com a cor no figurino, utilizou-se uma bibliografia reconhecida academicamente, que inclui autores como João Leal (2019), Mundicarmo Ferretti (2006), Sérgio Ferretti (2005) e Heider Matos (2022). Esses autores analisam manifestações afro-brasileiras em São Luís, com ênfase especial na festa do Divino. No que diz respeito à análise da cor, a pesquisa se apoia em Eva Heller (2013), explorando a contextualização histórica e social da utilização das cores, considerando que a celebração traz em suas raízes marcadores sociais e hierárquicos que influenciam a escolha cromática no figurino. No figurino utilizamos autores como Fausto Viana, Isabela Veloso (2018); Jurandir Pereira (2023), Enéias Tavares (2017), Paulo Debom (2020), Ligia Andreo, Marcio José e Michel de Oliveira (2014); que fundamentam nossa abordagem do figurino como um instrumento comunicativo total e um exercício metalinguístico. A vestimenta é aqui entendida como objeto de estudo para a história, refletindo ideais de pertencimento e segmentação de classes sociais. Para o performer ou bailarino, o corpo se torna o suporte de um discurso não verbal, ponto de partida para o movimento e a construção da sintaxe dessa linguagem artística. |
Abstract: | This study explores the dialogue between color, costume design, and religiosity from the perspective of creating a street performance configured as dance-theater. The overarching objective of the research is to present the costume design process of the production Divino, created by Núcleo Atmosfera in São Luís, Maranhão. The investigation focuses on the relationship between color and the sacred, drawing inspiration from the Festa do Divino of Alcântara, a Catholic celebration, while also considering elements from the Terreiro de Mina festivities. This approach aims to understand how the costume design interacts with color to contribute to character creation, analyzing how colors are manifested on stage and the criteria used by performers to select them for the production. This case study employs a qualitative approach. The methodological procedures include bibliographic research for theoretical foundation, documentary research analyzing sources such as photographs, documentaries, press releases, scripts, videos, photographic records of the costume design process, and field research through interviews. These elements enabled a comprehensive and detailed understanding of the study's subject. To comprehend the Festa do Divino and its intersection with costume color, the research relied on academically recognized bibliography, including works by João Leal (2019), Mundicarmo Ferretti (2006), Sérgio Ferretti (2005), and Heider Matos (2022). These authors examine Afro- Brazilian manifestations in São Luís, with a particular emphasis on the Festa do Divino. Regarding the analysis of color, the study is supported by Eva Heller (2013), exploring the historical and social contextualization of color usage, considering the celebration's roots in social and hierarchical markers that influence chromatic choices in costume design. In costume studies, we reference authors such as Fausto Viana, Isabela Veloso (2018), Jurandir Pereira (2023), Enéias Tavares (2017), Paulo Debom (2020), Ligia Andreo, Márcio José, and Michel de Oliveira (2014). These scholars underpin our approach to costumes as a total communicative instrument and a metalinguistic exercise. Clothing is understood here as an object of historical study, reflecting ideals of belonging and social class segmentation. For the performer or dancer, the body becomes the medium for a non-verbal discourse, serving as the starting point for movement and the construction of the syntax of this artistic language. |
Palavras-chave: | figurino; cor; religiosidade; Núcleo Atmosfera; Festa do Divino. costumes; color; religiosity; Núcleo Atmosfera; Festa do Divino. |
Área(s) do CNPq: | Artes |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS |
Citação: | SANTOS, Nuilane Raquel Lago dos. Cores do divino: um estudo sobre o processo de criação do figurino do espetáculo divino do núcleo atmosfera. 2025. 107 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5971 |
Data de defesa: | 21-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NuilaneRaquelLagoDosSantos.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,59 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.