Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5967
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | LETRAMENTO LITERÁRIO: As obras maranhenses na formação do aluno-leitor no Ensino Médio |
Título(s) alternativo(s): | LITERARY LITERACY: Maranhão works in the formation of student-readers in high school |
Autor: | OLIVEIRA, Bruna Rafaelle Castro de ![]() |
Primeiro orientador: | VELÁZQUEZ CASTELLANOS, Samuel Luis |
Primeiro membro da banca: | VELÁZQUEZ CASTELLANOS, Samuel Luis |
Segundo membro da banca: | PANIZZOLO, Claudia |
Terceiro membro da banca: | MOURA, Hercília Maria Vituriano de |
Resumo: | A presente pesquisa baseia-se em analisar até que ponto o ensino de leitura via obras maranhenses, mediado pelo professor de língua portuguesa, tem repercutido nas práticas de leitura e na formação do leitor literário na turma de 3º ano do ensino médio da Escola CE Nina Rodrigues no intuito de compreender-se a ressonância da leitura de obras literárias locais na formação leitora. Analisam-se as concepções teóricas e metodológicas que norteiam o letramento literário e a prática de leitura dos professores em ditas turma segundo o DCTMA e identificam-se as estratégias usadas no processo de ensino-aprendizagem, quando se adopta a abordagem sociointeracionista. Interpreta-se o cruzamento de dados, em função da pesquisa bibliográfica e da análise dos documentos normativos, assim como dos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa-ação do tipo colaborativa. Utiliza-se a pesquisa do tipo intervenção pedagógica, pautada no professor do 3º ano do Ensino Médio e na sua respectiva turma; interlocutores avaliados por meio da observação, da entrevista semiestruturada e das rodas de conversas, para além dos questionários em uso como instrumentos de investigação. Verifica-se que em função da carência de práticas de leitura literária em sala de aula que estimulem a formação do leitor e de estratégias que proporcionem a mediação entre aluno e obra literária, se faz necessário um Caderno de Orientações que auxilie o fazer pedagógico, um caderno que com quatro sequências didáticas ancoradas na perspectiva interacional da língua a modo de exemplo, induza a resinificar as práticas de leitura literária na educação básica. |
Abstract: | The present research aims to analyze to what extent the teaching of reading through Maranhão literary works, mediated by the Portuguese language teacher, has impacted reading practices and the formation of literary readers in the 3rd-year high school class at CE Nina Rodrigues School. The goal is to understand the resonance of reading local literary works in the development of readers. The study examines the theoretical and methodological concepts guiding literary literacy and teachers' reading practices in this class according to the DCTMA, identifying the strategies employed in the teaching- learning process when adopting a socio-interactionist approach. The research interprets data by combining bibliographic analysis, the review of normative documents, and the theoretical-methodological assumptions of collaborative action research. It employs pedagogical intervention research, focusing on the 3rd-year high school teacher and their respective class. The study involves interlocutors evaluated through observation, semi-structured interviews, discussion circles, and questionnaires as investigative tools. The findings reveal a lack of literary reading practices in the classroom that promote reader development and strategies facilitating the mediation between students and literary works. This highlights the need for a Guidelines Booklet to support pedagogical practices. The booklet, featuring four didactic sequences grounded in the interactive perspective of language as an example, aims to reframe literary reading practices in basic education. |
Palavras-chave: | Letramento literário; Estratégias de leitura; Formação de leitores literários; Obras maranhenses Literary literacy; Reading strategies; Training of literary readers; Works from Maranhão |
Área(s) do CNPq: | Ensino-Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Citação: | OLIVEIRA, Bruna Rafaelle Castro de.Letramento literário: As obras maranhenses na formação do aluno-leitor no Ensino Médio. 2024. 208 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5967 |
Data de defesa: | 11-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRUNA RAFAELLE CASTRO DE OLIVEIRA.pdf | Dissertação de Mestrado | 8,05 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.